24 janeiro 2009

Sobre o Master para Lourenço do Rosário

De acordo com o "Notícias", Lourenço do Rosário, reitor da Universidade Politécnica, "foi ontem anunciado como vencedor do Prémio Empreendedor do Ano na categoria de Master, o mais prestigiado galardão atribuído pela empresa Ernst e Young, que pretende deste modo criar uma janela de oportunidades de negócios e intercâmbio social da classe empresarial, celebrando a criatividade e o empreendedorismo das pessoas líderes de empresas."
Eu teria gostado de ver Lourenço do Rosário premiado a outro nível, por outra instância, não como empresário da Politécnica, não como homem de negócios, mas como académico ou como reitor. Certamente os tempos de gestão universtária são outros e eu fiquei no passado. Paciência. Parabéns, Lourenço do Rosário.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Prof. Serra,

Estou feliz por saber a primazia do lugar que voce ocupa em Mocambique: academia. Respeitamo-lo e voce marca duma forma indelevel o quadro academico Mocambicano. Queiram algumas pessoas gostem ou nao gostem, essa marca ninguem vai retirar de si.

O academico deve ser academico porque e essa vida que escolheu. Homem de negocios tambem fica no seu lugar e contribui em Mocambique desse lado de negocios. Quando ha misturas de papeis, ou o titulo de doutor e usado para negocios ou negocios para promover os doutores, ai temos conflitos de valores e interesses. Um business man tera imensas dificuldades de ver criticamente aspectos sociais, economicos e politicos. Esse erro ficou patente quandor se atribuiu o titulo de Dr. Honoris Causa em Teologia a quem nada teve e tinha a ver com a ciencia em questao. Justificacoes politicas do business man pesaram sobre o lado academico.


Nao me surpeende que muitas universidades em Mocambique estao a introduzir empreendedorismo nos seus curricula. Mas um curso para atrapalhar os jovens. Mukheristas no Maputo, Jumper-boarders em Manica, Nadyanjis no Zobwe, Nsanje e Milange e as mamanas vendedeiras sao excelentes empreendedores com poucas oportunidades em Mocambique.

A poligamia academica torna a vida intelectual em Mocambique longe dos objectivos intelectuais.

Nao temos inveja, por isso dizemos tambem Parabens Dr. Rosario pelo premio

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo seu comentário.

Su. disse...

Pois!

Ah, como eu queria fazer aqui um comentário ÁCIDO, sobre isto... mas, melhor manter a minha calma domingueira!

Anónimo disse...

Que diria o Professor se alguém viesse dizer, usando as suas palavras:

"Eu teria gostado de ver o Carlos Serra premiado a outro nível, por outra instância, não como ECLÉCTICO BLOGUISTA", não como homem da blogosfera, mas como académico ... Paciência."

Com todo o respeito, é caso para lembrar "não cuspam para o ar ... pode cair-lhes em cima".

Entendo que enriquece humanamente qualquer académico, a oportunidade duma espécie de período sabático mais prolongado durante o qual participe, metendo as mãos na massa, com sucesso, na economia real.

Tão ou mais importante que centrar as suas energias na investigação linguística e no ensino da mesma é criar condições empresariais para que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior no nosso país - mantendo-se como docente em "part time".

Por tudo isto (sem o conformismo, a "Pacienca" do Prof.) Parabéns, Lourenço do Rosário.

AM

Anónimo disse...

Rosário ganhou por ser considerado bom empresário numa universidade privada que tem conselho de administração. Ou gera lucros ou vai à falência. Paciência mesmo, "AM", mesmo sem sabáticas, mas com energias centradas e batendo bons juros.

Anónimo disse...

Poderiamos tambem tentar distinguir o lugar dos Drs. Profs de Mocambique: Se o Dr. Prof. discute, intervem social e academicamente, escreve e publica, nao importa se ecletico ou nao, este no meu entender e digno do titulo que ostenta. Se o Dr. Prof, pouco ou quase nada intervem, escreve, publica ou melhor precisamos fazer esforco de encontrar seus escritos, mas nao seus premios empresariais, entao esse e empresario. O dinheiro para suas ferias sabaticas ficam religiosamente garantidas. Nao ha problema nisso. So repugnamos a poligamia intelectual.

Para ja, certos Drs. Profs devem deixar de ser Reitores (dar espaco aos jovens academicos) para ser full time empresario. Academia esta em funcao de pensamento enquanto negocio/empresario esta em funcao do mercado (lucro). Com paciencia e money no bolso, esta-se numa boa...oh salve doutores da Perola do Indico

Nelson disse...

"Eu teria gostado de ver o Carlos Serra premiado a outro nível, por outra instância, não como ECLÉCTICO BLOGUISTA", não como homem da blogosfera, mas como académico ... Paciência."

Uma parelismo infeliz na minha humilde opniao