27 fevereiro 2008

Valores morais

Organizada pela Frelimo, realizou-se hoje na cidade de Inhambane uma manifestação de pessoas destinada a protestar contra as manifestações violentas. Uma militante do partido disse que as manifestações violentas não faziam sentido, que era preciso educar o povo e especialmente os jovens, pois muitos não sabiam o que iam fazer às manifestações. Por sua vez, falando para mancebos que vão cumprir o serviço militar e a propósito das manifestações do dia 23, o governador da província de Manica, Maurício Vieira, disse hoje em Chimoio que era preciso resgatar os valores morais perdidos, pois era inconcebível que crianças de cinco anos andassem à procura de capim para queimar alguém, coisa que no seu tempo não acontecia, pois nesse tempo as crianças não podiam ver alguém morto (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Adenda: entretanto, leia o mais recente texto do advogado Custódio Duma, da Liga dos Direitos Humanos, com o título "Custo de vida: do baixo poder de aquisição aos protestos populares".

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito comico o discurso do governador, ainda ele precisa de continuar a estudar e entender muito bem o que sao os fenomenos sociais. Ele afz comparacao o tempo dele com o nosso nos jovens e criancas fora do contexto temporal ate espacial. Talvez ele precisa de estudar o que e o passado e o presente.
Na mesma linha limita-se em fazer comparacoes que pouco ajudam, esquecendo que a FRELIMO de hoje nao e do tempo dele, o governo respeitava e ficava atento nas preocupacoes do povo..assim que Dr. Serra mencionara aqui neste blog. Ainda ele nao consegui fazer comparacao sobre a dinamica das coisas, e ver como o governo trabalha para o bem comum, ainda exalta valores morais, o que isso de valores morais nas manifestacoes, esqueceu que ele foi um militante da FRELIMO para alcancar a independencia em Mocambique e ninguem disse que sobre valores morais.
Em suma, na procura de conquista de direitos perdidos injusticados nao ha que falar de valores morais e nem comparacoes deslocadas.

Anónimo disse...

O governador e mitico, nao ver alguem a morrer para ele e amoral, ou antimoral. Isso nao faz sentido a sair da boca de um dirigente porque ainda que ele sabe que passou nesta fase de revolta quando era crianca mas esqueceu por causa de xuxas da FRELIMO, agora amnesia dele somente lhe ajuda a lembrar de coisas contra ele proprio, os valores morais...ele nem sabe definir o que e isso.

Anónimo disse...

Afinal porque é que os nossos dirigentes sempre que se dirigem a nós so falam asneiras?

Terá passado pela "cabeça" que no "tempo dele" não havia tanto luxo para uma minoria, que a distribuição da riqueza era menos injusta,que não havia tantos ladrões e corruptosm,que quando houvesse fome era para quase todos.

Que pressupostos usou para fazer uma comparação daquelas? Devem ser os mesmos (pressupostos)que ditaram a sua elegibilidade ao cargo de Governador.