13 junho 2009

Tsvangirai obtém 73 milhões via Obama

O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai (à esquerda na foto junto de Barack Obama), foi aos Estados-Unidos procurar financiamento para o seu país. Resultado: "Os Estados Unidos são amigos dos zimbabuanos, e decidi conceder uma ajuda de 73 milhões de dólares ao Zimbábue", declarou Obama, que se encontrou nesta sexta-feira, na Casa Branca, com o primeiro-ministro zimbabuano, Morgan Tsvangirai. "Essa ajuda não irá diretamente ao governo, pois continuamos com as mesmas preocupações sobre a consolidação da democracia, dos direitos humanos e do Estado de direito, mas beneficiará diretamente aos zimbabuanos", ressaltou o presidente americano à imprensa, ao lado de Tsvangirai. Confira também aqui.
Adenda: a ajuda é certamente bem inferior àquela que Tsvangirai esperava. Confira aqui.

7 comentários:

aminhavozz disse...

O dinheiro não é para o governo, é para o povo do Zimbabwe????? E quem é que vai gerir esse dinheiro, sr. Obama?

Viriato Dias disse...

O que vale é a ajuda o resto são discursos, lábias, enfim, protagonismo político para quem disse há menos de 3 meses que não tinha um único tostão para dar ao Zimbábuè.

Um abraço

Kanyoza disse...

Espero que as visitas e accoes do Primeiro Ministro Zimbabweano, nao se resumam apenas no "tou pidir". E preciso por a casa em ordem (negocios com China e outros paises).

Me parece que liderancas Africanas ha muito que perderam pujanca e confianca para mobilizar o povo a trabalhar; apoiar a classe media a produzir duma forma empreendedora e vender; a namorar as elites rurais para tambem produzir e integrar as comunidades rurais nas economias urbanas. O que temos e a extorversao dos Estados Africanos. Quase todos...quase todos procuram solucoes economicas fora com minerais bue, terra aravel e fertil bue; recursos hidricos e florestais bue. Nao se pode economicar assim. Politicar, sim pode ser nos EUA, Londres, Toquio.

Pouco ou quase nada se ouve falar de PMs de Dubai, Hong Kong, Singapore. Uhmmmm... Mas ouve-se muito falar dos sucessos de empresarios (classe empreenderora) desses paises. Porque?????

Ha pouco "tou pidir", mas sim "vamos trabalhar para sermos ricos" como General Pack da Korea do Sul nos anos de 1960 dizia.

Anónimo disse...

Zenaida,
Os EUA não colocam os fundos à disposição dos Governos. São aplicados através da sua Agência para o Desenvolvimeno (USAID).

Mesmo entre nós, os dinheiros vêm para programas específicos, com um controlo forte das utilizações. Não saõ colocados à livre disposição do nosso Governo.

Daí aquela "bronca" recente com a autorização de trabalho dos tais 11 Gestores de Programas, que mais não são do que controladores dos desembolsos dos fundos e avaliadores dos resultados dos projectos.
__

aminhavozz disse...

Obrigada!

umBhalane disse...

É preciso não esquecer que Obama avisou que tinha 1 pão numa mão, e 1 pau na outra.

Deu o pão.

Sir Baba Sharubu disse...

ZESA(Zimbabwe Electricity Supply Authority) owes Mozambique's Hidroelectrica Cahora Bassa circa 40.3 million USD(Reuters, 14 June 2009). ZIM could now reimburse MOZ.