19 junho 2009

O salto em altura: 260 mil

O presidente Guebuza foi o primeiro a entregar o seu dossier de candidato, melhor dito, de recandidato ao palácio da Ponta Vermelha nas eleições presidenciais marcadas para Outubro. E, em lugar de fazer entregar dez mil assinaturas exigidas por lei, fez entregar 260 mil, quer dizer, 26 mais.
Estamos agora numa espécie de potlatch. Quem expôs logo à primeira 260 mil com toda a força do Estado à retaguarda, espera ansioso e curioso os momentos em que os adversários farão as suas contra-prestações. Um jogo agónico este, um jogo político, um salto em altura exigente, uma antecipação ao mesmo tempo severa e lúdica das eleições.
Vamos agora aguardar as provas de Dhlakama, Simango, Domingos, Sibindy e Viana.

16 comentários:

xicoxa disse...

Caso pra dizer a Vitoria prepara-se , a Vitoria organiza-se ( Samora Machel VS Frelimo)


tenho dito

Xicoxa

Anónimo disse...

E quando tal acontece, meu caro Xicoxa, ... é certa!

Viriato Dias disse...

Acrobacia política é o que eu considero...Em política todas as "armas", truques, etc são validas para derrotar os adversários. Dai o termo, em minha língua, para o povo eleitor "FUNGULAMASSO", ou seja, abre olho.

Um abraço

Carlos Gil disse...

foleirice

xicoxa disse...

Nao haja duvidas meu caro anonimo, o numero de assinaturas recorde acima de 260 mil, é uma revelecao clara do que a Frelimo Vs Guebas pretendem.Depois nao venha a Renamo com o coro de choros falar-nos de fraude.PORQUE essa o Povo Ja conhece......


Fico ancioso de ver o n de assinaturas da Renamo, MDN e companhia lda, outros pelos vistos vao aranjar mil e uma desculpas pra nao nos revelarem que nao so nao consiguiram o numero minimo de assinaturas exigido pelo CC, com tb os 100 paus que de certo escasseam nos cofres de muitos partidos.... Haver Vamos


Muta utwa Munho

Anónimo disse...

vejam bem a satisfacao desse xicoxa so nao matam os outros porque o ocidente esta atento deixa la pá a gente verá um dia

Anónimo disse...

Grosseira intimidação!
Não nos deixemos impressionar por esta fanfarronice, força MDM!

Anónimo disse...

Pois é irmãos com meia dúzia de funcionários e camaradas trabalhando sem parar junto dos familares, dos amigos, etc fez se uma sopa para impressionar o maralhal e passar a mensagem que o povo está com ele. Pois é.

xicoxa disse...

Tamos a espera das assinaturas da Renamo, Mdn e companhia lda e depois haver vamos e se esquecam Que sao exigidos 100 paus pra a entrada na corrida, e acabar com a xungaria dos partidinhos.....que so queriam mola da comissao eletoral.


Xicoxa

Anónimo disse...

VAMOS TODOS VOTAR!

VAMOS TODOS VOTAR!

VAMOS TODOS VOTAR!

MZ

Reflectindo disse...

Talvez eu tenha lido mal algo que até me assustara. Não era que que cada candidato devia apresentar no mínimo dez mil e máximo vinte mil assinaturas?

E se o limite máximo for esse de vinte mil, porque Guebuza viria com 260 mil assinaturas?

Não estou a duvidar das assinaturas da Frelimo, pois seja como for estão longe do nr dos seus simpatizantes. Também não tenho dúvidas que partidos como MDM, Renamo venham com assinaturas acima de 260 mil, mas acho muito desnecesário dar-se esse trabalho à CNE.

Anónimo disse...

É desnecessário, ... mas pode dar jeito a quem empresta a assinatura... que o seu nome figure na lista. Prova que desde a primeira hora esteve na linha da frente com o Chefe, para o que desse e viesse: deu a cara!
__

Anónimo disse...

Reflectindo, confirmada a autenticidade das 10 mil, a CNE pode e deve arquivar as restantes, sem sequer verificar a sua autenticidade; de facto não faz sentido tal perda de tempo.

umBhalane disse...

O que vai contar mesmo é o X das eleições, no sítio certo.

E aí, fungula masso, que nem Mr. Morgan do Zimbabué.

O resto é treta, conversa mole, folclore,...

Anónimo disse...

26 vezes mais, quer o professor dizer.

Milton Machel disse...

hehehe, um facto politico interessante este, das 26 mil assinaturas de Guebuza. Isto e uma estrategia de comunicacao ue nao deixa sombra de duvidas: PODEROSO!!! E'-0, impoe-se ou quer parece-lo? Eis as questoes.

A Luta Continua, dizem os outros...

Aquele abraco patricio, digo eu