07 junho 2009

Sobre o MDM em Nampula

Pedi a um assistente em Nampula que tentasse saber algo da reunião do Conselho Nacional do MDM na cidade. Eis o que me informou e que carece de confirmação:
- O Conselho Nacional do partido decidiu que o secretário-geral apenas será eleito no congresso;
- Terão sido detidas duas pessoas por actos de vandalismo no palco e na aparelhagem do local onde se realizou o comício que se seguiu ao fim da reunião;
- Cerca de 1500 pessoas terão estado no comício;
- 29 membros da Frelimo e da Renamo com cartões de membros ter-se-ão filiado no MDM.
Adenda 1 às 19:42: Deviz Simango vai ser o candidato presidencial do MDM, depois de escolhido pelo Conselho Nacional desse partido. Afirmou: "Quero ser o presidente moçambicano, para os Moçambicanos e pelos Moçambicanos" (sic). O MDM vai concorrer também nas legislativas e nas provinciais. No comício realizado esta tarde no populoso Bairro de Namicopo da cidade de Nampula, dezenas de membros da Renamo e da Frelimo com cartões filiaram-se publicamente no MDM (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30, despacho do jornalista Boaventura Macaúze).

20 comentários:

Anónimo disse...

ai, ai, ai, ai,...

se for confirmado, e existirem cartoes de membros da frelimo que desistiram de o continuar a ser...

....he, he, he, he,

desculpem,... mas...vai ter graca!

so estou a rir por antecipacao!

he, he, he, he,...

Anónimo disse...

Ta CONFIRMADO!!!

OLE, OLE, OLE OLE OLE!

e como disse o umBhalane,

"Rumo 'a Vitoria com o MDM!"

Anónimo disse...

É bom e benéfico para a nossa incipiente democracia que surjam partidos fortes e que augurem algum futuro ao invés das dezenas que apreceram e desapareceram num ápice.
Contudo é de bom tom que os líderes deste novo partido o MDM não se convençam de que está tudo feito e ganho porque meia dúzia de individuos entregaram os cartões que os vinculvam a outros partidos. A Renamo apesar de aparentemente fraca ( ou enfraquecida? )ainda deita cartas no tapete verde, tem milhares senão milhões de seguidores pelo país fora e normalamente as pessoas não mudam de convicção política de noite para o dia. A Frelimo está mais forte que nunca, bem organizada e com uma capacidade financeira invejável. Usará todos os trunfos ao seu dispor para atraír o eleitorado indeciso e arrastar os da Renamo e MDM para o seu terreiro. Caros senhores do MDM, trabalhem duro porque o que vem pela frente não será fácil!

Anónimo disse...

nunca foi facil mesmo!

ainda assim sempre trabalhamos!

que venha, o que estiver pela frente!

sera sempre bem vindo!

na superacao das dificuldades, crescemos!

Viriato Dias disse...

Felizmente, um trabalho bem feito trás sempre bons resultados. E Deviz Simango está a provar duas coisas, primeiro que é possível fazer a diferença com o trabalho, desde que a bússola desse trabalho esteja orientado para ajudar o próximo (o povo) segundo, nem sempre o nosso inimigo é o dinheiro, ensina-nos que é possível ultrapassarmos os nossos problemas com a atitude, perseverança e coragem. Aliás o segredo do sucesso é mesmo isso: coragem, saber fazer e auto-estima. Está de parabéns Deviz Simango. O país há-de lhe recompensar por toda esta diferença, seja tarde ou cedo, assim escreveu Deus em linhas tortas.

Um abraço

Anónimo disse...

caro Professor,
só quero discordar de um dos anónimos que disse que a Frelimo vai roubar os votos da Renamo e do MDM. em meu entender, somente a Frelimo e Renamo têm votos direccionados. o MDM, que é um partido novo e ainda não sabe efectivamente qual o apoio que tem, irá roubar votos da Renamo (seguramente) e de uma franja da Frelimo (jovens, intelectuais e pessoas esclarecidas apenas comprometidas com a causa nacional e que preferem não votar do que votar na Renamo, portanto, que não viam alternatova). isto é que preocupa a Frelimo. a TVM que é pública quase que não cobriu o Conselho Nacional...

