13 fevereiro 2009

Francamente!

De acordo com o Boletim sobre o Processo Político em Mocambique, a Renamo protestou contra a vitória da Frelimo na segunda volta das autárquicas de Nacala, argumentando, por exemplo, que "Uma onda de observadores nacionais acima de 300 na sua maioria constituída por polícias, PIR, incluindo o próprio comandante dessa força especial, ALFAS, todos à paisana, com cartões de eleitores de Nampula e que votaram em várias assembleias de voto."
Mas nem os jornalistas do Boletim nem qualquer outro observador notaram o que a Renamo diz ter notado com singular poder mediúnico. Um evidente excesso de teorização conspiratória.
Adenda: porém, há indicações de fraude em pelo menos cinco assembleias de voto. Confira aqui.

25 comentários:

Anónimo disse...

http://www.lemonde.fr/afrique/article/2009/02/13/zimbabwe-un-ministre-arrete-au-moment-de-sa-prestation-de-serment_1155216_3212.html

Anónimo disse...

http://www.lemonde.fr/afrique/article/2009/02/13/zimbabwe-un-ministre-arrete-au-moment-de-sa-prestation-de-serment_1155216_3212.html

Anónimo disse...

Eu bem disse que nas proximas horas iriamos assistir a ja muito habitual cantiga de fraude etc etc a Renamo n trabalho durante o ano e no fim é sempre a mesma coisa.

afinal pra servem a CNE, o objervatorio eletoral e o CC?

Este é o comeco do fim da Renamo.

Alguem vai puxar o comboio com os dentes de nampula ate Av ahmed sekou toure no Maputo.

Anónimo disse...

Essa coisa chamada RENAMO já não existe aos deputados e todos aqueles que viviam a custa deste partido (agora cadaver) é melhor prepararem os CV porque daqui a nada estarão desempregados.

Reflectindo disse...

O problema da Renamo ou de Afonso Dhlakama é nunca agarrar-se ao que é evidente e possível com testemunha. Não percebo do porquê ela faz isto, pois o Conselho Constitucional tem procurado pedagogicamente dar-lhe este tipo de licão. Por pequena que seja essa causa, o melhor seria agarrar-se só e só porque é óbvio. Fazendo isso, a Renamo ganharia um apoio incondicional da sociedade civil, da populacão, das instituicões jurídicas, da comunidade internacional, etc.

Coisa como o discurso do Aiuba Cuereneia, devia a Renamo ter protestado e por escrito imediatamente. Porém, é coisa que não ouvimos dela, mas dos terceiros.

O que é evidente em Nacala é que houve invalidacão de boletins de votos e há nomes e testemunhas. Porquê a base de protesto não é este?

Eu agarro-me neste caso concreto em defesa da democracia, de todos os partidos, do eleitor, porque estou convencido que uma vez isto sancionado, criar-se-á um ambiente de confianca aos funcionários eleitorais, ao processo eleitor. Cada um assumirá a sua responsabilidade no acto de votacão...

Mas que se pode fazer??? Tenho em mim que neste protesto Nacala e Manuel dos Santos estão apenas a serem usados.

O bom é que já vamos ter uma boa alternativa em Mocambique.

Anónimo disse...

Quanto a Aiuba, penso que o k ele disse é normal em campanhas eletorais m nao reflecte a verdade pois k isso faz parte do jogo de cintura dos politicos prometer,dramatizar etc, recordo me dum discurso de dkacas em 1994 quando disse que se ganha-se O ex PR chissano iria ser deportado pra GAZANGULO.
Mais todos sabemos que n era possivel isso.
Agora o que a Renamo deve fazer quando nota que ha fraude é chamar as intidades reguladoras do processo e mostrar as respectivas provas e n deixar as coisas irem ate ao fim e depois lamentar-se.
Sinceramente tenho pena desta Renamo, ta a ser depenada que nem uma galinha, valha-me deus, derrota asim nao da.

