17 janeiro 2008

E lá se foi o jacaré

Foi assim, em meio a tanta angústia humana com as cheias no centro do país: ontem, na estrada que liga Tete a Moatize, junto à ponte do Revubwe, a cerca de dez quilómetros da cidade, um jacaré fugia das cheias e, quando quis atravessar a estrada, foi atropelado por um camião. Esta a notícia que o jornalista Arune Valy, meu correspondente, me deu esta manhã.

13 comentários:

Bayano Valy disse...

Prof,
é jacaré ou crocodilo? jacaré e crocodilo são a mesma coisa? temos jacarés no rio zambeze? a notícia é interessante mesmo. um réptil a fugir das águas onde ele vive? isso já diz muito sobre a fúria das águas

Carlos Serra disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacaré
Bem, cá por mim sempre me habituaram e me habituei a dizer jacaré, lá pelas bandas do Zambeze. Mas devo confessar que não sei qual a diferença. Permiti-me, porém,deixar a referência acima, da Wikipedia. Abraço.

Bayano Valy disse...

obrigado professor.
hei-de consultar o link. acho que os nossos biólogos e veterinários deviam esclarecer-nos a diferença. sei que existe o jacaré, o crocodilo e o caimão. o caimão não existe em moçambique. resta saber ambos o jacaré e o crocodilo existem em moçambique, ou apenas um e qual?

Bayano Valy disse...

parece que é mesmo crocodilo salvo melhor opinião. fui ver no link e diz-se que o jacaré abunda na américa e o crocodilo em áfrica, asutrália e américas.

Carlos Serra disse...

"O professor Paulo Fernando Montenegro, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), responde:

Existem vários fatores que diferenciam jacarés de crocodilos, e o primeiro deles se refere à classificação desses animais, ou seja, o grupo a que eles pertencem. Isto pode ser explicado da seguinte maneira: entre os répteis, existe uma família chamada Crocodylidae, que engloba, além de jacarés e crocodilos, um "primo" destes, chamado gavial. Dentro desta família existem três subfamílias: Alligatorinae, na qual se incluem os jacarés (oito espécies); Crocodylinae, que abarca os crocodilos (13 espécies); e a subfamília Gavialinae, representada por uma única espécie de gavial (Gavialis gangelicus). Assim, podemos dizer que jacarés e crocodilos pertencem a subfamílias distintas, dentro da família Crocodylidae. Diversas características morfológicas também indicam se o animal é um jacaré ou um crocodilo: o focinho dos jacarés é largo e arredondado (forma de "U"), o que lhes permite quebrar casco de tartaruga e conchas de invertebrados, para se alimentar. O focinho dos crocodilos, ao contrário, possui uma forma muito mais estreita e pontuda (forma de "V"), indicando diferenças no tipo de alimentação em relação aos jacarés. Uma outra diferença facilmente notada diz respeito à visualização da mandíbula quando os animais estão de boca fechada. Nos jacarés, a maxila cobre praticamente todos os dentes da mandíbula, de forma que praticamente não se vêem os dentes inferiores. Nos crocodilos, alguns dentes inferiores podem ser visualizados facilmente em um animal de boca fechada. Tem-se sugerido que os crocodilos tiveram um ancestral marinho, e que durante a sua história evolutiva foram invadindo ambientes de água doce. Prova disso é que hoje algumas espécies de crocodilos apresentam glândulas especiais na superfície da língua com função de excretar o excesso de sal absorvido no ambiente. Os jacarés, no entanto, tiveram um ancestral de água doce, e, assim, são menos tolerantes à salinidade, de modo que as suas glândulas linguais não são eficientes para excretar sal. Com relação ao tamanho que esses animais podem alcançar, registros indicam que os maiores exemplares conhecidos podem atingir cerca de sete metros, como é o caso do crocodilo-do-Nilo e do jacaré-açu (que ocorre na Bacia Amazônica). No outro extremo, existem espécies nas quais o indivíduo adulto mede cerca de 1,5 metro. Na maioria das espécies, entretanto, os adultos apresentam um comprimento médio em torno de quatro metros."
__________________
Abraço!

Anónimo disse...

O que eu sempre aprendi foi que jacaré é na América e Crocodilos é em África.

Abraço

Carlos Serra disse...

Está bem...Obrigado. Perdoem a minha ignorância.

Bayano Valy disse...

nem por isso professor. estamos todos aprendendo. era só uma questão de esclarecimento,e veja como todos ficamos a ganhar. o esclarecimento do montenegro é muito rico em detalhe

Carlos Serra disse...

Ainda bem, Bayano. Se o Augusto Cabral ainda fosse vivo, certamente nos elucidaria.

Carlos Serra disse...

Bem, alguém acabou de me enviar um email a dizer que "é crocodilo que se deve dizer". Rendo-me.

Anónimo disse...

Eu chamei sempre crocojaca. assim e no meio de tanta dúvida, fico sempre certo de que se trata de uma das coisas;por isso, CROCO(dilo) + JACA(ré) = CROCOJACA.

Sir Baba Sharubu disse...

Zambeze floods - Will the crocodile attacks on humans increase ?

For the more interested readers, this recent paper has a lot of relevant information on crocodile attacks in Australia.

http://www.wemjournal.org/pdfserv/i1080-6032-016-03-0143.pdf

Carlos Serra disse...

Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!