Anónimo disse...

Aspectos que me pareceram menos positivos:

1. Todo o peso do MDM continua nos ombros de Deviz.
2. O Conselho Nacional, no âmbito das suas atribuições e competências, deveria ter eleito o Secretário Geral entre os membros do MDM, mas, adiou essa decisão para o Congresso.
3. Corre nos corredores do Conselho Nacional que o Secretário Geral indigitado é um dos desertores da Renamo que, caso formalize a sua candidatura noutro partido (condição para ser Secretário Geral) perderá de imediato o mandato na AR e respectivas regalias.
4. Parece-me pouco saudável que interesses pessoais se sobreponham desta forma aos do Partido.

O tempo é um bem escasso, vale ouro. Deviz precisa urgentemente de constituir, formalmente, a sua equipa, descentralizar competências e agir.

Reflectindo disse...

Caro anónimo que escreveu o seguinte:

"3. Corre nos corredores do Conselho Nacional que o Secretário Geral indigitado é um dos desertores da Renamo que, caso formalize a sua candidatura noutro partido (condição para ser Secretário Geral) perderá de imediato o mandato na AR e respectivas regalias.
4. Parece-me pouco saudável que interesses pessoais se sobreponham desta forma aos do Partido."

Desculpe-me, eu nunca ouvi isto que escreveu. Claro, não estou para dizer que sei de tudo que se trata nos órgãos do MDM e muito menos do que está na alma de cada membro. Apenas queria convidar a si e a muitos que a questão de preservar o mandato na Assembleia da República não podia ser vista como de interesse pessoal do deputado seja ele de que partido for. Um mandato na Assembleia da República é de interesse dos partidos políticos e do eleitorado em primeiro lugar e isso em todas as vertentes. Qual é o partido que não gostaria de ter algum deputado na AR? A resposta é que não há e deputados na AR é a ambicão de cada partido. Os salários dos deputados não servem nada aos seus partidos? A resposta é: servem sim senhor. Os meios não servem aos partidos? A experiência e a familiarizacão da legislacão não serve aos partidos? Será que os eleitores não gostam de ver na Assembleia da República deputados com outra postura ou seja os independentes? Eu acho que gostam sim...

Meu caro amigo, o MDM terá que apelar a paciência por algum tempo se um director provincial ou nacional de alguma coisa, um chefe na funcão pública mostrar a vontade de aderir ao partido. Claro dependendo da avaliacão dos ganhos imediatos. E, isso é de interesse do partido.

Abraco

Anónimo disse...

a esse sr ai antes do Refeletindo, o dos aspectos menos positivos:

1- deixe de tentar saber sobre os corredores do MDM.

2- procure preocupar se em segurar os seus membros, eram 1.600.000 e pelas suas palavras "meia duzia". entao agora so ficaram 1.594.000

3- se nao os segurares, o teu partido vai chamar-te de incompetente e por te na rua.

4- quando isso acontecer, podes vir tambem, MDM 'e para TODOS!

5- ao que tudo indica vamos precisar de entra 50 a 100 para assembleia, voce 'e persistente, qualidade que gostariamos de ver num partido como o MDM.

6- O MDM quer que voce cresca, tenha uma vida condigna, que o seu filho va 'a escola, que o seu pai receba tratamento medico do melhor quando necessario, e que voce acorde todos os dias sorrindo e dirigindo para o seu emprego,feliz.

7- MDM so vai conseguir isso para ti, se voce tambem quizer!

Anónimo disse...

desculpe...

ficaram so 1.599.994 membros do partido FRELIMO...

...vou falar com ministro, nao aprendi bem a fazer contas na escola!