Agora ha alguns que pensam k o puto daviz, deviz ou diviz pode fazer alguma coisa m sinceramente acho que nao, ate o Raul Domingos que tanto representou esperanca pra alguns onde esta Hoje?

O velho Vilanculos foi outra esperanca onde anda? poderia aqui inumerar um sem numero de nomes mais , pra mim a verdadeira alternativa a Frelimo so pode ser ela propria.

Basta de sonhar porque ak nao ha Obamas.Em politica n ha emitacoes que resultem.

Reflectindo disse...

Caro Xicoxa

Desculpa-me, mas eu não entendo qual é a tua moral apesar de saber que muitos da Frelimo têm uma moral semelhante a tua, contento-me por conhecer muitos outros que não defenderiam nem defendem a postura do Ministro de Planificação e Desenvolvimento. Convido-te a ver o que eu escrevi aqui sobre o discurso de Aiuba Cuereneia. Por favor vá a todos links e sobretudo ao que vai te conduzir ao artigo de Mouzinho de Albuquerque. Quem te disse que isso não reflecte a verdade? Aiuba Cuereneia declarou aquilo que o munícipe nacalense já sabia; Aiuba Cuereneia declarou aquilo que até os bispos moçambicanos já disseram; Aiuba Cuereneia declarou tudo aquilo que nós sabemos – o Estado Moçambicano está totalmente FRELIMIZADO.

O processo eleitoral não é uma pertença da Frelimo ou Renamo e por essa razão não concordo nem concordarei que seja um destes partidos a apresentar queixa quando o processo for lesado. Também, os sabemos que membros e simpatizantes da Renamo quando suspeitos de terem lesado o processo eleitoral, são detidos sem passar por uma queixa oficial da Frelimo, entanto que partido. Portanto, a polícia os dete e os tribunais os julgam. Porquê não se faz isso ao Amido Fernando? Eleições são assuntos do Estado; são assuntos da nação. Um fraudulento eleitoral lesa o Estado; lesa a lei eleitoral...

Em relação a Daviz e ao novo partido

Já viste, Xicoxa como és igualzinho a Afonso Dhlakama? Já viste que devias deixar mal Dhlakama porque pode ser que sejas pior que ele? Qual essa de dizer “puto Daviz”? Quando a escrita do nome já eu desconfiava que era a tua forma de insultar a Daviz Simango. Mas paciência... Mas este não é o centro da discussão.

Tenho dito que alguns que se fingem “amigos”, aconselhando para prudência quanto à fundação de um novo partido é por inveja e sobretudo estão com medo da marcha. Muitos deles fazem isto por má fé. Pretendem desencorajar aos moçambicanos que desejam restaurar a nossa democracia multipartidária. E neste caso, está aqui o Xicoxa. Ainda bem que haja frelimistas que não alinham com a ala que quer ver uma oposição insignificante. Até Sérgio Vieira é positivo para a criação desse partido. Viste?

Não vou continuar a dizer o mesmo que já fiz desde Agosto passado. Os teus exemplos, valem?

Olha, não algo interessante andares a repetir palavras de Filipe Couto ou Jorge Rebelo sem fazeres reflexão. Tu nem ainda entendes o que de facto Couto ou Rebelo quiseram dizer para além de traduzí-los em teu benefício. Veja que os dois vaticinadores são membros seniores da Frelimo e fizeram parte da Frente de Libertação de Moçambique.

Para mim, as suas declarações até podem ter sido um convite para um estudo da Frelimo, não sendo por acaso que Jorge Rebelo falou de existência de alas dentro da Frelimo. Mas o que eles prevem será que poderá acontecer nos próximos dez anos? Estou apenas a interrogar-me, porque sei que tudo é possível. E quem estaria contra se dentro da Frelimo saisse um (e eu digo, o grupo, porque esses membros existem na verdade) grupo e criasse um partido com princípios democráticos e respeito ao Direito do Estado (protecção dos direitos fundamentais, políticos, sociais e económicos)?

