04 junho 2009

Índice Democracia 2008: 92.° lugar para Moçambique como "regime híbrido"

A The Economist Intelligence Unit considera existirem quatro tipos de regimes: as democracias plenas, as democracias falíveis, os regimes híbridos e os regimes autoritários. A unidade avaliou o estado da democracia no mundo para 2008 e chegou à conclusão de que a democracia estagnou. No índice para esse ano, o nosso país foi classificado em 92°. lugar e na secção dos regimes híbridos, a seguir ao Bangladesh e antes do Senegal, entre 167 países (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem abaixo para a ampliar):

8 comentários:

Amílcar Tavares disse...

A (minúscula) Maurícia, a (poderosa) África do Sul e (o parente pobre da lusofonia!!) Cabo Verde dão um bom exemplo ao continente. Seguir esse exemplo já é outra coisa...

Uma pena.

Viriato Dias disse...

Um dedo indicador contra o nosso país, e estão 3 contra eles, ou seja, contra o país onde a "mola" as verdinhas mandam elaborar este tipo de relatório ambíguo. É verdade que não somos os mesmos mas estamos muito longe de sermos os piores. Somos um exemplo no mundo, só não vê quem não quer!

Anónimo disse...

somos um exemplo no mundo?!

na segunda metade da tabela e somos exemplo no mundo!?

poderiamos estar piores, ainda bem que nao estamos, agora dai a ser um exemplo mundial, vai uma distancia.

sejamos realistas, ha que melhorar bastante, e ainda se considerarmos que a tal de democracia, tem muito haver com CONVENCOES que na realidade pratica nao 'e tao linear assim, disso sabemos bem.

Viriato Dias disse...

Anónimo, peço que me diga de quem é a fonte do relatório? E depois faça uma introspecção sobre esse mesmo país. Atenção, não se admire depois do que for a constatar.

Um abraço

Anónimo disse...

tudo bem, se viriato acha que mocambique 'e um exemplo no mundo, porque a fonte omitiu a realidade, tudo bem.

vamos fazer nossa classificacao e pusemos o NOSSO PAIS em primeiro, tambem acho que 'e justo!

nos somos os maiores, a pobresa nao existe, a democracia 'e o maximo e sabemos todos dancar marrabenta.

Unknown disse...

Isto soa-me a "Porto, Sporting, Benfica", sempre nos mesmos lugares. Se fizerem um estudo sobre a 2.ª liga (leia-se oposição) verão que temos as piores posições... ou não?!

Viriato Dias disse...

Anónimo,

Para veres o quanto o teu país é melhor faça a questão de sair pelo mundo, nem que seja por 1 semana, mesmo em países onde achar que a democracia é um exemplo, vi lá coisas que não vale a pena aqui revelar meu caro anónimo. O que eu recuso é o facto de certas agências ou ONGs divulgarem relatórios controversos e evasivos sobre o nosso país, quanto o telhado deles, é de vidro!!! Uma coisa é aparentar estar bem e outra coisa é estar bem. Os problemas que o país enfrenta é sinonimo de que estamos a trilhar em caminhos certos, é de um pais que está a desenvolver. Não obstante algumas nódoas que mancham o processo de desenvolvimento. Obviamente que não sou nem burro nem insensato para dizer que estamos bem, estamos sim a remar a um porto seguro, é difícil, basta lembrar que somos um país que 30 e picos anos de história e experiência!!! Outro assunto caricato, há uma ploriferação de igrejas, por exemplo, será que na Europa, Ásia, etc não há gente para as ceitas purificarem???? E porque é que tem sido em Moçambique? Nos EUA ainda há pena de morte, e o que o amigo tem a dizer?

Anónimo disse...

apenas acho que estar em 92 de 167 nao da para ser exemplo.

e tambem nao acredito que este documento tenha sido "fabricado" unica e exclusivamente para envergonhar mocambique.

mas, podemos pensar assim, e alimentar a nossa autoestima e o nosso espirito rico, nao'e??

quanto ao mundo, 'e capaz de ser um pouquinho melhor que mocambique, nao??

nos devemos estar entre os primeiros 10 classificados ,tenho a certeza! no minimo nos 10 mais pobres do mundo! de certeza! orgulho me imenso disso, porque nao conheco o resto do mundo.