05 junho 2009

Guiné-Bissau: mais um assassinato

9 comentários:

Viriato Dias disse...

Agora resta-me saber quem será a próxima vítima? Queria de igual modo saber qual é o nome a dar a este país? Estado falhado? Enfim, estou sem palavras. País de marrabenta é que não, porque este é o nosso, Moçambique!!!

Um abraço

umBhalane disse...

N’Kosi Sikeleli Guiné-Bissau e Africa.

xicoxa disse...

Ja me referi ao caso GUINE Bissau varia vezes neste blog, m nao posso deixar de uma vez mais repudir m um assassinato naquele pais e a atitude muito passiva da comunidade internacional fase ao caminho que a GUINE BISSAU esta a trilhar.
Quanto a mim ja é Hora da cominidade internacional intervir incluindo o envio urgente dum contigente da paz das nacoes unidas e o cancelamento das elecoes gerais anticipadas previstas pra este mes.pois ja ta m do que provado que n ha condicoes pra k as mesmas sejam livres , justas e transparente

A guine bissau clama por uma ajuda urgente.

Tenho dito

Xicoxa

Viriato Dias disse...

Caro Anónimo,

Em poucas palavras queria lhe chamar atenção para um facto: que intervenha a CEDEÃO, a ONU, os PALOPs, etc, mas que não seja por via militar como deixa transparecer o seu comentário. Os problemas dos guineenses devem ser resolvidos pelos guineenses. A Comunidade Internacional pode, quanto a mim, e pela experiência daquilo que tenho acompanhado noutros conflitos, incluindo Moçambique num passado recente e o Zimbabué, só admitimos os "bombeiros da paz" para mediar, harmonizar e nunca para uma intervenção armada, porque esta trás consequências drástica previsíveis. Ainda não é o caso para tal. Pode ser que se justifique uma intervenção militar, porém, preferia que o mesmo aconteça depois de esgotadas as formas do diálogo.

Um abraço

Nelson disse...

Oh Xicoxa!
Qual comunidade internacional qual qu'e! Porque nao deixar os Guinense resolverem os seus problemas como eles bem entendem? Nao era assim que falava no caso do Zimbabwe? Nao defendiamos aqui que o ocidente nao se pode intrometer?

Anónimo disse...

votando à Maputo os que vao exibir toiletes ou outras cache mseres hoije no CCFM para o dito filme devia saber http://environnement.blogs.liberation.fr/noualhat/2009/06/-home-yab-et-les-sous.html

a pruduçao e a comunicaçao deste filme é ecologico?
XkuRah

Rui Martins disse...

Estão convidados a assistir ao Debate Público sobre o Futuro Democrático da Guiné-Bissau com Francisco Fadul, organizado pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono:
http://movv.org/2009/06/05/2%c2%aa-conferencia-mil-o-futuro-democratico-da-guine-bissau-com-francisco-fadul/

Carlos Serra disse...

Obrigado pelo convite.

xicoxa disse...

Tenho serias duvidas quanto ao argumento do governo,de tentativa de golpe de estado na Guiné, como se pode falar de golpe quando o 1 ministro e o PR interino se encotram fora do pais?
Como se pode alegar tentativa de golpe quando os ditos promotores ao em vez de serem presos e levados ao tribunal sao executados na rua ou em suas casas sem dom nem apelo?
Ademais nao vejo razao plausival pra se ententar um golpe quando estao previstas elecoes anticipadas e por sinal um deles era candidato.

Quanto a mim esta historia esta mal contada.

A GUINE ESTA SER GOVERNADA POR UMA JUNTA MILITAR liderada pelo zamora induta um homem quanto a mim responsavel pelo estado em que a guine se encontra.

continuo a achar que a Guine precisa urgente de ajuda internacional incluindo o envio dum forca das NU.

E necessario uma investigacao seria sobre as mortes na guine e a reponsabilizacao dos actores.

Tenho dito
Xicoxa