Meu caro compatriota, convido-o a reflectir, pois esse Daviz Simango que tu consideras puto, não sei em quê, mas ele tem 45 anos de idade, é engenheiro de formação, estudou ciências políticas, gestão de recursos humanos e relações públicas, nasceu e cresceu num ambiente de luta (da Frente de Libertação de Moçambique -Frelimo) pelo bem desta pátria amada e é trabalhador dedicado.

Mas como poderei te ajudar? E que me ajudas?

Anónimo disse...

Caro Reflectindo

Ja percebi que voce é um Renamista rendido ao puto daviz ou diviz.

Mas é bom que tenha passado para o outro lado pk a Renamo ja era.

vamos ver se com o apoio do seu blog o obama do chiveve chega la oxala que asim seja.

sobre o Aiuba nao encontrei no seu espaco nada que sustenta-se a sua Tese.

Ao ca nao sou apologista de fantasias politicas e como disse em politica nao ha imitacoes....O que serve é o conhecimento do terreno,trabalho arduo e sobretudo determinacao e politicas que vao de encontro com as expiracoes do Povo e isso foi o que esta Frelimo do Guebas criou. Quer voce queira quer nao o Guebas Venceu e convenceu...nao é qualquer um que rapa numa sentada quase todos os municipios da oposicao, isto meu caro amigo é caso pra REFLECTIR nao acha?o seu nome é reflectir m parece que reflecte pouco.

Eu ca vou objervando e opinando sem tomar partido m ja ha quem me apelida de Frelimista.pode se que eu conhece melhor a Frelimo porque objservo com olhos de ver m tb observo a Renamo e puto daviz ou diviz.

o puto tem pinta pra o municipio da beira m nao vamos eloquecer a ponto de o imaginarmos PR de Moc? vamos reflectir...

Reflectindo disse...

Caro Xicoxa

1. Pela linguagem que usas e pela falta de demonstracão de dedicacão à leitura de textos dos outros já me deixas desaniminado em debater contigo. Mas a minha insistia vale a pena porque ajuda a todos a saber quem é Xicoxa.

2. Em lado e momento nenhum neguei que eu fosse renamista. Se assim eu fizesse, era o mesmo que negar a minha liberdade. Mas olha, eu debato, converso, vivo, bebo, como, tenho familiares e amigos da Frelimo. Mesmo aqui neste espaco discuto com frelimistas assumidos e não tornamos inimigos por isso. Também critico os erros que a Renamo comete quando não fazia publicamente usava eu outros canais e meios. Isso me alegra bastante.

3. Ahhhh, tu não és frelimista!!!! Afinal estou a falar com um indivíduo que não conhece a política?!?!?!?!? O Nuno Amorim teve razão sobre ti. Viste o que ele escreveu?

4. Não gosto de gente que não sonha. Falo de gente sem ambicão, isso que me parece nos aconselhares.

5. Se no que Mouzinho de Albuquerque não viste o que sustenta o discurso de Cuereneia, como poderei te ajudar? Apenas lamento que nao facas uma leitura analítica. E aí sou culpado? Talvez que como mocambicano eu seja, e, procurarei em fazer o meu dever para ajudar tantos que não fazem leituras analíticas.

6. Obrigado por dizeres que me rendi ao Daviz. Não vejo o mal senão ser a melhor forma da minha cidadania participativa. Mas olha, Daviz é a nossa escolha e não ao contrário. Espero que estejas a entender.

Anónimo disse...

