27 setembro 2007

Segundo BBC e Guardian: Arcebispo de Maputo acusa produtores europeus de infectarem preservativos para matarem Africanos

O arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, é hoje citado pelo Guardian, que por sua vez se baseia num despacho da BBC de ontem), em como afirmou que produtores europeus infectam deliberadamente preservativos com HIV para matarem rapidamente os Africanos. Terá mesmo referido dois países que, porém, não identificou. Confira aqui o despacho do Guardian.
_________________
A ser verdadeiro, o ponto de vista de Chimoio nada tem de especial salvo o de ser apenas mais sofisticado do que o das trabalhadoras do sexo no distrito fronteiriço de Madimba, província do Niassa, uma parte das quais oriunda do Malawi.

33 comentários:

Anónimo disse...

Aló professor Serra. A foto publicado no teu artigo nao é ded DOm chimoio mas bem de Dom Silota, bispo de Chimoio. É melhor rectificar. Aquele abraço . juntos estamos. Nhaca.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pela correcção. Já tirei a foto. Não reparei no erro da BBC.

Anónimo disse...

São afirmações muito sérias e com graves implicações. O bispo deve ser pressionado a provar o que diz e, caso não o faça, a igreja deve tomar medidas.

Carlos Serra disse...

São sérias sim e, a serem verdadeiras, creio poderem trazer descrédito para o nosso país. Mais: consequências para a prevenção.

Anónimo disse...

Afrimacoes graves, principalmente numa altura em que parece querer-se reforcar o combate ao SIDA e pela autoridade que este senhor representa.

PP

Anónimo disse...

Concordo com o anonimo que defende que estas afirmacoes sao serias mas tenho duvidas se sao graves, embora sejam ambos juizos de valor. Julgo que sao serias no sentido de apelarem para a sua comprovacao que podera provar ou nao a sua gravidade. Por que razao tera o Arcebisto defendido tal posicao?, tera ou nao o Arcebisto suporte para seu argumento? Tera informacoes crediveis capazes de comprovar o que diz? O que diz e cientificamente possivel? Se nao, por que razao uma figura como o Arcebisto daria publicamente e para um jornal de visibilidade mundial uma tal posicao? a ser verdade, talves tenha havido algum exagero no proposito de tais paises, pois, provavelmente seria para reduzir o peso da populacao africana e nao para extermina-la. E verdade que hoje maior parte do crescimento populacional global, com todos os problemas que se diz que causa, deve-se ao crescimento das populacoes de paises pobres, especilamente do continente africano, onde as taxas de fecundidade total chegam a atingir 5,6, 7 e 8. Isto sim, pode ser uma ameaca futura para certos paises, do ponto de vista estrategico, numa altura em que a populacao desses locais esta a ficar completamente velha e incapaz de contribuir decisivamente para a produao da renda cada vez mais canalizada para pensoes de velhice, constituindo um fardo para os seus estados...a questao populacional e uma questao de sobrevivencia dos estados.
E importante que o Arcebispo de mais detalhes sobre o seu argumento para que possamos avalia-lo coerentemente ou mesmo para decidirmos pela sua ausencia de coerencia. E verdade que afirmacoes inesperadas, bombasticas nos assustam e levam a que pensemos emocionalmente, mesmo inconscientes disso, mas temos sempre que procurar apreciar os argumentos mantendo um espirito aberto...
Esperemos que possa haver mais dados sobre o assunto ou entao teremos que avaliar o que foi dito pela ausencia desses dados.

Um abraco a todos!

Anónimo disse...

Bem as afirmaçoes do DOM Chimoio sao serias que se devem discutir . Mas digo que os Preservativos que em Moçambique se vende e se utiliza muitas vezes sao de pesimas qualidades, isto esta comprovados cientificamente. Podéis mandar vir alguns que se utiliza em europa e comparem com os que se utilizam em Moçambique verao a diferença. Também a qualidade deretovirales, por isso, é preciso ter cuidado e dizer bem as coisas. assim nao podemos combater o Sida. Depois tenho que desde que começou a campanha dos jeitinho o numero dos infectados esta a crescer . Todos sabemos que a estrategica que foi traçada até agora entres muitas Ongs era mas em termino publicitario e comercial onde os país fabricantes saái ganhando. Preservativo nao é um rebuçado que se da `por dar é preciso educar as pessoasa saber comportarse. Por isso o que disse o ARcebispo terá suas bases mas eu quis dar outras razoes. o Nosso povo está confuso até alguns poe dois para protegerse paRA NAO ARREBENTAR o que isto?

mozinovador disse...