...desculpe!

Anónimo disse...

Caro Reflectindo,

Provavelmente não me fiz entender. Vou procurar ser mais claro.

Fonte: STV, 07Jun09, noticiário da 20H00, correspondente de Nampula, em directo, ao telefone.

Disse que fontes ligadas ao Conselho Nacional apontam Mussa ou Maria Moreno como futuro Secretário Geral, cuja eleição, por razões internas será feita no Congresso.

Ora, como bem sabes, O Mussa e a Moreno vivem um dilema:

Por um lado gostariam de se filiar no MDM, DESDE QUE possam assumir funções que lhe permitam ser candidatos elegíveis para futuro mandato na AR (gostaram da passagem por lá ...o bichinho do poder).

Por outro lado, caso se filiem noutro partido, segundo o Regulamento da AR, perdem automáticamente o actual mandato (que, mesmo tendo-se desligado da Renamo, mantêm, um pouco despudoradamente, pois foram eleitos pela Renamo. Mas dignidade cada um tem a sua medida).

Assim, O Conselho Nacional, orgão do MDM com competência para eleger o Secretário Geral, não o fez, porque os candidatos (Mussa e Moreno) não estão na disposição de abrir mão das regalias inerentes ao cumprimento do mandato actual na AR.

Deste modo, se os candidatos ao lugar de Secretário Geral não se podem filiar no MDM (pois perdem mandato actual na AR), não podem ser Secretário Geral do MDM, pois, certamente, uma condição para assumir o lugar é ser membro de pleno direito do Partido MDM.

Assim sendo, Deviz continua sem Secretário Geral a quem possa delegar competências, de modo a melhor pensar e dirigir o Partido.

Como sabes, a Frelimo e Renamo estão no campo, em campanha. A falta do Secretário Geral no MDM, creio eu, enfraquece o Partido.

Deviz não pode ser bom Presidente do Partido, bom Secretário Geral, bom Presidente do Município. Tem que trabalhar com EQUIPAS FORMALMENTE constituídas.

O MDM não deveria estar refém de dois candidatos a Secretário Geral, que não avançam pelas razões que já mencionei: não se pode ser Secretário Geral de um Partido e, simultâneamente, Deputado de outro.

Um abraço

Reflectindo disse...

Caro anónimo,

Está a insistir numa coisa que eu bem expliquei no comentário anterior. Leia de novo para ver se percebe que os que mantém os seus mandatos na AR é em primeiro lugar por interesse do partido.

A tua afirmacão de que Mussa e Moreno gostariam de se filiar no MDM, DESDE QUE possam assumir funções que lhe permitam ser candidatos elegíveis para futuro mandato na AR, pode ser uma calúnia. Quando e onde é que eles afirmaram isso? Podes dizer a quem ouviste isto?

A outra afirmacão falaciosa é essa de bichinho de poder. O Prof Serra escreveu algo no post anterior a este que todos nós podemos aprender. Não podemos acusar outros de quererem o poder se nós o temos e o queremos manter e a todo o custo.

Eu acredito que Conselho Nacional do MDM encontrou formas para resolver a questão de Secretário-Geral.

Abraco

Anónimo disse...

Estás equivocado, Caro Reflectindo,

O MDM não resolveu o problema: ADIOU-O! não enfrentou o problema de frente, CONTORNOU-O, deixou para amanhã: fugiu dele, apenas. Perdeu tempo, que é escasso.

O Secretário Geral num partido tem de ser CONHECIDO, é a ele que compete "arrumar a casa". É parte muito importante, coordenador, de uma Equipa! Deviz é um bom estratéga, mas precisa duma Equipa (com capitão, SG) para a pôr em prática.

Quanto ao interesse do Partido em que Mussa e Moreno se mantenham na AR em prejuízo da eleição já do Secretário Geral do MDM.