Campatriota Reflectindo

Era para n faze-lo m diante da sua insistencia decidi que sim, por nao ficaria bem comigo proprio ,Foi com consternaca,e surpressa que recebi os seus ataques desenfriados neste blog contra a minha pessoa, mas depois de ler o seu pensamento n fiquei surpresso com o seu posicionamento,pena é o refectindo nao reflectir melhor e se RENDER de vez a Frelimo pois ta visto que aquele que nao tem um posicao politica clara vive de pulo em pulo ate que reflita melhor e aceite a derrota ASSOCIANDO-SE ao Vencedor no caso A FRELIMO.
Reflectindo, quando leio o seu pensamento vem-me a memoria os tempos dificies em que este Moc viveu e esta Frelimo chamou a razao alguns irmaos perdidos usando para tal a lei de amenistia, N tenha medo meu caro compatriota venha a FRELIMO que ela te reanimara e te recebera de bracos abertos pois ha lugar para todos.reflita bem meu caro amigo pois ainda ha tempo pra se arepender e se juntar ao Partido dos vencedores, pois dos fracos nao reza a historia.

Anónimo disse...

Mais do que arranjar argumentos que possam justificar uma eventual fraude ao nível das eleições municipais, os verdadeiros membros da oposição deveriam começar a preparar as futuras eleições presidências, legislativas e provinciais...provavelmente ate potenciando uma eventual candidatura do Deviz.
Estão a cair no rediculos com as pseudofraudes...já agora, o que me dizem relativamente aos eleitores não inscritos que foram encontrados nos carros dos deputados da Renamo?
Amigo Reflectindo,
Quero te pedir um grande favor…aceite opinioes dos outros sem ataques pessoais. Sempre que critiquei o Deviz ou a Renamo atacaste agressivamente e esqueceste a tua veia reflectiva ou de cientista social...agora estas a fazer o mesmo com o Xicoxa.
Nao podes obrigar que todos concordem contigo, com o Deviz e com o Dlakama.
Ainda não vi a tua reflexão relativamente ao amiguismo, nepotismo e tribalismo que reina ao nível do Conselho Municipal da Beira.
Vamos Reflectir,
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim, viste o que extrai do Savana para fazer fase à questão de transportacão de eleitores dum lado para outro? É isso mesmo o que encontrei e que podemos debater. Até abri um tema no meu blog. Se tiveres outra informacão que nos traga para dela nos basear.

Qual amiguismo na Beira, caro Nuno Amorim? Falas do que já discutímos no blog da Ivone? Ainda não estás satisfeito? Já foste ver a lei das autarquias? Queres que eu abra no Reflectindo um tema a propósito? Olha que eu faco isso e ao lado tenho como links a legislacão.

Alguma vez neguei opinião de outros? Se fosse isso como me reconciliaria com outros oponentes?

Olha amigo Nuno Amorim, tu já viste aqui e mesmo no blog da Ivone que discuto sempre com pessoas que tenham ideias diferentes às minhas. Não ataco a ninguém, mas ataco aquilo, juizos que me parecem não reflectidos. Eu ataco aquilo que é erro. Já viste que um erro da Renamo eu ataco também? Viste isso? Isso é contrário do que tu fazes, talvez por isso te sentes atacado, mas eu ataco essa tua forma de ver as coisas e não a ti. Para ti, os erros da Frelimos são para branqueá-los. Que integridade?

Eu defendo definitivamente que o crime eleitoral tem que ser punido severamente. Também defendo que Aiuba Cuereneia tem que ser censurado pelos seus pronunciamentos.

ESTEJA ISTO BEM CLARO que nunca concordarei com a ideia do Xicoxa que tenta legalizar ameacas em campanhas eleitorais. É injusto e anti-democrático. Não faco isto em defesa da Renamo mas em defesa da democracia - os princípios democráticos têm que ser respeitados.

Anónimo disse...

Caro Reflectindo,
Nao reflectriste nada em torno do que lancei para o debate-amiguismo, nepotismo e tribalismo.
Dei uma lista de quadros seniores do município da beira que vai desde tios, primos e cunhados do Deviz...Nao disseste nada.
Dei uma lista bastante larga de quadros dirigentes do município que são da etnia ndau. Nao negaste, pelo contrario vieste com um discurso confuso e difuso segundo o qual nos ministerios tinhamos filhos de cossas, sitoes, etc, etc. Nao percebi nada e desisti do debate.
A lei eleitoral deves facultar ao Deviz, pelo visto na primeira lista de vereadores para o municipio da beira nao constava nenhum membro da assembleia municipal. Foi necessária a intervenção do secretario permanante provincial.
Sera isto que queremos extrapolar para o território nacional?
Vamos reflectir sobre isto e não entremos em comentários subjectivos.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Pufff, Acho finalmente terei Paz, obrigado Nuno Amorin.

