Cheias e chuva assolam o centro do país, provocando drama e enormes estragos. Confira aqui e aqui. Há distritos isolados pelas águas, enquanto começou a evacuação forçada de pessoas em situação de risco (noticiário da Rádio Moçambique às 19.30). Veja um vídeo aqui (imagem reproduzida daqui).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
tres episodios que merecem uma reflexao profunda, que acima de tudo mostram as fraquezas do pensamento "combate a pobreza absoluta" e "deixa andar" :1) o cenarios das matriculasm escolares que repete-se todos os anos e estamos a falar de um sector chave de governacao e desenvolvemento de mocambique; 2) as cheias que poem a nu os mecanismos de gestao e coordenacao de politicas e accoes de impacto imediato, e o funcionamento de servicos sociais, sem falar da crenca nos valores de solidariedade que caracterizam "os mocambicanos"; 3) a lei eleitoral, o recenseamento eleitoral e a emissao de bilhetes de identidade, aqui podemos ver a concepcao do estado e o pensamento "politico" da almejada mocambicanidade.
parece-me que esses tres episodios, pode um bom ponto partida debater muitas coisas, dos criterios aos activismos.
Esses e outros fenómenos. Falta apenas encontrar a linha condutora que os irriga. Abraço.
Enviar um comentário