24 junho 2009

Eles e nós: representações sociais num bairro de Maputo (5)

Mais um pouco da série, com um extracto do depoimento de um comerciante ruandês: "Nós não temos problemas com Moçambicanos. (...) O único problema que temos aqui é com a polícia municipal. Eles não trabalham bem, não nos deixam trabalhar no fim-de-semana. Nos sábados e domingos temos tido muitos problemas com eles e também com jovens. Os jovens nos insultam e dizem que temos de voltar para o nosso país. Eles falam isso principalmente nas sextas e sábados, porque são os dias que bebem muito e consomem drogas. Eles chegam mesmo de bater com pedras na minha loja".
(continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Representações Sociais são o conjunto de explicações, crenças e ideias que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objecto. Estas representações são resultantes da interacção social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.

Anónimo disse...

Olá, perdão por estar aqui no seu blog, porque estou procurando um tipo de ajuda, estou com uma duvida acerca de um tema de sociologia, se voce pudesse gostaria de uma ajuda. Minha duvida é sobre o manifesto comunista de Marx e Hegel na parte que ele fala que as ideias prevalecentes correspondem as expressas pela classa dominante, gostaria de entender porque ele fala isso. Peço desculpa se você nao puder ajudar tambem, é que nao encontrei outro meio.
Grata.

Carlos Serra disse...

Gosta de anonimato?