Quanto ao reflectindo espero que este puxao de orelhas te leve a Refleccao.

Reflectindo disse...

Nuno Amorim, desiste daqui quando não recebeste lá apoio de outros tantos outros mesmo que sendo da Frelimo. Alguns deles fizeram-me uma proposta muitíssimo útil que estou a dever.

E para a debater a tua inveja a Daviz, vou criar, até amanhã um tema no Reflectindo Sobre Mocambique. Por favor, quero te presente lá para reflectirmos juntos.

Para ti tudo o que prova o nepotismo, tribalismo, a corrupcão na Frelimo é confuso, não é?

Eu gosto de discutir convosco por assim os membros mais sérios da Frelimo vão vos conhecendo.

E agora porque não dizes nada sobre a questão de Nacala nem aqui nem no Reflectindo? Será por haver explicacão que contraria a tua ideia.

Uma outra confusão que pensas em semeiar contra a democracia em Mocambique é uma vez quiseste nos enganar, propondo que não se precisava de criar mais um partido porque a família Simango tinha um partido, referindo PCN. Agora que me digas que concepcão política tens se falas de partido e colocas família para agora falares de vereadores da familiares do edil político de 2008? Eu estava reservando este assunto até que chegasse o momento de desmascarar as tuas intencões propagandistas contra Daviz Simango.
Agora é que chegou.

Reflectindo disse...

Xicoxa,

Nada de refugio pensando que te livras com ajuda de quem a sua moral é igual a tua.

Nuno Amorim sabe que não vou desistir e ao contrário será ele a fugir. Ele tem muitas perguntas em muitos temas em que não me respondeu ainda. Tu já estás a fazer o mesmo com o que anteriormente enumerei.

Por favor, responder as perguntas!

Reflectindo disse...

Caros Nuno Amorim e Xicoxa

Neste tema aqui e directamente ao comentário aqui e ainda neste Diário Nuno Amorim escreveu o seguinte:

"Ainda sobre o novo Partido a ser liderado por Deviz Simango.
Partindo do principio que a família Simango já tinha fundado o Partido de Convenção Nacional (PCN), será que há necessidade de fundar mais um Partido? Não seria o caso de revitalizar o PCN?
Doutra maneira estaríamos a empolar o país de partidos políticos, muitos deles com os mesmos ideais?
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim"

Pode o Nuno Amorim me explicar com que espírito fez esta proposta?

Anónimo disse...

Reflectndo,


Pesei que me fosses deixar em PAZ, m pelos vistos continuas com os seus ataques so que no caso do debate do PCN e companhia limitada nao sei onde entro nisso?

Reflectindo disse...

Deixar-te paz? É o mesmo deixar-lhe ignorante politicamente?

Nunca deixarei a S. Ecia assim e basta ver o que acabo publicando no Reflectindo.

Por favor S. Ecia não respondeu nada ao puto (eu).

Anónimo disse...

