05 junho 2009

Dentífrico de mulala em perspectiva

No recém-inaugurado (pelo presidente Guebuza) Centro de Investigação Etnobotânica, situado no distrito da Namaacha, província de Maputo, prevê-se a possibilidade de produção de uma pasta dentífrica com a mulala* ("O País" de hoje, p. 10).
*Nota: raiz de planta usada para limpeza dos dentes, deixando os lábios avermelhados. Para mim: uma bela notícia. Muitas das nossas mulheres ainda usam mulala na higiene bucal, resistindo à pasta golgate.

6 comentários:

umBhalane disse...

E poupa-se no "baton".

Viriato Dias disse...

É preciso fazer a diferença. E aqui temos um caso evidente, estamos a usar um produto novo, originalmente moçambicano, para fazer a diferença. É disto que o país precisa. O mercado é uma questão de tempo. Muitos serão os que vão dispensar o colgate para, em detrimento deste produto, usarem a mulala. Tenho eu a certeza do que digo, porque o que vem de fora acaba sempre por estar ultrapassado.

Um abraço

Anónimo disse...

mas é mulala é muito bem tal como se usa hoje
nao poluem em nenhuma industria
natural
nao precisa de escova plastica
etc
em pleno sec XIX transformar um produto excelente no natural para manufacturado é crime
Rui

Anónimo disse...

 As pastas dentríficas contêm (i) substância ligeiramente abrasiva, para limpar/ branquear + substância desinfectante ou revigorante (flúor p.e.).

 A nossa raiz de MULALA funciona como “dois em um”, a parte fibrosa para limpeza + um alcalóide como desinfectante (a substância que pinta os lábios e mucosas, cuja composição química importa determinar).

 Passar para a industrialização, implica a extracção do alcalóide que funcionaria com um aditivo (desinfectante) para juntar à pasta.

 Não é um processo tão simples como à primeira vista a postagem parece sugerir … “há muita pedra a quebrar”. Mas é um passo que deve ser dado e avaliar a sua viabilidade económica.

 SUCESSOS, mas estou certo que a nossa raíz de Mulala - escova e desinfectante em simultâneo - é bem melhor que uma qualquer pasta com aditivo (alcalóide de Mulala).

Joaqum Macanguisse disse...

alguem conhece o nome cientifico desta planta ,se calhar por ai avancaria-se na pesquisa da sua composicao quimica ,dos efeitos colaterais e mais .
que ela conserva bem os dentes todo mundo sabe , mais é preciso que se faça um grande estudo de forma a evitar certos problemas .
A um tempinho estava por ca uma missão internacional a tentar perceber um certo problema que consistia em dilatacao de coracao e tinha mais enfase em Inharrime que pressumo seja problema ligado a certos costumes , e sobre isto a Dr Beatriz do instituto do coracao pode estar mais actualizada .os efeitos colacterais a longo prazo ficam muito escondidos e é preciso que se trabalhe tanto antes de autorizar o povo ao seu uso

José Tomaz Freire disse...

o nome científico é "euclea natalensis"
Abraco,
José Tomaz Freire