17 junho 2009

Chimoio: 570 funerais mês/maioria vítimas de SIDA

O jornalista Victor Machirica do "Notícias" mostrou todo o seu desalento com a perda dos valores morais, especialmente no que concerne ao respeito pelos mortos e pelos cemitérios. A propósito de cemitérios, o seguinte dado dele: (...) só na cidade de Chimoio e no único cemitério de Tchissui, regista-se uma média diária de 19 enterros, sendo que mensalmente são realizados pelo menos 570 funerais, na sua maioria gente vítima da SIDA."

3 comentários:

umBhalane disse...

ESTA NOTÍCIA É ATERRADORA.

Só para se ter uma pequena noção da enormidade do número, do seu peso esmagador, lembro que há guerras, digo bem GUERRAS, que não causam tantas baixas.

Só em Chimoio!

É bom nem fazer contas, ao ano, em todo o moçambique.

E se isto não é uma pandemia, já não sei mesmo, o que será uma pandemia.

As distorções vão ditar as regras, como é costume.

Viriato Dias disse...

O número assusta. O pior é que não se pode fazer mais nada do que continuar a sensibilizar as pessoas. O contrário disso, como dizia um louco amigo, o Estado deve cortar neles o salário, pois assim não teriam apetites sexuais sem o uso da camisinha. Ríduculo ou não, o Estado tem pouco a fazer nesses casos em que muitas das vezes acontecem em 4 paredes.
Um abraço

Chacate Joaquim disse...

É mesmo assustador só que até agora não vejo proporcionalidade com o nível do crescimento populacional e póbre! imagina se consiguissemos reduzir estas mortes a riqueza seria pouca demasiadamente mas as necessidades de investimentos em capital humano reduziriam proporcionalmente o SIDA deve deixar de ser problema de morte...