Amigo Reflectindo, quando não temos respostas o melhor é ficar a reflectir.
Reflectindo disse,
1.'Nuno Amorim, desiste daqui quando não recebeste lá apoio de outros tantos outros mesmo que sendo da Frelimo. Alguns deles fizeram-me uma proposta muitíssimo útil que estou a dever.' Ainda bem que sabes que ficaste a dever...Quando pagares a divida podes chamar-me para um novo debate.
2. 'E para a debater a tua inveja a Daviz, vou criar, até amanhã um tema no Reflectindo Sobre Mocambique.' Depois de criares podes chamar-me para um novo debate.
3. Nunca neguei que existisse nepotismo, corrupção ou tribalismo no seio do estado. Alias, eu disse que era necessário purificar as fileiras do estado. Acho que o Presidente Guebuza e o Procudor Paulino tem dado sinais de estarem a combater alguns destes males.
Para comparar as mesmas coisas, gostaria que indicasses algum ministro que tenha nomeado um tio, primo, sobrinho ou cunhado para seu próprio ministério.
Ja agora, para quem fala muito sobre a separaçao entre o Governo e o Partido, não sei porque imputar a corrupção existente no governo ao Partido Frelimo. Será que todos funcionários do estado são da Frelimo?
O paradoxo disso é: quando é uma boa obra do governo todo mérito vai para o dirigente da área e ninguém pode tentar associar este mérito a Frelimo...Quando acontece alguma asneira no governo, ai a culpa é toda da Frelimo.
Peço encarecidamente a tua Reflexao em torno deste assunto.
4. É publico que o Lutero simango é Presidente do PCN e que o seu irmao Deviz Simango era o Delegado em Sofala...também é publico que Lutero disse que a família tava a ponderar se criava um novo partido ou se revitalizavam o PCN, mas agora com o Deviz como o Presidente. Sinceramente não percebi a tua duvida.
Peço desculpas por ter deixado algumas questões sem respostas, geralmente tem sido por falta de tempo.
Orgulhosamente Moçambicano,
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

E já criei esse tema, pode ver lá no Reflectindo.

E Onde que Lutero disse que ia criar um partido da família?

Tens alguma referência? O que é partido duma família?

Os que votaram no Daviz na Beira são só familiares dele? Foram os Ndaus? É isso que chamo de inveja. Os teus ataques que foram primeiro à Ivone para te concentrares agora ao Daviz revelam apenas serem o cúmulo de inveja. E, ainda bem que isso só lemos de ti e vergonhosamente o editorial do Jornal Notícias que pretendia manipular o eleitorado da Beira. Só que o eleitorado beirense não admitiu isso e não me parece que alguma vez deixará passar esse tipo de inveja.

E o que diria se ele reactivasse o PCN?

Daviz Simango trabalha com todos e por isso tem apoio de pessoas de todos grupos étnicos e cor de pele, religião.

Só para veres na tomada de posse de Daviz donde vieram os que a presenciaram? De todo o país, de todos grupos étnicos e cor de pele e diferentes partidos.

Não te dei exemplo como o do Paunde e o que disseste?

Anónimo disse...

Continuas a fugir do tema invocando argumentos que não são chamados para a discussão...falas de pessoas que vieram não sei donde para assistir o tomada de posse. Qual a relação dessas pessoas com os Eng. Chinene, Lídia Brito Simango, Manhoca Simango e outros?
O caso de nampula respondi-te na altura, a noticia era uma verdadeira comédia.
1. O próprio jornalista já não sabia se era sobrinho, conterrâneo ou simples colega da esposa. Pelo menos enumerei as pessoas e disse com propriedade o grau familiar.
2. Cabe na cabeça de alguém que um arquitecto deixe a cidade para ir cuidar do gado do tio num distrito? Ate onde sei, os arquitecto ainda não começaram a ter problemas de emprego.
3. Falei que Nampula é uma das província que muito evoluiu no âmbito da colocação de técnicos superiores nos distritos...Quando o presidente Guebuza assumiu o poder só haviam médicos em 6 dos 21 distritos e neste momento existe em 20 dos 21 distritos, faltando somente o distrito de Lalaua. Se a colocação do tal Arquitecto enquadrou-se neste âmbito, então apoio efusivamente. É obra colocar médicos em 15 distritos durante 3 anos. Neste sentido Paunde esta de parabéns.
Vamos colocar mais técnicos superiores nos distritos.

