17 junho 2009

O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres em Maputo (13)


Lenda urbana, boato ou rumor é "um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações" (in Renard, Jean-Bruno, Rumeurs et légendes urbaines. Paris: PUF, 2006, 3.e éd., p. 6).
Mais um pouco da
série.
Um sexto factor a considerar no rumor do bicho-papão-nigeriano tem a ver com a sua irradiação vertiginosa através do celular, desse extraordinário ampliador de bocas e de ouvidos, dessa rádio electromagnética quase instantânea. Através do celular, um rumor começa com um verme, a meio da cadeia de comunicação já se acredita que mil vermes foram disseminados, quase no fim (se fim houver) o nigeriano já disseminou jacarés, uma porção de pessoas é suposta ter morrido e o fígado literalmente esgotou nos talhos. Hoje, por hipótese, o rumor é em grande medida um produto dos celulólatras.
Porém, se o celular rumora, também previne.
Nota: o termo celulólatras e a imagem foram reproduzidos
daqui.
(continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Bem mais grave que "Papão Nigeriano" é a realidade vivida no Munícipio do Chimoio, com uma média de 570 funerais/MÊS, maioritariamente de vitimas do SIDA.

Fonte: Jornal Notícias de hoje, pág.2
__

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo informe, postei algo a esse respeito.

Anónimo disse...

HIV vai nos dar muito trabalho mesmo.