16 junho 2009

Querem debater a abstenção?

Que tal tentarem entrar no debate com o António Francisco no meu novo Bricolando o social e análise? Eis extractos do texto dele lá, num fórum por ele criado: "(...) Armando Guebuza foi eleito em 2004, como sublinha o artigo que anexei, por pouco mais de 20% do eleitorado popular. A percentagem legal, dos 64%, deixa os parlamentares e o presidente iludidos que tiveram um grande mandato. Mas foi um mandato, de facto, de 22% de um eleitorado de 9 milhões de moçambicanos em idade de eleger. (...) Se os partidaristas tradicionais estão acomodados, podemos virar-nos para os partidos emergentes. A experiência de Deviz Simango e o surgimento do MDM, oferecem uma nova cartada para o baralho. Deviz acabou com o mito do fraco poder dos independentes. Mas mais. Ao aceitar criar o MDM, contra muitas vozes que tentaram dissuadi-lo a fazê-lo, valorizou ainda mais o poder dos abstencionistas. (...) O surgimento do MDM abre perspectiva para valorizar as duas maiores forças políticas que não votam directamente: a abstenção e os doadores."

7 comentários:

Viriato Dias disse...

Uma pesquisa sem dúvida interessante e surpreendente. Infelizmente eu desconhecia estes dados, em parte porque foram poucos divulgados e estudados a nível das escolas / universidades como era de esperar. Mas, para os “camaradas”, o mais importante é a vitória, seja ela por meio porcento ou 100%, o poder está conquistado na mesma! Não obstante os presságios de perigo. Deviz Simango, como disse outrora, aparece num momento ideal, como se fosse um chamamento do povo. Por isso, arrisco-me a dizer que estas eleições prometem, ainda que não vença agora fica, no entanto, um sinal de mau tempo para os partidos adversários. Aqui está a diferença, uma só pessoa pode fazer a diferença. O voo já está feito e a aterragem dependerá dos resultados das eleições.

Um abraço

Anónimo disse...

Eu irei seguir a sugestão do Prof. Serra e ler bem o artigo do Prof. António Francisco. Foi meu professor na Faculdade de Economia. Nunca mais esquecerei a sua disciplina. Fico contente de começar a ver os professores a interagirem entre si, e a tirarem sua sabedoria cá para fora, para o grande público. Viriato Dias tem razão, mas só meia razão, quando afirma que aos camaradas só importa ganham, quer seja por meio ou 100%. Isso nao é assim tão verdade. Se ganharem por meio, principalmente na Assembleia, não poderão ser tão arrogantes. Agora, sem o limite dos 5%, outros partidos podem entrar e jogar também. A possíbilidade de alianças abre perspectiva para concorrência séria e não a fantochada da oposição renamista, até aqui. Tomar consciência que Guebuza só teve 22% é encorajador. Precisamos que nos explique mais sobre isso. Aquela imagem da vitória espmagadora, depois de ignorar a abstenção, faz-nos pensar que Guebuza e Frelimo são mais aceites do que na realidade têm sido. Agora começo a entender porque estes dados nâo recebem divulgação. Ora, sendo assim, a esperança de mudança aumenta, mas aumenta muito mesmo. Daviz e o MDM devem prestar bem atenção a isto. devem concentrar-se no imenso mundo de gente que tem estado na bancada, a assistir a banda passar. Que percentagem precisa Deviz e o MDM para conseguir os tais 50/100 deputados, de que falou ao @Verdade? Os Professores têm resposta para isso?
Um abraço
E por favor, compartilhem a vossa sabedoria com o grande público!

umBhalane disse...

FUNGULA MASSO!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

numa situacao em que:

-Continuem 9.000.000 de Mocambicanos com idade de votar.

-Guebuza mantenha os mesmos 22%.

-Dhlakama os mesmos 11%.

-Votos nulos e outros se mantenham em 3%.

Entao basta ao Daviz lutar para que a abstencao reduza de 64% para 13%, ficando com 51% dos votos!

ai, MUDAMOS MOCAMBIQUE!

Anónimo disse...

VAMOS TODOS VOTAR!

VAMOS TODOS VOTAR!

VAMOS TODOS VOTAR!


MZ

Unknown disse...

A ansiedade em debater a problemática eleitoral é tanta que a malta nem ligou ao convite do Prof Serra. Em vez de se dirigirem ao novo fórum indicado, no "Bricolando o social e análise", a malta começou a debater mesmo aqui. A reacção aos extractos anunciados não se fez tardar. Os comentários são bem interessantes. Tive que pedir tradução, ao significado de Fungula Masso; mas cheguei lá - abram os olhos, traduziram para mim. É isso?
Já o cenário ilustrativo adiantado pelo Anónimo, mostra que há outras pessoas que podem dar respostas bem específicas. Este exemplo é uma das hipóteses eleitorais a considerar. Mas isto merece ser exploradas e melhor aprofundado. Porém, por uma questão de arrumo do debate, que tal passarmos mesmo para a outra sala de debate? Vou, então, exportar estes interessantes comentários para o Forúm indicado pelo Prof. Serra.
Com o correr das notícias, os comentários aqui avançados irão sendo empurrado para o arquivo. Passando-os para o Fórum próprio, poderemos organizar melhor o debate e envolver os outros que já lá se encontram. Como sabem, este tema tem para dar e vender até, e mesmo depois, das eleições.
Um abraço
AF

Carlos Serra disse...

Sim, ceio que no forum as coias ficarao melhores...