08 junho 2009

Espíritos de casa não fazem milagres

O nosso chão está bué propício, as almas sedentas são inúmeras, a credulidade não tem fundo. Por todo o lado existe uma competição pelo hegemonia desse mundo de almas. Então, não é prometedor acreditar que somos almas cujos corpos são meros estojos transitórios, que voltamos à terra em sucessivas reencarnações até atingirmos a perfeição? Não é prometedor saber que os espíritos interferem na vida humana através dos médiuns? Foi a doutrina espírita kardecista criada por um francês? Oras, hoje o seu solo principal é brasileiro. Há risco de contaminação estrangeira para Moçambique? Oras, não somos já um território iminentemente espiritado e banco mundializado? E, finalmente, não falamos português?
Pois saibam que chega hoje a Maputo o brasileiro Raul Teixeira, físico e médium, para nos apresentar as virtudes kardecistas, o espiritismo made in Brasil, a mediunidade, os "espíritos encarnados e desencarnados" como escreve profeticamente o "Notícias" de hoje (p. 31). Creio que Angola já tem núcleos kardecistas. Sobre o kardecismo, confira aqui e aqui.
Observação irónica: como somos um país fortemente crente nos espíritos e nos médiuns, tenho por hipótese que o kardecismo brasileiro poderá fazer nas crenças locais o que o frango congelado brasileiro fez nos mercados: tornar-se hegemónico. Teremos, então, tal como os produtores nacionais de frango, os nossos curandeiros cura-tudo (tão abundantemente referidos neste diário) a protestar e a pedir o proteccionismo estatal. Nestas coisas de mercado, frangos e espíritos de casa não fazem milagres.

4 comentários:

Viriato Dias disse...

Como se fossemos esponja, todo tipo de água consumimos, todo tipo de “ajuda” e hipocrisia aceitamos, daí não ter a menor dúvida de sucessos que esta “ceita” terá no país, e para mais, há quem de facto vai encher os bolsos com esta inovação. É também uma forma de fazer a diferença!

Um abraço

Anónimo disse...

'e melhor avisarem a eles antes de chegarem!

PRM nao brinca!

vao dizer que vieram sabotar medicina tradicional!

podem ser presos!

Anónimo disse...

Professor,

Sei da existência, com bem mais de 10 anos, do Centro Espírita de Moçambique, na Rua Alfredo Keil (primeira travessa à esquerda, na 24 de Julho, logo a seguir à Associação dos Escritores, no sentido Interfranca Polana), perfeitamente identificada na fachada da casa, R/C.

Conheço alguns membros do Centro, pessoas muito discretas e envolvidas, sem propaganda, em obras sociais. Aliás, o centro assemelha-se mais a uma associação com carácter de "sociedade secreta" com iniciados e outros graus, do que instituição de divulgação/ massificação de uma qualquer doutrina.

> Não é a 1ª vez que o Professor Raul Teixeira vem a Moçambique. Há uns dez anos, deu uma palestra, bastante concorrida no Anfiteatro da Faculdade de Medicina.

> É licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação pela mesma Universidade e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Exerce o cargo de professor na Universidade Federal Fluminense.

> Tal como no caso dos "Guerreiros do Etérico" voltamos à Física:

Tudo na vida resulta de vibrações, que, segundo os FÍSICOS "consistem no resultado da força ou energia que é concentrada de modo algo misterioso e que é levada a vibrar, trepidar ou oscilar em velocidades diferentes, originando diferentes estados da matéria" (da mais baixa para a mais alta frequência): (i) sólidos, (ii) som, (iii) electricidade; (iv) calor; (v) luz/cor; (vi)Raio-X; (vii) etérico; (viii) Astral; (ix) mental; (x) espiritual.

> Sendo o Professor Raúl Teixeira um Físico, pode ser que nos traga justificação científica para a relação entre os diferentes comprimentos de onda e o espiritismo.

> Seria interessante que o Professor Carlos Serra, se tiver uma aberta na sua muito preenchida Agenda, pudesse assistir à Palestra (ou enviasse um dos seus colaboradores) e nos transmitisse depois as suas percepções.

Um abraço
__

Unknown disse...

Caros amigos,
por gentileza, estou buscando contactos e enderecos de Grupos Espiritas na África, em português ou outros idiomas.

Estive em Angola, visitei os 3 Grupos escelentes que la existem.

Tive um contacto com um senhor da cidade da Praia, mas perdi. Se puderem por gentileza, me enviarem enderecos de todos os Grupos da Africa, sera uma bencao de luz.

Por favor, vejam os Boletins do Conselho Espirita Internacional no site www.isc-europe.orf ou me enviem seus dados e eu os passo aos irmaos.
elsa rossi, de Londres, Inglaterra. Acabei de chegar de visita a Angola.
www.elsarossi.com