24 fevereiro 2008

Graça Machel em 2001

"É de medo que tentam amordaçar a verdade e as instituições feitas para servir a causa do Povo" (Graça Machel).
Em 2001, Graça Machel disse o seguinte, em homenagem à memória de Samora Machel, Carlos Cardoso e António Siba-Siba Macuácua, com texto registado no ex-jornal metical (n.º 1057 de 22 de Agosto):
"BAYETE COMANDANTES DA VERDADE E DA JUSTIÇA!
Samora, Cardoso e Siba Siba
Três homens de gerações diferentes
Três homens em trincheiras diferentes
Empunhando ferramentas diferentes
Porém o mesmo ideal: a Pátria e o Povo.
A mesma postura e a integridade, a honestidade, a entrega total e abnegada
E sobretudo a CORAGEM!
Batendo-se de peito aberto
Com as mãos limpas!
A mesma morte: instantânea, brutal, mas uma morte que vos eterniza no pedestal de honra e glória que eu construí para Homens como vós, no imaginário do meu universo de sonho.
Vejo-vos irmanados nessa capacidade de se superarem como indivíduos, ao saberem conquistar e ganhar a dimensão de símbolos que não cabem no tempo e no espaço; mais importante ainda, símbolos a que o Povo se refere quando reafirma os valores que quer ver a guiar os destinos da nação.
Pudera alguns de nós ter metade da vossa Coragem!
Mas aqui e agora vos asseguro: a revolta é tão grande que já não cabe na concha do nosso silêncio deliberadamente preservado como de ouro.
E sei, vejo e ouço centenas de milhares de vozes a exprimirem a mesma revolta.
Estamos a romper a timidez que nos tentaram impôr. Finalmente!
Sabem uma coisa?
O meu instinto diz-me que os vossos assassinos morais tem mais medo de nós do que nós deles. Os vossos assassinos morrem diáriamente uma morte lenta na indignidade e infâmia das opções que fizeram.
É de medo que tentam amordaçar a verdade e as instituições feitas para servir a causa do Povo.
Quão "gatos escondidos com o rabo de fora". É ou não é, Samora?
Já estão encurralados. Por isso não hesitam em abater quem de forma tão vertical lhes recorda quão contados são os seus dias. Por isso tanta sanha na forma como alvejam aqueles que expõem o quanto traíram o Povo que haviam jurado servir.
Não vai tardar que eles se afoguem nas ondas da ira popular.
Bayete, comandantes da verdade e da justiça!O sacrifício das vossas vidas não é, de modo algum, em vão!
O exército do Povo está a reeguer-se.
Eu vos saúdo, com admiração!"

3 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Pois é!!!!!

Anónimo disse...

Bom-dia!Tomei conhecimento da situaçao de manifestações numa reportagem de António Jamal a Antena Nacional.
Não me parece nada de grave,mas os chapeiros têm que se organizar,eles não podem não concordar com regras e de repente incitar a actos de vandalismos,porque vam,os todos ser vitimas.

E o stress de sair de casa a pensar que não se anda não se vai trabalhar.
E os doentes que não vaõ puder ir a Consulta.
SINCERAMENTE,JÁ QUE O GOVERNO ATRIBUI AOS TRANSPORTADORES A RESPONSABILIDADE DE FAZER OS CIDADÃOS CHEGAR AOS POSTOS DE TRABALHO E ESCOLA E OUTROS LUGARES AFIM...deve obrigá-los atrabalhar em ordem.Eles não podem nos prejudicar toda a hora!
Há compensação,que haja também divulgação de informação sobre as formas de se obter a tal compensação,se par exercer a catividae é preciso ter licença vamos obrigar a quem não tem a obter.
E tem mais,será que todos os transportadores estão filiados a ATROMAPA ou outras associações?Não estão,está ficar provado que o Governo negociou com um punhado deles e não todos.
E claro como o direito a associação está na constituição apsmado como algo que se faz de livre e espontânea vontade...temos ai um sério problema.

Se calhar pudessem obrigá-los a trabalhar em cooperativas.

Anónimo disse...

Mocambique tem estado envolvido na pacificacao de varios paises, onde andam os pacificadores nestas horas que o pais deles precisa? Para quando a convocacao do conselho de estado?