Nas próximas horas vou aqui jogar um pouco com o problema do ovo de colombo e colocar, por um lado, alguns problemas relacionados com a maneira como concebemos a crítica social neste pós-5 de Fevereiro e, por outro, avaliar as consequências políticas de determinadas posições. Naturalmente que explicarei por que razão vou usar a imagem do ovo de colombo. Mas devo dizer-vos desde já que a ideia desta série surgiu-me quando relia o sempre jovem Maquiavel de O Príncipe e lá reencontrei uma frase que re-amei: (...) por mais forte que seja o exército de que se disponha, é sempre necessário, para entrar numa província, o favor dos habitantes." Aguardem.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
O Carlos cria séries e depois deixa-nos montes de tempo à espera da continuidade...
Caro professor
O canal de Moçambiue está na eminência de ser atingido pelo ciclone IVAN,a situação é dúbia.
Neste momento está prestes a sair de Madagascar ,onde deixou um rasto de destruição e mortes.
O cenário é de incógnita quanto ao que irá acontecer quando ele reencontrar o oceano de novo.
Existem estudos que dizem que nas próximas 24h ele se dissipará;outros estudos dizem que ao reencontrar as águas quentes do canal de Moçambique se regenerará...e voltará a acelerar!
Acho muito pertinente que se veja o que se está a passar pois este IVAN já esteve em classe 4.
Não existe nenhum sinal de aviso e é necessário avisar enquanto há tempo.
Saudações fraternais.
Muito obrigado! Tenho estado atento, a Rádio Moçambique nada disse a esse respeito. E continuarei atento.
Tamanha preocupacao com mao externa e mobilizar as criancas para nao deixareem-se manipular, resta pouco tempo para coisas serias. Dizia-me uma criancao seguinte: Quero ver quem vai fazer campanha eleitoral, Glup enguli a lingua!
Enviar um comentário