Interesse da Renamo, não é, certamente, pois preferiria indicar outros seus membros, suplementes, para o cargo:

Interesse do MDM, só se for para "chatear" a Renamo ou infiltrar "olheiros" na actual AR.

Mas, meu caro, são pontos de vista! sem calúnia, nem menosprezo pelo MDM e seu líder.

Anónimo disse...

la na frel o SG arruma a casa.

o MDM nao tem pressa,

a casa esta bem arrumada e bonita!

MDM nao parece nada com frel e nem se quer parecer!

nao se aceita "macuacuarias e macuacuisses" no MDM.

se voce quizer concorrer para cargo no MDM, tem que saber que nao vai ser eleito se falar besteira.

esse negocio de fazer de conta que sabe enquanto nao sabe, nao funciona no MDM, isso chama-se "sindroma psico-frelimista da auto-estima".

Reflectindo disse...

Meu caro anónimo

Vamos lá ser realistas ou pelo menos um pouco realistas. Se o MDM adia a indicação de um Secretário-Geral optando até fazer isso no órgão supremo do partido, é porque de facto, o partido quer fazer as coisas duma forma diferente dos demais partidos.

No nosso país temos alguma experiência em que um SG se viu como quem arruma a casa? Eu posso dizer que o único que fez isso foi Armando Guebuza, mas todos nós sabemos do porque ele fez isso. Ele era o candidato presidencial da República e na prática ele era o Presidente da Frelimo. Mas do resto, até ninguém se lembra de tantos secretários-gerais que passaram pela Frelimo. Na Renamo nem falo, o meu conterrâneo Ossufo Momade, arruma a casa? Alguém conhece os secretários-gerais de tantos partidos que temos em Moçambique? Penso que não são muitos.

Eu penso que se o MDM quisesse apenas ter uma pessoa que ocupasse o cargo de SG já teria o feito mesmo na Conferência Constituinte. Se não fez até aqui é porque vê as coisas duma forma responsável. Não creio que o cargo esteja a espera de Mussá ou Moreno. Até ao congresso vão se identificando mais quadro que possam merecer para SG.

Sobre equipas de trabalho necessárias para um óptimo trabalho, acho que o MDM tem. O necessário é que todos ou pelo menos muitos se apostem ao trabalho. Os delegados provinciais, distritais, a liga da juventude, cada membro são mais importantes...

Quanto aos benefícios do próprio MDM por alguns deputados que eventualmente possam filiar-se ao partido, já tentei explicar no meu primeiro comentário. Não posso dizer concretamente porque não sei se a liderança já pensou nisso.

Não creio nada no “chatear” a Renamo e nem vejo isso de infiltrar “olheiros” na Assembleia da República, mas estarem lá com uma responsabilidade e fazer intervenções com responsabilidade. É bom quando eles vão se habituando da forma de intervenção deste tipo.

P.S: Mesmo eu desejava que a o MDM tivesse indicado o MDM neste último Conselho Nacional, mas isto já está ultrapassado, porque há muitas por desenvolver

Abraço

Anónimo disse...

Caro Reflectindo,

Tudo bem. Fumemos os cachimbo da paz (nada de associações com outros cachimbos).

Um abraço.
_______

Caro Anónimo,

Falar besteira ?

Lê com atenção os teus comentários. Só PESPORRÊNCIA = basófia, arrogância, frases feitas, chavões, "sabe-tudismo".

Com tanta hiper-sensibilidade, hiper-alergia ao mundo político que te rodeia (com quem, quer queiras quer não, vais ter que conviver) terás mesmo que não ter pressa (como dizes o MDM também não ter),

... porque as alergias te vão desgastar e faltarão as energias para a corrida, e,

... se no final da corrida, conseguires lugar no pódium, terás sempre que olhar para cima, onde encontrarás, vitorioso, o Macuácua, que, com auto-estima e respeito pelos Adversários, se preparou com seriedade para a prova de fundo (deu valor ao tempo, utilizou-o de forma racional, fortalecendo-se).

