13 janeiro 2008

Finalmente Paulino reagiu: processo contra Zambeze/Alvarito, queixa contra Isabel

Em caixa bem destacada na sua página 9, o semanário "Domingo" de hoje diz que o procurador-geral da República, Augusto Paulino, vai processar o semanário "Zambeze" e o jornalista Alvarito de Carvalho "pelo conjunto de artigos que, na sua óptica de cidadão, ofendem a sua honra, bom nome e reputação". De acordo com o "Domingo, citando "fonte credível", Paulino vai fazer isso tomando em conta não o lugar que ocupa nem o que ocupou como juiz-presidente do Tribunal Provincial, mas unicamente "a amargura que sente" como cidadão. "Quem processa não é PGR, mas o cidadão Augusto Raul Paulino", afirma o "Domingo".
Por outro lado, o semanário diz que "o dr. Augusto Raul Paulino já meteu queixa no Conselho Superior da Magistratura Judicial contra a Juiza Isabel Rupia, "pelo pronunciamento público sobre matérias de que tomou conhecimento através da leitura do processo em que esteve envolvida na qualidade de representante do Ministério Público, tendo algumas dessas peças vindo a público no jornal Zambeze, completamente descontextualizada".
Aqui está um caso que se torna cada vez mais público e variadamente interessante: não foram apenas o "Magazine Independente" e o "Zambeze" que conseguiram acesso a certo tipo de informação classificada, mas também, agora, o "Domingo", que conseguiu saber não tanto que Paulino vai processar Alvarito e o "Zambeze", mas que já meteu queixa na Magistratura Judicial contra uma colega sua, Isabel Rupia. E meter queixa contra um (a) a colega - acontecendo tornar-se isso público - é, também, um caso que creio raro nos anais da magistratura moçambicana (corrijam-me se estiver enganado).
Aguardemos, agora, eventuais prounciamentos do "Zambeze" e de Isabel.

2 comentários:

Nelson disse...

Pena que a fonte do "Domingo" seja apenas "fonte credível" e não o próprio PGR ou melhor o cidadão Augusto Paulino.

Carlos Serra disse...

Interrogo-me sobre a "fonte credível" não é ou não foi o advogado de que fala o semanário.