31 janeiro 2009

Sida e curandeiros em Moçambique

De um portal brasileiro: "A epidemia da Aids se transformou em uma fonte de lucro para os curandeiros de Moçambique, que prometem recuperar a saúde dos doentes desesperados." Confira aqui. Sobre o curandeiro citado pelo trabalho, recorde esta minha postagem aqui. E se quer ver mais postagens com o tema do cura-tudo, basta escrever essa expressão no "pesquisar no blogue" (canto superior esquerdo do diário).
Adenda: sugiro-vos que leiam uma bela e docemente irónica crónica do jornalista Fernando Manuel, inserta no "Savana" desta semana, para que saibam como, por causa da opinião de um curandeiro, ele perdeu a sua primeira namorada. Aqui. Obrigado ao AM por me ter recordado a crónica.

8 comentários:

Anónimo disse...

Aconselho a leitura dum artigo do excelente Jornalista e Contista, Fernando Manuel, na sua coluna Tanglomanglo (Savana, 30/01/09, pág.7), donde, com a devida vénia destaco: …

 “Eu também já tive a minha idade de crendice. Nem poderia ser de outra forma: cresci no campo, no seio de pais e vizinhos e tios e avós que acreditavam piamente na explicação de tudo que estava fora do seu alcance da sua racionalidade pela via do sobrenatural e, porconseguinte, dos curandeiros, visto que só estes é que tinham o dom de interpretá-lo e com ele dialogar.

 “Depois despi definitivamente essa pele. Ainda fui a tempo, porque a idade e a instrução mo permitiram. O mesmo não aconteceu com os meus pais. E foi assim que perdi a minha primeira namorada, a Safira”.

O Jornalista Fernando Manuel é um exímio contista – brinda-nos semanalmente com sínteses de temas sociais profundos por ele observados ou vividos, sempre com um inteligente humor: “saber de vivência feito”.

Que dúvidas mais subsistem sobre curandeirismo e subdesenvolvimento? ….” Ainda fui a tempo, PORQUE A IDADE E A INSTRUÇÃO MO PERMITIRAM…”

AM

Carlos Serra disse...

Obrigado, tb ali e amei. Falo da história da água congelada... Por isso e apanhando a sua boleia, vou aqui inserir o trabalho na íntegra. Obrigado.

Anónimo disse...

E o Estado? A Ametramo? Onde andam? Onde anda aquele (Estado) que deveria proteger os cidad\aos mais vulneraveis? Agora quanto a Ametramo, eu acho que eles ate deviam ter um nome que os caracterizasse melhor ou seja: EUTETRAMO...
Akuna Matata

Carlos Serra disse...

Eutetramo....Bela palavra!

Anónimo disse...

Estes curandeiros, em alguns momentos, sao um instrumento de desabilizacao da saúde pública, principalmente quando estes estao numa sociedade "des-sociedada". Como as questoes de etica e liberdade de impressa deixam publicar que x ou y curandeiro cura HIV/Sida? Se estao identificados os que curam porque o estado nao os leva a provar suas capacidades? Como a mensagem de prevencao e combate a várias epidemias vai chegar as populacoes e ser acatada se há muito ruido no meio, por estes curandeiros que exercem um poder muito forte na sociedade?
Acho que devia se repensar em novos critérios de acreditacao de curandeiros.
Algumas vezes esta actidade dos curandeiros também é exercidade por algumas igrejas aqui da praca, outros a quem se devia tambem repensar nos critérios de acreditacao. Por favor, quem de direito, reveja o que andam a fazer com a sociedade? É muito difícil perceber como alguem têm poderes mágicos para a cura de doenças incuráveis? Será que mesmo alcancam a cura ou é mais uma forma de auto-emprego numa sociedade de taxas altas de desemprego onde se precisam emprendedores, mas querem-se honestos por favor.

Carlos Serra disse...

Tema complexo e delicado...

Paula Araujo disse...

O exercício dos curandeiros deveria ser controlado de forma apertada para punir aqueles que enganam os incautos, os quais, em desespero muitas vezes, recorrem aos seus serviços.

Também as suas tabelas de preços deveriam ser controladas. É inadmissível que os valores cobrados pelos serviços prestados sejam tão altos que levem os doentes a endividar-se para poder assegurar o tratamento.

Quanto ao texto de Fernando Manuel é, como sempre, delicioso e um belo retrato do quotidiano.

Paula Araujo

Anónimo disse...

Sao textos bem escritos.Eu gostaria de ter um historial de nyamussoro"curandeiro".Porque estou agora em mexico é para escrever algo sobre a dança dos nyamussoros.Se possivel os instrumentos que eles usam para kufemba.