Ja agora, reproduzo na integra o comentario que fiz relativamente ao caso de nampula.
Caro Reflectindo,
Ao contrário de ti, não procuro defender esse tipo de conduta. No entanto, antes de acusar, gosto de trabalhar com base em dados objectivos. Se o tal Ferro foi nomeado por ser sobrinho, conterrâneo, colega da esposa ou controlador de gado, eu acho que é muito mau e critico veementemente.
Mas o facto de serem muitas suposições ao mesmo tempo, faz-me desconfiar que seja mais uma daquelas notícias encomendadas e sobre as quais já teci muitos comentários. O que me preocupa no artigo que te baseaste para fazer o teu comentário, e noutros que falam da fraude, é o facto da notícia basear-se em suposições e algumas delas refutadas no próprio artigo.
Contudo, vamos juntos tentar "desconstruir" as suposições:
Primeiro, segundo declarações do próprio administrador Ferro, não constitui verdade que ele seja familiar do então governador de Nampula. Logo, fica por terra a hipótese de que ele fora nomeado por ser sobrinho. A não ser que o senhor Ferro tenha caído no ridículo de negar o próprio familiar, tal como o Judas negou o Messias.
Segundo, de acordo com os dois últimos parágrafos do artigo, os animais já não estavam na província de Nampula. Logo, vai por terra a hipótese de que ele tenha sido nomeado para ir controlar animais. MAS ACHO CÓMICO QUE UM ARQUITECTO ACEITE IR AO DISTRITO SO PARA CONTROLAR ANIMAIS DO "TIO". Kakakakaka. A que ridículo chegamos quando nos faltam argumentos para criticar??!.
Com base no artigo, restam-nos as hipóteses de ter sido nomeado por ser conterrâneo ou por ser Arquitecto. Se foi nomeado só por ser conterrâneo, associo-me a ti e critico a atitude.
Caro Reflectindo, se ele foi nomeado por ser quadro com formação superior em Arquitectura, e a política do governo da Frelimo (com a qual muitos concordamos) privilegia dotar os distritos de técnicos qualificados, eu não vejo inconveniente. Alias, até aprovo as nomeações de Arquitectos, Agrónomos, Juristas, Economistas para administrador ou quadros superiores do nível distrital.
Apreciei e apoiei quando os jovens finalistas de ensino superior decidiram passar as suas férias nos distritos.
Felizmente, graças a esses tipos de iniciativas, consubstanciadas com a ideia do distrito como pólo de desenvolvimento, hoje conseguimos ver distritos dotados de quadros com formação superior. Já não é novidade ouvir que administradores, secretários permanentes distritais, directores distritais, ou outros quadros seniores ao nível distrital, são dotados de formação universitária. A proporção médico/habitante, ao nível do distrito, melhorou bastante.
Apoiamos e saudamos as iniciativas que visem dotar os distritos de quadros com formação superior. Igualmente elogiamos os jovens que aceitam o desafio de participar activamente no processo de desenvolvimento do distrito.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Meu caro Nuno Amorim, nem sei se mesmo este assunto tinha a ver com o que estava a se discutir naquele blog. A primeira pessoa a meter assuntos em locais impróprios és tu. Reconheces?

Nunca vou procurar DNA para saber que grau de parantesco tem Daviz Simango com as pessoas que mencionas, tal igual deves ter feito em relacão Ferro e Paunde. Já bem te disse que o Ferro não é o único tecnico superior.

E por dizeres isso, sabe-se que o governo de Guebuza não respeita quadros superiores senão apenas familiares e cartão do partido.

Neste momento tenho um exemplo fresco, muito fresco e que prefiro parar por aqui porque é gravissimo. A nomeacão de Augusto Ferro nao teve nada a ver com competência mas aproximacão e amiguismo com Paunde. FOI NEPOTISMO, aceites ou não. Veja que ele não vinha do quadros do governo provincial de Nampula. Com este caso, havia mais casos de Paunde relativos ao nepotismo, amiguismo em Nampula. Para além de que o artigo mostra como Filipe Paunde tornou-se um grande explorador na província de Nampula. Explorador que nem um governador colonial, pois que em nenhum lado li que dos governadores coloniais que passaram por Nampula tornaram-se criadores de gado por via governacão aberta. Já trataram disso aí na sede? Afinal o nepotismo da Frelimo deixa de ser por ser do teu lado?