Creio que ha aqui duas questoes a salientar:1. Preservativos Infectados e 2.Preservativos Defeituosos. Talvez ha quem acrescente mais.

Por mim, estas afirmacoes do Sr. Arcebispo tem que ser suportadas por factos concretos. Alguem na posicao do Arcebispo nao pode fomentar a especulacao, o boato o panico. Por isso, ate que alguem va pedir ao Arcebispo a sustentabilidade das suas afirmacoes...nada a contestar.

Em relacao a questao de preservativos defeituosos, eh algo que ja foi comprovado e creio que muitos devem ter acompanhado a polemica na Africa do Sul em relacao aos milhoes de preservativos que foram retirados de circulacao, sem contar com outros tantos que talvez ja tenham sido usados.

Alias, quando acompanhei a questao dos preservativos defeituosos na RSA, a pergunta que me veio foi: Quantos desses nao terao ido a Mocambique? Mas tambem, nao sai ate que ponto as nossas autoridades sao rigorosas na questao, e isso creio ser uma boa materia de analise Jornalistica porque se por um lado podemos estar investindo no combate ao SIDA,por outro temos um grande rombo que torna esses esforcos completamente nulos.

ziza disse...

Não duvido nada que seja verdade. A trajetória humana é suficientemente vergonhosa para isso.

Salvador Langa disse...

Xi manos. provas, quais provas vocês acreditam mesmo que existem provas? Apenas existe estupidez a aquela coisa da conspiração como diz na bbc.

ilídio macia disse...

O MAZINOVADOR DIZ: "Por mim, estas afirmacoes do Sr. Arcebispo tem que ser suportadas por factos concretos. Alguem na posicao do Arcebispo nao pode fomentar a especulacao, o boato o panico. Por isso, ate que alguem va pedir ao Arcebispo a sustentabilidade das suas afirmacoes...nada a contestar." SUBSCREVO!!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Hummmmm
Parece uma cabala de asneiras: não parece razoável fazer tais afirmações... Em Portugal, também se dizem muitas asneiras. Anda tudo maluco... Eu continuo a minha cruzada contra a ignorância cultivada (sic).

Carlos Serra disse...

Seria fascinante estudar a produção da crença (que é, também, o de uma lenda, de um rumor ou de um boato), seja ao nível das tralhadoras do sexo lá no Niassa, seja ao nível do arcebispo, seja ao nível de muitos outros actores e grupos. Nem sempre a crença num rumor é produto da ignorância ou da falta de instrução. O rumor ou uma lenda contam uma história falsa para sublinhar um problema verdadeiro (HIV/Sida mata). Escrevi isso quando, há alguns anos atrás, estudei e escrevi sobre o rumor de que o governo matava as pessoas de Nampula introduzindo cloro na água para provocar a cólera. E, regra geral, o rumor é produto de uma preocupação com a ordem moral, é exercício de medo, de receio da novidade técnica, do estrangeiro, da liberalização dos costumes, da mudança social, etc. Vou destacar este comentário colocando-o também como postagem.

Carlos Serra disse...

Não, Saraiva, as pessoas não estão malucas. Estãp perfeitamente lógicas. O problema reside, justamente, na lógica que subjaz a uma crença com tons de rumor: ela aparece como verosímel, interessante,importante e, finalmente, necessária. A questão está em descobrir a chave que abre a sua fechadura.

Anónimo disse...

Partamos do princípio que a BBC não está a deturpar nada e que o arcebispo está a falar com o que julga ser conhecimento de facto.

Se o Arcebispo de Maputo está tão convicto das suas afirmações, a sua consciência não o obriga a denunciar os tais dois países europeus para impedir que continuem a matar mais africanos? E não nos obrigará a nossa a pressioná-lo no sentido de explicar publicamente as suas afirmações?
E se ele não o fizer, não será isso crime pela lei de Deus e pela lei dos homens?
"Não levantar falsos testemunhos"

M.

SiC disse...

me parece que el arzobispo esta errado y mucho...

Carlos Serra disse...

Si, pero es necessario compreender la "logica" de su pensamento. Leya mio ultimo post.

Anónimo disse...

desculpe-me sic . Justifica porque que o arcebispo esta errado. nao venha com tu ignoracia e problematica europea. pessoas estao a morrer em Moçambique. Pessoas esta morrer por utilizar preservativos que nao serve na europa e se manda a África. queremos argumentos e nao sao afirmar por afirmar. Muitas ONgs vivem destas campanhas que movem muito dinheiro mas o importante é a vida das pessoas. Professor Carlos Serra é preciso fazer uma investigaçao sociologica como dos linchamentos. Nhaca

Anónimo disse...