Continua com essa postura para com a concorrência, sem pressa (numa well): em Outubro veremos quem tem razão ?

Boa sorte

Jonathan McCharty disse...

"O disco riscado do Secretario-Geral"!

1) O que e' que o meu amigo Paunde, que muito estimo, faz como secretario-geral! E' alguem que dinamiza algo de concreto, por iniciativa propria ou nao passa de um "puppet" do Guebas!

2) Nas circunstancias de falta de tempo que o MDM, a figura do secretario-geral, nao passaria de uma distracao! Vai ser escolhido alguem competente, mas por enquanto, e com vista as eleicoes que se avizinham, "todos vao se bater por igual", o que traduz a materializacao do movimento de "grassroots" que, de facto, e' o MDM desde a sua genese!

3) Corte de comunicacoes com as regioes Centro e Norte:
Alguem ja' procurou comprovar, ha' "imagens", de facto, da tal zona de avaria/roptura da fibra optica e dos trabalhos de reparacao ora em curso??? Pelo que eu saiba, as companhias de telefonia movel foram obrigadas a utilizar plataformas integradas ao sistema da TDM e mesmo a Vodacom foi lhe negada a utilizacao do sistema de satelite que permitiria cobrir todo o pais. Entao, como se explica que, havendo avaria no "sistema comum", so' a MCEL (empresa publica) se tenha ressentido dos mesmos?? Ja' agora, na ausencia de respostas plausiveis e, partindo de imediato para o campo da "especulacao", sera' que a Frelimo esta' assim com tanto medo do MDM?? A "cabecada" do 19 de Novembro foi assim tao estrondosa??

Na inauguracao da "Bolsa de Crude" no Irao, que surgia como grande concorrente as bolsas monopolistas de Londres e Nova Iorque, houve tambem interrupcao nas ligacoes daquele pais Persa ao resto do mundo!! Alegou-se tambem a falhas da "maldita" fibra optica! Coincidencias???? Coincidencias....

4) Nesta coisa de eleicoes, os povos africanos, ja' saturados da governacao do "faz de conta", sao dissimulados, mas determinados!! Mugabe que o diga!! Mwai Kibaki que o diga!! Se a Freli ganhou as 43 autarquias e passou a cantar vitoria de barriga cheia, esperamos que em caso de derrota, tenha a decencia de nao aparecer aqui com a treta de G.U.N

5) Preparem-se para uma votacao "massiva" nestas eleicoes que se avizinham!

6) "O povo esta' cansado do regime" e....todos nos aqui, sabemo-lo perfeitamente!!

Anónimo disse...

ahhhhahh,

menospresar doi???

ja viste???

gostaste da sensacao???

"sabe-tudismo"- gostarias de ser ne??? estuda! vais ficar tambem!

aceito o desafio, encontramo-nos no podio do dia 28.

Fátima disse...

É uma questão de funções: o responsável pela imagem e marketing poderá fazer o papel de secretário geral, perfeitamente, se o quiser, com uma boa equipa. Sobre os propostos para o cargo, com todo o respeito, seria bom que não fossem aqueles que visivelmente estavam na Renamo. Alguns não deixaram nenhum legado que possa servir de inspiração. Procure-se uma pessoa com qualidade e pujança na comunicação. Que fala e diz. Recorde-se: foi pela qualidade e força da palavra que Obama foi à frente

PS: Aquele que lhe foi prometido coisas, ou que espera coisas, ou poder, por favor, não escolham. Um compromisso precoce como esses é perigoso.

Anónimo disse...

O MDM tomou a decisao correcta!
Em nao optar por um SG as pressas!
Nao deve ser prioritário para o MDM nesta altura do campeonato!
Importante é concentrarem-se nas eleiçoes que se avizinham!
é digno, que SG seja eleito num congresso!
A magan reuniao foi um sucesso, segundo os presentes,
critica e autocritica nao foram poupadas.
estamos com MDM
Legal