04 fevereiro 2008

Chade de novo com graves problemas políticos

"Os confrontos em N’Djamena, capital do Chade, iniciados sábado de manhã, com a chegada dos rebeldes à cidade, prosseguiam ontem nos arredores do palácio presidencial, onde o chefe de Estado chadiano, Idriss Deby, continuava a resistir à ofensiva dos insurgentes, segundo informações da emissora de televisão "Aljazeera". A correspondente em N’Djamena desta cadeia de TV, com sede no Qatar, Haru Mutasa, disse na manhã de ontem que os rebeldes, que tentam derrubar Deby, estão nos arredores do palácio presidencial, que é sobrevoado por helicópteros do Governo."
Comentário: temos, assim, como que uma ampliação da zona de conflitualidade política a partir dos Grandes Lagos. Recorde o Quénia aqui, aqui e aqui.

2 comentários:

mozinovador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Um denominador comum: a existencia de individuos que querem perpetuar a sua estadia no poder. Esse parece ser um cancro em Africa, e nem todos estao dispostos a tolerar.

A revolta contra Idriss acentua-se quando ele altera a constituicao. Creio que chegou a altura de a propria uniao africana por um travao nestas praticas anti-democraticas, como a que assistimos no Quenia. Mas quem faz parte dessa Uniao Africana? Esse punhado de Gangsters, que assalta o poder e de la nao mais querem sair...so para citar alguns..Eduardo dos Santos, Robert Mugabe, Yoweri Museveni, Kadhafi, Hosni Mubarak, Ya'Ardua, Paul Kagame,Iddriss Deby, Mwai Kibaki... etc...etc.

O problema de Africa tem que ser muito bem analisado, centrando-se fundamentalmente na razao do surgimento de tantas aves de rapina..ou canibais. Sera a impunidade?

pp