07 janeiro 2009

CC nega provimento ao recurso da Renamo, Dhlakama ameaça com desobediência civil

De acordo com o "Notícias" de hoje, o Tribunal Constitucional negou provimento ao recurso interposto pela Renamo no sentido de impugnar os resultados das eleições autárquicas. Enquanto isso, o "Magazine Independente" apresenta, hoje também, em grande manchete, o presidente do partido, Afonso Dhlakama (na imagem, votando), afirmando que não vai reconhecer os resultados, podendo "não entregar as autarquias sob sua gestão". De acordo ainda com o semanário, Dhlakama ameaça "desencadear uma desobediência civil, caso as suas reivindicações não sejam acatadas", sugerindo que "a Frelimo encete negociações políticas com a Renamo com vista a evitar uma situação política incontrolável no País" (p. 2).
Comentário: aqui temos o presidente da Renamo usando claramente o efeito queniano-zimbabweano, pensando num Governo de Unidade Nacional.
Adenda às 0:57 de 08/01/08: leia os acórdãos aqui.

18 comentários:

Anónimo disse...

Dhlakama superando-se a si proprio como sempre.

Carlos Serra disse...

Obrigado, Dário.

Anónimo disse...

...Dlakama...

Anónimo disse...

o genocidio de gaza vai ter novos horàrios com uma pausa de 3h por dia para permitir os futuros mortos beberem àgua e fazerem necessidades. fantàstico o progresso agressa

Anónimo disse...

Dhlakama só sabe duma coisa: ameaçar. É a única estratégia, a única táctica e a única medida que conheçe.

Anónimo disse...

http://fr.news.yahoo.com/2/20090107/twl-israel-suspend-ses-bombardements-sur-0a24677.html

novos horàrios das 14h as 11. silence on tue!!!

aminhavozz disse...

Aié? e va querer 'power sharing'na Beira também? Nonsense!!!

Anónimo disse...

O que é que significa "Não entregar"? Os Presidentes dos municípios de Angoche, Ilha de Moçambique e Marromeu vão se entrincheirar nos gabinetes, resistindo à entrega das cadeiras presidenciais? E depois? Os Presidentes eleitos vão deixar de tomar posse por isso? E não há a polícia para retirar os Presidentes amotinados das tais cadeiras presidenciais?

Dlhakhama seria uma piada se deste teatro que ele está a ensaiar não estivesse a expor alguns dos seus apoiantes a confrontos com as autoridades, com consequencias imprevisíveis.

Posso conjenturar que não haverá negociação. Os eleitos tomarão posse sem qualquer constrangimento.

Também pode ser uma forma de Dlhakhama dizer às famosas bases que ele está vivo, que não mudou, que continua a resistir ao marxismo, que a sua voz pode ainda ameaçar neste país.

Só que, quem ainda leva a sério as ameaças deste moribundo político?

Viriato Tembe

Anónimo disse...

Como o CC nao lhe deu razao o Sr DKACAS vai partir pra a confusao.. Tal PAI da democracia coitado da Renamo Olha sr Drakas se quiser se suicidar tal como o fez o seu amigo savimbi em angola avance com essa palhacada.

Anónimo disse...

Ninguem pode levar a serio este Sr.

Ja mostrou que nao tem estrategias nenhumas para seu partido, qe e choramingao, e acima de tudo...um mau actor de teatro.

Esse e um teatro mal ensaiado e sem qualidade nenhuma, portanto, sem publico.

Tenho e pena dos membros/simpatizantes da Renamos que venham a envolver-se nessa palhacada. Serao mais umas vitimas do desvario do acadabo Dhlakama.

Miguel disse...

Já á muito se dizia, cão que ladra não morde!!!

E mais ñ digo!

Anónimo disse...

Parece que a entrega da confortável cadeira de "prefeito" não é só um problema do Dlhakhama e de Moçambique. Vejam o que se passa no Brasil. Na minha opinião, quem perdeu deve coloborar com o vencedor, é uma questão de educação e ética
LEIAM:
Sujeira, cadeado e até cobra esperam prefeitos na posse
A falta de uma lei para regulamentar as transições de governo pelo País afora, somada a disputas políticas acirradas, especialmente em cidades pequenas, transformou a posse de diversos prefeitos em momentos de muita confusão neste início de ano. Na Bahia, teve eleito que disse ter encontrado uma cobra no gabinete. No Ceará, houve denúncia de sumiço do livro de transmissão de cargo.


