28 fevereiro 2008

Augusto Paulino


Essa a manchete de hoje do semanário "Zambeze", dedicada ao procurador-geral da República, Augusto Paulino. Leia ou recorde aqui, aqui e aqui.

Adenda a 29/02/08: entretanto e de acordo com o "Notícias" em sua primeira página de hoje, "O Tribunal Supremo ordenou o arquivo do processo-crime número 2/2007, instaurado contra Augusto Raul Paulino, indiciado de apropriação indevida de fundos do Estado no valor de 300 milhões de meticais da antiga família, e de cumplicidade no pagamento de outros 112 milhões de meticais a um beneficiário que não apresentou os respectivos justificativos."

12 comentários:

Nelson disse...

E agora? Depois de tudo que se falou e escreveu? Afinal era mesmo arguído?

Anónimo disse...

A ser verdade isto aqui, em Mocambique devia haver eleicoes antecipadas.

umBhalane disse...

Bom, só o facto desta notícia é extremamente gratificante.

Vai a julgamento.
Muito positivo.
Valeu a pena a luta de muitas pessoas nesse sentido.

Vamos ver como vai decorrer esses julgamento.
VIGILÂNCIA.

Quanto ao calendário eleitoral, é bom mantê-lo, porque de contrário, tanto em Moçambique como infelizmente em muitos outros países, e instituições, teria que haver eleições
TODOS OS DIAS.

O que não é conveniente, convenhamos.

Anónimo disse...

Näo é uma pessoa ou um PGR que vai a julgamento, se mandou arquivar o processo do advogado que partilha com o chefe dos juízes que o iräo julgar, é o sistema político todo, o PR incluso.Pagamento a favores no julgamento Cardoso, será? Agora como fica o processo por difamaçäo movido contra o Zambeze e o Alvarito, quando ao que indica o jornal em momento algum mentiram? Agora concordo que nas condiçöes actuais a justiça popular tem estado a ser eficiente. O Magazine tem outra noticia espantosa, Paúnde (SG) manda prender jovem de 19 anos que lutou com o empregado do filho na Beira, e fe-lo por via telefónica, a ser verdade seria um duplo erro na Beira em início de eleiçöes.

Anónimo disse...

Uhmmmmmmmmmmmm!!! Swihonekile...

Anónimo disse...

Que bom que o PGR va ao banco de reus, visto que agora virou politico. Pena deste pais.
Forca que diga o contrario.

Nelson disse...

O PGR vai ao banco dos réus para uma farsa de julgamento. Vai ao julgamento para ser "inocentado" e poder daqui alguns dias aparecer na AR de "cara limpa" e poder dar o informe acerca do "estado bom" da justiça no país onde moramos eu e o Mário(o puto do bairro do Pioneiro a quem os deuses pouparam de ser linchado).
Queria era poder ter um dedinho de conversa com Paul Fauvet da AIM que por várias vezes crucificou o Zambeze.

Anónimo disse...

O facto do PGR ter sido constituído arguido, nao significa que já tem a sentenca pronunciada. deixemos o processo correr normalmente, que o réu seja pronunciado inocente ou culpado. Não se adiantem a concluír como se o réu ja fosse condenado e até haver uma decisão do tribunal, é considerado inocente; contudo, mantenham-se atentos ao decurso do julgamento e os académicos e outros curiosos, que saibam representar os que não têm condicões de poderem falar por si. Usem o papel de académicos para informar e orientar o "povo", pois se os académicos e todos aqueles que usam este blogg se lancarem com suspeitas ou porque não acreditam na justica, então os nossos académicos e outros intelectuais não estão a altura de assumir o seu papel num país em contrucão como é Mocambique.

Nelson disse...

Oh caro anónimo, o caso PGR é uma boa fonte de suspeitas pela falta de clareza que lhe é característica. São muitas as zonas de penumbras que nos levam a especular. Quanto a mim o simples facto do PGR ser acusado de seja lá do que for já é uma mancha grande para o nosso sistema de justiça.Alguns dias atrás dizia-se que havia um despacho de abstenção assinado por um PGR adjunto. O tal PGR adjunto veio dizer que o documento não tinha valor jurídico. Agora estamos diante desse espectáculo que reitero ser uma farsa. Vou na onda dos que dizem que com o julgamento se pretende "limpar o traseiro" do PGR antes dele ter que se apresentar na Assembleia da República.
Li no Allafrica essa manhã o Paul Fauvet dizendo que não houve, não haverá julgamento nenhum porque ficou provado que não houve crime nenhum e que o Zambeze está na campanha de difamação.

Anónimo disse...

Gente amiga, ultimas noticias do "Jornal Noticias", diz que o "Supremo" manda arquivar processo contra Juiz Paulino. Num acordão datado de 26 de Fevereiro de 2008, assinado por Luis Mondlane e Jose Norberto Carrilho, juizes/conselheiros, o supremo evoca uma manifesta inexistencia de objecto como fundamento para esta decisao, o processo crime nao indica quaisquer elementos de indiciação de ilicito criminal.

Isso vem mostrar o outro lado das coisas. Oque será que esta a se passar afinal de contas.

Professor Carlos Cerra já viu isso?

Qual é a sua ideia?

Carlos Serra disse...

De acordo com o texto do "Notícias", bem destacado em primeirá página, para o Tribunal Supremo não há matéria para acusar o juiz Paulino, daí o arquivamento do processo-crime 12/2007. Vamos, agora, aguardar na próxima semana a posição do semanário "Zambeze", processado pelo juiz Paulino.

Anónimo disse...

O Supremo manda arquivar nao ha materia, correcto. O mesmo supremo que tem o chefe coincidentemente partilhador de advogado com o PGR suspeito, interessante nao? Claro, nao precisam explicar que nao foi ele que 'mandou' arquivar e que o processo foi transparente como a agua, claro mas como agua turva! (Usem o papel de académicos para informar e orientar o "povo", pois se os académicos e todos aqueles que usam este blogg se lancarem com suspeitas ou porque não acreditam na justica). Sou povo e nao quero ser orientado, quer partilhar o que penso e as minhas duvidas.
Censura a chegar via recadinhos a este cantinho do professor? Nao facam la isso, nao e com censura que se resolvem problemas e deixando cada um fazer o seu trabalho como deve ser, nao? Se eu fosse academico havia de dizer que o meu papel nao e o de orientar o povo porque eu tambem sou povo e suspeitas surgem sempre que as coisas nao estao claras. Nao recordo ter lido alguem dizendo que o homem era culpado. Talvez os academicos devam discutir conflitos de interesse a serio neste pais, porque quando ficam suspeitas no ar, a coisa fica feia porque as pessoas fazem justica pelas proprias maos.