26 fevereiro 2008

Egídio e o aniversário de Mugabe

O historiador Egídio Vaz mandou-me um email há dias, do qual reproduzo o seguinte: "Estou em Johannesburg a caminho de Londres. Pelos jornais leio notícias sobre o Zimbabwe. A inflação atingiu 100 000%. Um cigarro custa Z$500 000 (quinhentos mil dólares zimbabweanos). E Mugabe (na foto à esquerda) gastou para a festa do seu aniversário qualquer coisa como Z$3 000 000 000 000 (um trilião de dólares zimbabweanos) que, nos cálculos em rand, dá ZAR8 milhões (oito milhões de rands sul-africanos). Na sua festa, foram mortos centenas de bois, de cabritos e de outros animais quadrúpedes, tendo servido a ocasião para que os convidados, zimbabweanos, pudessem saborear a carne vermelha, que rareia nos supermercados. Mais, algumas crianças que nasceram na mesma data que Mugabe, foram seleccionadas nas dez províncias que compõem o Zimbabwe para passearem com o chefe da nação zimbabweana. O Embaixador Chinês em Harare ofereceu na ocasião um quadro ao Presidente Zimbabweano e disse"Vossa Excelência, o senhor é um grande revolucionário no Mundo, o melhor amigo dos chineses". Por outro lado, o secretário-chefe de Mugabe, Misheck Sibanda, disse na ocasião o seguinte: " [Mugabe é] um homem destemido e determinado; homem que luta e lutou para a libertação deste país e do seu povo do jugo colonial e neocolonial, imposto pelos países imperialistas e seus lacaios". Por seu turno, o jornal Herald, controlado pelo Estado, intitulou na manchete o seguinte: [Mugabe] Modelo de uma consistência magnânima!" Enquanto isso, a rádio pública ZBC não parou de entoar a canção revolucionária em honra de Mugabe: "Que Deus abençoe o residente Mugabe, nossa inspiração". Por seu turno, a Liga da Juventude da ZANU PF, discursando a propósito, disse: "Precisamos de dizer ao mundo que Zimbabwe está mais vibrante do que nunca, apesar do sofrimento do povo imposto pela Grã-Bretanha e seus aliados". As comemorações ocorreram sob o lema: "defendendo a nossa soberania através do reforço da juventude". Elas tiveram lugar na cidade de Beit Bridge, do lado zimbabweano do Rio Limpopo. O presidente Robert Mugabe fez 84 anos no dia 21 de Fevereiro. Notas tiradas do Saturday Star, jornal sul-africano."

8 comentários:

umBhalane disse...

O culto da personalidade, tão ao gosto de regimes de certa inspiração - Republica Popular China, Coreia do Norte - do querido líder, etc..

O comportamento desse déspota, que ainda tem muitos apoiantes em África?, mesmo em Moçambique??? é digno do mais profundo repúdio.

As práticas governamentais e sociais são em tudo idênticas às de governantes medievais, e dos maus.

Carlos Serra disse...

O quadro descrito por Egídio é, indiscutivelmente, preocupante. Mas sempre haverá quem assuma a defesa do mugabismo.

stayleir marroquim disse...

Zimbabwe está refém de Mugabe - homem que foi certamente útil na história daquele país mas que, provavelmente pelo gosto pelo poder, não acompanhou a evolução da vida em sociedade.

SM

Carlos Serra disse...

Não tanto de Mugabe quanto de um sistema de privatização redistribuidora da riqueza nacional. Há trabalhos que mostram isso de forma exemplar.

Anónimo disse...

Numa entrevista durante a festa do seu aniversário, Mugabe perguntado sobre o que achava da decisão de Simba Makoni de candidatar-se as eleições de Março, respondeu: “... as pessoas vêm até mim....venham até mim que eu vos guiarei. Makoni deve ser comparado uma prostituta…” (http://www.chofamba.blogspot.com/)
Realmente, a insanidade do papa Mugabe deve começar a fazer parte das agendas de discussão nas reuniões da ZANU PF ou então, o país está perdido.
Eu sempre pensei que Mugabe se reformasse primeiro que Fidel Castro. Aliás, sempre achei que Castro sairia da sua cadeira de presidente directamente para um caixão. Adoro a forma como ele resiste a dominância norte americana mas, adorei mais ainda, a coragem que ele teve de deixar o poder quando percebeu que não poderia guiar mais o seu povo.
Vamos lá Mugabe…Agora é tua vez! É verdade que nós te devemos a nossa liberdade, paz e todas as outras coisas que nos fazes lembrar todos os dias....Mas é tempo de passar a cadeira para outro. Vai descansar….deixa-nos elogiar-te pelas coisas boas que fizeste e não pelas más...

Anónimo disse...

Mugabe está senil. Dementes estão os seus pares regionais que o apoiam.

Carlos Serra disse...

Sim, Zenaida, ouvi também essa do "prostituto político". Mas repito: é em termos de sistema e de uma classe política que o mugabismo tem de ser pensado.

umBhalane disse...

Perfeitamente de acordo Professor.

Uma só andorinha não faz a Primavera.

E depois, há toda aquela conversa já conhecida, que o ditador até não era tão mau assim.
Maus eram os que o rodeavam.
É todo um colectivo de autocratas que está em questão - o sistema complexo de poder instalado.

Não há inocentes nestas coisas.