Estruturar o campo de acção possível dos dominados: eis a tecnologia política básica de quem domina. Reduzir o impacto da acção estruturadora dos dominantes: eis a tecnologia política básica dos dominados. Tecnologia política, estratégias políticas, resistências. Um campo vasto de estudo. Mas entremos em coisas mais concretas e façamo-nos as seguintes duas perguntas: (1) que tipo de luta esteve em acto na revolta popular de Maputo? (2) quais foram as suas características? Nas próximas horas aqui deixarei uma breve resposta.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Sei que estás a fazer pesquiça no fenómeno de linchamentos. Será que existem paralelos ou pistas para melhor compreensão dos acontecimentos recentes?
Tou ansioso de seguir os teus esforços.
Um abraço
Bosse
Continuo a refelctir sobre isso, Bosses, tentarei dar conta do que irei encontrando de intersecção...Abraço!
Enviar um comentário