17 junho 2009

Geosfera política

No portal da Renamo surgiu uma nova expressão: geosfera política moçambicana. Essa expressão é o título de um artigo no qual o partido ataca primeiro o que chama "comunistas" (sem referência explícita à Frelimo), depois os quadros da "nova geração" ("Esta filosofia adoptada pela RENAMO não é de fácil assimilação para determinados segmentos mesmo que tenham uma bagagem académica aceitável, pois a conjugação do velho e do novo sempre foi conflituosa") e, por fim, mais demoradamente, o MDM em geral e Deviz Simango em particular. A propósito do que se passou hás dias em Nacala, quem escreveu o artigo descobriu uma coisa: os atentados são apenas contra os chefes de Estado. Mas leiamos a prosa deste parágrafo: "É assim que uma bala disparada para o ar, a partir de uma arma arrancada a polícia por populares, é transformada em objecto de atentado. Ora, o nosso fraco entendimento indica-nos que atentado é feito à figura de um Chefe de Estado. Num atentado, a acção recai directamente ao sujeito. O alarmismo do «artista» em questão dá a entender que escapou misteriosamente de uma chuva de balas todas elas disparadas pelo Presidente da RENAMO, ou a seu mando como tenta-se transparecer, o que como é óbvio não constitui a verdade."

5 comentários:

Reflectindo disse...

Nem sei se vale a pena comentar sobre o conteúdo do texto nem imaginar que o escreveu... Mas é o mesmo que nem conseguiu, pelo menos, retirar a lista dos membros do governo onde consta o falecido Dr. Alone, os que se demitiram há meses, e até o dito como secretário do partido do Viana, Agostinho Murrial.

Anónimo disse...

Sobre a GEOSFERA política:

Ora vamos lá ser "razoáveis", menos perfeccionistas.

> Porque não há-de a Renamo ter direito, TAMBÉM, a contribuir para o enriquecimento da lingua portuguesa com a introdução, hoje vulgarizada, de um neologismo da sua autoria?

>> Neologismo = emprego de uma palavra ou FRASE nova.

Já tinham lido ou ouvido a expressão "geosfera política"? Não, certamete. E Geopolítica? Já, com certeza!

Pois fiquem sabendo que, AGORA, graças ao poder criativo da Renamo, passamos a dispôr de duas expressões com um mesmo significado:

(i) Geopolítica = (ii) geosfera política = (iii) interpretação da evolução política nas nações em função de factores geográficos, donde:

>> GEOSFERA POLÍTICA MOÇAMBICANA = interpretação da evolução política na nação Moçambicana.
__
Quanto ao texto, no seu todo, e tendo em conta os textos das outras formações da nossa "geosfera política", acabei por achá-lo equilibrado,

... com exceção da "castração" ao âmbito da palavra Atentado: contra a ordem pública ou vida de qualquer cidadão e NÃO, exclusivamente, contra a vida de um Chefe de Estado.
__

umBhalane disse...

Estou de acordo com o sr. Anónimo 18/6/09 1:49 AM.

Porque não?!

Uma contribuição criativa para a Língua Portuguesa, para as ciências políticas.

O Mia Couto já tem concorrência, e ainda bem, já que sou fervoroso adepto de mercado livre, criativo, anti-monopolista em todos os sentidos da palavra.

Espero bem que a Renamo consiga e prossiga na senda criadora, e renovadora do léxico político-social.

Anónimo disse...

Saudações


Quando dizem que Renamo lutou por interesses pessoais eu acredito, mas quando diz que lutou para democracia, fica difícil acreditar; se é pela democracia, ate quando o Sr presidente Dhlakhama vai se candidatando e perdendo? Sera que não há mais alternativas?
Quando diz "... acordos tácitos entre os líderes políticos que desde os primeiros anos das eleições democráticas e multipartidárias..." Assim quer dizer que O Sr Presidente nunca iria fazer comício no Maputo, porque la esta o Guebaz, e nem iria ao Chiveve dominado pelo Daviz. Se lutassem pela democracia, não haveriam esses acordos que nem existem na constituição. Sera que FRELIMO e RENAMO estão a esconder outras coisas para o povo??

" Após essa encenação, Simango aparece como pacifista e anuncia o adiamento do seu evento para a mesma cidade escolhida pela RENAMO, há dois anos, e para datas próximas." Que congresso da Renamo esta a se referir aqui?? Acho que Renamo não podia acusar outras forcas politicas por uma negligencia própria.


"... Este comportamento deixou transparecer a ambição desmedida daquele ex-membro da RENAMO que passava por conservar os seus interesses pessoais e não os interesses da colectividade a que dizia pertencer" Sinceramente, os interesses pessoais, sera que o povo ia lhe dar confiança e sobretudo ganhar as eleições? Não me digam que houve fraude como sempre tem dito.

Finalmente quero comentar sobre "... Ele (Daviz) faz da Renamo sua Machamba" que nos últimos dias o Mazanga e o próprio Sr Presidente da Renamo tem falado ao publico; realmente não um líder politico não deveria falar coisas sem pensar, mas pode ser "criancice" como diz o Presidente Dhlakhama? ou Desequilíbrio como diz o Macuacua. Porque essas pessoas que saem da Renamo não são crianças, deixam elevados cargos na Renamo para ser um simples membro de MDM.
THE QUESTION IS: O que se passa dentro da RENAMO??

Agradeço

Anónimo disse...

Pau que nasce torto morre torto. Será que isso quer dizer que filho de traidor é traidor ? que filho de ambicioso é ambicioso ? Viva e Democracia e Abaixo a auto-vitimização.

Um renamista atento