06 janeiro 2009

Expressão "bandidos armados"

No "Notícias" de hoje: "Três agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) ficaram feridos na noite de ontem na cidade de Maputo numa troca de tiros com um grupo de bandidos armados. O facto registou-se cerca das 22 horas no bairro da Coop, mais concretamente na zona do cruzamento entre as ruas Almeida Garrett e Eduardo Noronha.
Comentário de Carmeliza Rosário: por email com o título "guerra em ilha urbana", a antropóloga escreveu: "achei interessante o uso da expressão "bandidos armados"".
Comentário meu: sem dúvida que é interessante, dado tratar-se de uma expressão usada pela Frelimo durante a luta armada de libertação nacional para descrever membros de grupos dissidentes e durante a guerra civil para descrever os guerilheiros da Renamo. Tenho por hipótese que a expressão foi também há dias usada, creio que pelo Salomão Moyana do "Magazine Independente" (alguém pode confirmar ou infirmar?)

2 comentários:

Anónimo disse...

Li o jornal noticias e dei uma gargalhada quando li que os nossos cinzentinhos nao consiguiram dar resposta ao ataque dos bandidos armados é caso para dizer que a nossa Policia é mesmo uma comedia... Nas esquadras sao subornados por 300 Paus, nas celas os bandidos Saiem sem deixar rastos e no confronto os nossos cinzentinhos nao aguentam afinal que policia temos?

Anónimo disse...

Sr. professor, os tiros tab se ouviram na zona do Alto Maé durante toda a madrugada. Creio que se tratava tab de troca de tiros.