Repito, em Nampula como em todo o país havia muitos quadros superiores com experiências quando o Ferro foi dado o emprego. O país tem quadros superiores e competentes que estão a ser MARGINALIZADOS pela Frelimo em violacão à Constituicão da República. Tu sabes muito bem disso.

As demissões de Eduardo Namburete, Ismael Mussa, Benjamim Pequenino foram porque não eram quadros superiores? Eram porque não eram competentes? A resposta é NAO, pois no governo de Guebuza que dizes fazer algo (mentira) o que vale é camaradagem, familiaridade, chantagens e tudo aquilo que nos. E ainda estamos a correr para um reino. Viste como a esposa tornou-se uma RAINHA?

E porque apontei pessoas que apoiam e admiram Daviz a partir da Beira, tu entendes e expliquei-te. NINGUÉM SE INTERESSA DAS TUAS PROPAGANDAS CONTRA DAVIZ. Aquelas propagandas semeadas em colaboracão com Mbararano (Frenamo) e que em nada surtiram.

Daviz, segundo a lei das autarquias tem o direito de nomear pessoas para vereadores da sua confianca até a 50 %. É o direito dele. E ele nomeou pessoas que contribuiram BASTANTE para o bom trabalho da sua governacão. Alguns dos seus críticos como é o caso do Carrelo não quiseram trabalhar com ele, então ele nao tinha direito de escolher que quisesse e etsive pronto para o trabalho? Isso provou-se ou não? Não se provou o SUCESSO?

Sabes, hoje já estou a reconhecer que ele fez muito bem por maioritariamente ter trabalhado com gente fiel a ele. E tu podes saber, porque. Manuel dos Santos de Nacala integrara até frelimistas como vereadores e eu estava convencido que fizera muito bem. Mas há por aí bocas que dizem que foram eles que o tramaram em Novembro último. O Santos não teve atencão com o tal dito representante do Estado, o Chale que lhe fez sombra e tanto ele como a Renamo perdeu em Nacala para essa mesma pessoa. Isso aconteceu também na Ilha de Mocambique. Portanto, esta é uma licão para o Daviz Simango.

Finalmente um dos assuntos para este tema foi a minha sugestão para uma censura a Aiuba Cuereneia por ter ameacado aos munícipes de Nacala. Outro caso é dos identificados na invalidacão dos votos para o Santos. E o que dizes? Não achas que eles deviam estar detidos? Porquê não estão detidos, sabes? Não será por nomeacões na polícia e outras instituicões do estado com base na camaradagem, nepotismo e não competência?

Anónimo disse...

(Beira) Das cerca de dez vereações que anteriormente existiam, Daviz Simango, presidente eleito do Município da Beira, reduziu para apenas seis, as vereações do município tendo para a sua direcção confiado quatro novos elementos. Simango poderá efectuar mais nomeações nos próximos dias(...)Da lista dos novos vereadores não consta nenhum familiar do presidente, como aconteceu na passada legislatura que contava com, pelo menos, três familiares, facto que motivou muitas críticas. (Domingos Bila)

Savana, 16.02.2009
publicada por Reflectindo às 10:19 a 16/Fev/2009

Esta ai a prova de que realmente no município da Beira há nepotismo

Orgulhosamente Mocambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Tou assustado com o teu ultimo comentário.
Eu volto a repetir e desta vez bem alto...SE O QUE ACONTECEU EM NAMPULA E NEPOTISMO EU JUNTO-ME A TI E CRITICO.
Agora quero saber claramente de ti...esta confirmado que há nepotismo e tribalismo no município da Beira...APOIAS OU CRITICAS ESTA ATITUDE DO DAVIZ?
Seja claro, que eu saiba foste o primeiro a criticar o caso de Nampula, mesmo com argumentos difusos.
Espero que a tua idolatração a Daviz não te leve a cegueira intelectual.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim