14 fevereiro 2008

Joaquim Chissano e o 5 de Fevereiro

Recebi de um dos meus leitores, o MW, um email que transcrevo na íntegra: "Sou um leitor assíduo do seu blog e gostaria de narrar um episódio que passou-se no bairro do Triunfo no dia dos tumultos em Maputo. A meio dos tumultos com a estrada barricada, pneus em chamas, surgiu em direcção à baixa vinda da zona da Costa do Sol uma comitiva de três ou quatro 4x4 escoltados por uma força policial, no carro da frente vinha o ex-Presidente da República Joaquim Chissano, este ao aproximar-se da zona das barricadas desceu do carro a frente dos guarda costas e sozinho avançou abrindo caminho com os carros a seguir-lhe, o povo este seguiu-o aplaudindo e gritando pelo seu nome. Penso que é um facto a ser analizado e discutido. Atenciosamente."
1.ª adenda às 19:01: esta história é conhecida, segundo um jornalista com quem conversei há momentos. Alguém tem mais pormenores? Por exemplo; o que quis fazer Joaquim Chissano? Falou com as pessoas? Se sim, o que lhes disse? Quanto tempo durou o diálogo? E o que sucedeu depois?
3.ª adenda às 19:05: agradeço aos inúmeros leitores que me estão a escrever emails, mandando-me informações, perguntas, reparos, análises, jornais, etc.

12 comentários:

Anónimo disse...

Professor, essa foi demais. Uma chapada de luva para os que decidiram jogar a bacia, o bebe e a agua suja, quando chegaram ao Poder nao?

Carlos Serra disse...

É, sem dúvida, uma história muito curiosa...Vamos a ver se mais alguém manda detalhes.

Anónimo disse...

uf...uf....
Ando tão cansado de lêr e relêr sobre o 5 de fevereiro ,as nuances todas e realmente é massacrante prás meninges a total falta de soluções,a nossa total vulnerabilidade perante o invisível espectro do desnorte.
Quem,como,quando tudo se resolverá?
País inventado,mais pareçe um país a brincar em que nós cidadãos vamos soletrando infantilmente,inocentemente, causas e soluções.
Não crescemos nada e somos observados como sendo uma reserva natural da humanidade.
O primeiro mundo ri-se e esfrega as mãos observando os desgovernados sem norte ,planeando o momento certo para nos empurrar para uma reserva e ele tomarem conta de tudo,tipo ºadmirãvel mundo novoª...
Surreal devaneio...
Mas afinal que idade temos?
Uf....Uf...

Carlos Serra disse...

Por agora, temos a idade da consciência crítica em amplos sectores do país...E não estou certo de que sejamos um país desnorteado, somos, isso sim, um país onde os interesses de uns não são os interesses de outros, de muitos outros. E a vida até parece que é um conflito permanente, não acha?

Anónimo disse...

Sem dúvida,mas isso só não basta.
Temos necessidade de uma estabilidade básica,aquela que constroi os alicerces duma nação,onde o desenvolvimento brota naturalmente,sólido,inteligente.
Parece-me com o passar dos dias ,que o 5 de fevereiro mais do que o gigantesco BASTA dito pelo povo,serviu também para por a nu a nossa pequenez como país independente,a nossa falta de raizes fortes fincadas ao solo pátrio e revelou sim uma arvore raquitica,doente,mal formada,sem personalidade.Uma verdadeira epública das bananas!
33 anos depois da independencia, onde está a inteligenzia ,os timoneiros,as alternativas a este cancro que é o nosso estado?
Está tudo claro hà muito tempo em relacção aos males,e agora?
Como é que vamos fazer?
Não tenho a miníma ideia de como se vai sair deste ciclone tropical...

Anónimo disse...

Depois da tempestade vem a bonanca?/Sera??
Bastas vezes sinto-me cansado de ser Mocambicano, mas recuso-me a viraar as costas a minha patria desamada, apesar da consciencia de que estamos a entrar em velocidade de cruzeiro para um buraco negro.
A Frelimo desilude-me cada dia que passa, aquela da Governadora nao lembra o diabo, chega da versao da mao extrena, vamos acordar irmaos, o povo nao sofre por falta de pao, pelo preco do chapa, sofre pela orfanidade, que sente, o desnorte que sente, quando nao ha solucao para resgatar a vida digna que merece.
Renamo e o resto da oposicao, nao podem sair da mediocridade que estao porque, nao tem referencias, nao sabem o que fazem, sao meros frustrados.
Onde ta a solucao?
Racionalidade e disciplina antes de mais, o resto vai-se seguir...
Os escritos pos super Terca Feira, inquitam porque sinto raiva de ser Mocambicano e orgulho de ter nascido nesta terra.
Quero gritar " Terra a vista" , antes que a nau naufrague para todo o sempre

Muzima( P.E.)

Carlos Serra disse...

Tenho para mim que devemos ter orgulho em sermos Moçambicanos. E tenho também para mim que os sismos sociais ocorridos não são a expressão do caos, do desarrumo social. São, antes, a expressão de uma vitalidade, de um protesto de dignidade, de uma exigência de cidadania mais inclusiva. Não tenho nenhuma hipótese - como vocês também não têem - de prognosticar o futuro. Mas as lutas sociais são o êmbolo de qualquer sociedade. E por isso a nossa está viva. Bem viva, mesmo.

Anónimo disse...

Claro que estamos vivos,senão não estarimos aqui a perorar sobre a nossa realidade.
Também não está em causa o orgulho de sermos moçambicanos,isso é inquestionável.
O que quero dizer é que neste momento revelou-se o interior do fruto.Está podre!
Camuflado de 4x4,de ostentação de riqueza,de grandes editoriais,etc...
Camuflado de pequeno empresário,kiosqueiro,etc
Pergunto;
Quem neste Moçambique permissivo, que tenha o mínimo de esperteza e connections ,não tem tirado dividendos ,se aproveitado?
O povo que saiu a rua é realmente o retrato dos deserdados...
O resto da sociedade,inclusive os que criticam,analizam,escrevem,serão capazes de atirar a primeira pedra?
O podre é enorme.Criou-se uma forma de estar muito propria.A bolada,o esquema estão instituidos.Politizado ou não o cidadão vive assim.É o homem novo!
Caro professor,não vamos escamotear A REALIDADE.Estamos num beco sem saida visivel!
Não só o estado tem de se reformar como toda uma sociedade.
Saudações democráticas

Anónimo disse...

Será que Moçambique é uma patria "Desabensonhada"? É motivo para se perguntar oque fazia o antigo Presidente naquele local, ele sabe que é perigoso estar ali, mas ao mesmo tempo sabe que Ganha pontos tambem.

Será que ele estava naquele local para realmente apurar a verdade e entender o motivo que levou aquelas pessoas a fazer auela greve? Eu acho que não, a quando do seu mandato, alguma vez ele fez uma coisa dessas, ele esta ali para mostrar que é doferente.
Quando Guebuza apareceu todos bateram palmas, agora todos o repudiam, batem palmas ao Chissano.
Não me surpreende que Chissano venha ase Cadidatar um dia, ou ele quer apenas mostrar ao Guabas que as coisas não sao como ele pensava.

Li num dos jornais electronicos agora que o chefe do estado chamou o Ministro do Interior, o Vice, o Comandante Geral e outro, de emediato na Quarta feira para que que explicassem oque estava acontecer, e deu luz verde para tomarem todas as providencias para estancar qualquer foco de manifestaçao, isso é, podem fazer tudo para que não se verifique mais "Tumultos".

Que voces acham que isso quer dizer, meu povo?

Anónimo disse...

Professor,

Queira aceitar a minha participacao neste espaco, eu que sou um ze ninguem, um mwana wa ku baliwa pa bondo (crianca que nasceu do joelho), porque eh assim que se nasce neste pais. O meu ponto eh o seguinte: Chissano nao precisa usar seja la o que for para tirar dividendos politicos. Acredito que esteve no Triunfo por mero acaso, como cidadao normal. Saiu do carro, caminhou sem medo, porque ele ensinou-nos a nao ter medo, o que ja nao acontece com Guebuza. Tudo a volta do Guebas eh tenebroso, inspira medo. Estou em crer que Guebuza vai ficar nas paginas da nossa historia como o unico presidente a quem o povo enfrentou e a quem o povo ira, de certeza, pedir contas pela governacao ruinosa deste nosso pais. Eh apenas uma questao de tempo. PERGUNTEM AOS MORTOS O PRECO DA MORTE! Lembram-se deste filme?

Carlos Serra disse...

As contruições são bem-vindas. Creio que tem razão no provável facto de que Chissano surgiu no Triunfo por mero acaso.

Anónimo disse...

Duas coisas: 1-Chissano esta proibidom de se recanditatar a presidencia, porque recebeu o Mo Ibrahim e porque a Comissao Politica jamais cometeria esse erro.
2- Evidente de que sao duas persnolidades distintas, e Chissano nao e melhor do que Guebuza, alias, parte dos efeitos so dismo socia, sao consequencia da ma governacao de Chissano.
p.s. Temos solucoes para PRESIDENTES neste pais, e o proximo criterio devera ser competencia profissional, habilitacoes literarias, honestidade e sem interesses capitalistas.
Muzima(P.E.)