Nhaca,
Sou uma pessoa que não se dá bem com a pílula nem com o chamado DIU. Por isso fui e estou obrigada a usar o preservativo. Usei preservativos na Europa por alguns anos, e há muitos, muitos anos que uso em Moçambique. Descobri o Jeito logo que começaram a vendê-lo cá. Sabe qual foi a minha experiência? Lá, muitas vezes tive acidentes. Romperam-se vários preservativos, de várias marcas. Aqui, com toda a minha sinceridade, nunca tive um só acidente. Acho que o Jeito é muito bom e que temos muita sorte de ter um preservativo bom assim tão barato.

Carlos Serra disse...

Aqui temos, então, o jeito de termos duas jeitosas opiniões sobre o jeito...Mantenhamos o diálogo sobre tema tão delicado.

Anónimo disse...

Hey..se formos a discutir preservativos bons e maus..tamos lixados pa!!! Eu pessoalmente tenho uma guerra com Jeito. Trust,para quem o conhece, eh macio e nunca rebentou comigo e em varios lances. (hic..hic..).

Mas creio que ao mencionar-se os preservativos, era para demostrar que nao eh uma questao de complo da Europa contra Africa. Eu tambem creio que essa ideia de complo eh disfuncional. Ora, Africa nao eh um continente isolado. Dai que uma doenca com a SIDA nao tem efeitos nefastos so em Africa ou para os Africanos. Nao ha Europeus, Americanos, Asiaticos ..etc..se envolvendo com os nossos musculados Africanos e as nossas BELISSIMAS AFRICANAS??

Carlos Serra disse...

Mas digam lá uma coisa: existe alguma diferença entre a crença do arcebispo e a crença das trablhadoras do sexo em Cuamba sobre os preservativos infectados?

Anónimo disse...

Na crença não existe, mas existe muita diferença na responsabilidade de tornar pública essa crença não fundamentada. E o que o arcebispo fez foi também uma acusação.

Carlos Serra disse...

Sim, tem razão. Tento agora prever o comportamento dos crentes. E as intervenções nos púlpitos.

Anónimo disse...

penso que se o acerbispo afirma terá provas, se nao as tem entao é perigoso. Senhores em Uganda se morria de sida a milhares ouve uma campanha de mudança de comportamento utilizando o metodo ABC tudo mudou. A campanha foi firme desde dop governo e apopulaçao mudar de comportamento. a infecçao que era mais 40 porcento baixo a quase 3%. por isso deviamos aprender de outros países. So quero debater uma coisa hoje em Europa é muito dificil que alguém morra de SIDA porque tem meios de assitencia.
as prostitutas que diz o Professor Serra penso que es fruto muitas vezes de crenças o de ouvir dizer mas nao posso julgar sem ter provas .

Carlos Serra disse...

Vamos, então, aguardar os acontecimento, se os houver. Não vi ainda reacção na imprensa local.

Anónimo disse...

 Perdoe-lhe Senhor, o Arcebispo não sabe o que diz: simplesmente abominável!
 Há uma forte convicção em algumas províncias do Centro e do Norte que o Jeito, se retirado do invólucro e colocado num recipiente com água, ao fim de algum tempo fica repleto de bactérias ou micróbios que, juram a pés juntos, ser a causa da SIDA. A matreirice é imputada aos Americanos; ao que parece os Europeus não quiseram ficar para trás...
Florêncio.

Carlos Serra disse...

Estamos aqui, como em outros campos, no fascinante mundo das teorias da conspiração e das causas fantásticas. Falta no nosso país um estudo em profundidade nesses campos. Daria uma bela tese. Alguém quer tentar?

Anónimo disse...

Senhores muitos de nós pedimos prudencia ontem ja temos a resposta do Arcebispo Dom Chimoio vejam no imensis
um abraço

Anónimo disse...

tirado do imensis: no entanto, a RTP África, no seu telejornal de hoje passou a gravação das palavras do bispo, que confirmam integralmente as suas acusações, que agora nega.

agora sejamos prudentes..ate ver as imagens..hehehehe

Carlos Serra disse...

Pois aí está o problema. Aguardemos que a BBC, regra geral muito segura, diga algo, se disser.

Carlos Serra disse...

Entretanto, o noticiário da RTP apresenta o desmentido do arcebispo. Conferir minha postagem.

Carlos Serra disse...

Leiam as minhas duas últimas postagens sobre o arcebispo.