16 junho 2009

Mercúrio

A água está turva, mas parece que por agora a albufeira da barragem de Chicamba não está contaminada com mercúrio proveniente da mineração de ouro. Todavia, o Ricardo, meu correspondente em Paris, emailou-me o seguinte: "Passope com o mercúrio, mas nada de alarmismos. As águas da Chicamba serão certamente controladas, mas é também muito importante que se analise o peixe (resíduos de mercúrio) que é consumido pelas populações que vivem próximas da albufeira. Há ali muito importante e urgente trabalho para os investigadores científicos MOZ. São eles que têm que dizer se encontraram ou não resíduos de mercúrio no peixe (pequeno e grande) e, se sim, se esses níveis de resíduos estão dentro dos limites considerados seguros pela FAO/WHO e outras organizações de segurança alimentar. Chamo a sua atenção para o gravíssimo acidente de Minamata (Japão), provocado pelo consumo de pescado altamente contaminado com metilmercúrio, de origem industrial. Em Minamata, o pescado altamente contaminado foi consumido pelas populações durante largos anos, cerca 20-30. Ver aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Minamata_disease"

2 comentários:

Anónimo disse...

Relatorios de analise tem que indicar que metodos de recolha de amostras e de analise foram usados.

Outra questao por ver sao eventual casos de malformacao em recem nascidos na zona de estudo. E sabido que derivados de mercurio sao agentes teratogenicos, que afectam o desenvolvimento do sistema nervoso dos fetos.

Unknown disse...

sou finalista do curson de geologia na UEM, e tenho muito conhecimento em rela;ao ao assunto em debate. minha tese de licenciatura aborda o assunto e tenho resultados de analises quimicas efectuadas em dois distritos de Manica. os resultados das analises estao em discussao. pelo facto de ainda nao ter defendido a tese nao poderei adiantar os resultados.