13 fevereiro 2008

Custódio Duma e o 5 de Fevereiro

O jurista Custódio Dumas, da Liga dos Direitos Humanos, tem no seu blogue um texto do qual extraí a seguinte passagem: "Estão revoltados contra o Estado que não cria políticas públicas inclusivas. Os adultos e os velhos já perderam a sensibilidade da indignação. Estão conformados e querem manter o pouco que organizaram ao longo desses duros anos de vida. Os jovens não. Eles não tem nada a perder, eles querem o seu espaço, querem o seu lugar. Essa revolta não é só causada pela subida do preço do pão, do combustível e do preço do chapa. Isso só veio pôr combustível na fogueira. Isso só foi o cúmulo de toda a indignação guardada no coração."

4 comentários:

AGRY disse...

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis
Bertolt Brecht

Anónimo disse...

Sou uma iniciada nos Blogs... disseram-me para consultar este e gostei muito. Refiro em particular o que foi extraído do blog do Dr. Dumas (posso saber como chego ao blog dele?).
Comoveu-me imenso a sua frase "os adultos e os velhos já perderam a sensibilidade da indignação". Comoveu-me pela sua verdade!Os velhos já não esperam nada. Muitos deles trabalharam uma vida e descontaram mais de 30 anos para a segurança social dos quais só contam os 18 anos do INSS, apesar deste ter herdado todo o património do FAST e receber os seus dividendos!
Na realidade eu tb já perdi a sensibilidade da indignação.É demasiada injustiça.

Anónimo disse...

Simples, directo, conciso. Boa análise esta.
Moçambique precisa de jovens como este na política activa - felizmente vão aparecendo. Infelizmente o sistema democrático obriga a que só através dos partidos nos quais muitos não se revêm, seja possível o exercício de cargos políticos.
Temos, nós os que já se resignaram, a secreta esperança que um dia este jovens tomem conta do país e que não se deixem deslumbrar pelo poder.

Carlos Serra disse...

É fácil: clique com o rato na parte "Isto foi só o cúmulo..".