O caso mais emblemático dos transtornos que essa lacuna legal pode causar deu-se em Bujari, município a 28 quilômetros de Rio Branco, no Acre. No dia 2, primeiro dia útil de trabalho, o prefeito João Edvaldo Teles de Lima (PMDB) deparou-se com o hall da prefeitura sujo de fezes, pratos com restos de comida em cima da mesa no gabinete, garrafas e lixo espalhados por todo o prédio e, em meio à sujeira, documentos públicos.

"Foi uma situação deprimente. Parecia que a prefeitura havia sido sede de uma festa de fim de ano de clube", disse o assessor jurídico da atual gestão, Gilson Pescador. Diante do cenário, o prefeito despachou debaixo de uma árvore na frente do prédio. Um mutirão foi feito para higienizar a prefeitura.

A transição foi bastante conturbada na cidade. Segundo o assessor, sacos cheio de documentos tiveram de ser guardados na delegacia. "Havia a ameaça de sumiço", afirmou. O ex-prefeito Michel Marques (PT) não foi localizado pela reportagem.

Mais curioso foi o ocorrido em Almadina (BA). O empossado José Raimundo Laudano Santos (PMDB) encontrou uma cobra debaixo da mesa ao entrar no gabinete na sexta-feira. "Não podemos acusar ninguém, mas temos certeza de uma coisa: essa cobra não entrou sozinha. Não há nenhum matagal aqui perto, tem várias portas até chegar ao gabinete e elas estão bem ajustadas", disse Dalton Luiz Almeida, assessor do prefeito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anónimo disse...

Dhlakas igual a si mesmo ... So ele mesmo para se auto-derrotar ... e com essas atitudes ele so preujudica a Frelimo ... ora vejamos ... ele esta a acelerar a sua retirada do poder da Renamo, accao esta que nao eh benefica para o partido do batuque e da Macaroca ...

PS: Dhlakas deveria ter salvo esta estrategia de desistabilizacao para as eleicoes gerais do proximo ano ... nao podemos assistir a mesma peca 2 vezes, nao tera graca ...

PS2: Professor, Mocambique nao eh Zimbabwe (Shonas e Ndebeles), Mocambique nao eh Kenya (Luos e Kikuyos), Mocambique nao eh Rwanda (Tsutsis and Hutus) - essas nacoes estao altamente tribalizadas e polarizadas, grupos etnicos pequenos nunca sao mencionados, eh por isso que eh facil iniciar comfrontos, o "inimigo" eh "facilmente" identificavel ... nos somos desde Machanganes e Bitongas, Senas e Ndaus, a Macuas e Macondes (isso sem mencionar os Rongas, Njaus, Shonas, etc, etc) ... claramente identificaveis, sim ... mas individuos que ja experimentaram os prazeres da vida, O estado da nacao eh discutivel mas a vontade de morrer por um ideal duvidoso (hoje em dia) ja nao eh

Laude Guiry (Bemvindos ao 2009)

umBhalane disse...

Pimenta na casa dos outros é REFRESCO.

Anónimo disse...

Para não diser que o pai da democracia esta maluco....É hora dele pensar em se aposentar antes que os moçambicanos façam com o seu voto nas proximas eleições.

Reflectindo disse...

Estou farto deste tipo de atitude. Se foi uma negociata com certeza a Frelimo lhe pagou em dinheiro.

Lá em Nampula é que ninguém vai se meter nessa confusão.

Anónimo disse...

Apesar de tardio o meu comentário, nao podia deixar oportunidade de fazê-lo.

Este tipo de atitude por parte do lider do Renamo não é para causar surpresa. Isto é algo que é-lhe puculiar.

Mas uma coisa é certa, as suas atitudes só beneficiam o tambor e a maçaroca. E não é com desobediência que vai conseguir o voto do povo.

Isto já começa a fartar. Sempre a mesma coisa depois das eleições. E é este que se intitula o "Pai da Democracia" em Moçambique

theface

Anónimo disse...

Este é um louco, tal é a loucura que se refugiou na bebida.

Dlakhama vai acabar como o Jonas Savimbe, nao digo necessariamente ser morto como Savimbe terminou.
O suicído esta sendo lento que ele propio se propos a si proprio e aos membros da renamo