O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

21 janeiro 2008

Poucos ricos comandam muitos pobres no Quénia (jornalista queniano em Maputo)

"A pobreza é o grande problema que o país enfrenta. Temos muitos pobres, de um lado e, por outro, poucos ricos que comandam o país", disse o jornalista queniano Jerry Okungu em Maputo. De acordo com o "Notícias", explicou que "de um modo geral o vandalismo intensificou nas zonas pobres, o que prova que não se trata de um conflito étnico, mas de uma luta de classes e o exemplo disso é que os manifestantes vandalizaram e roubaram nas lojas, situação que expressa o seu sentimento."
Este é um depoimento excepcionalmente importante, que desmistifica muitas visões "étnicas" e resgata uma análise que muitos políticos e cientistas desejariam estivesse enterrada para sempre: a luta de classes.
Recordo que existem múltiplas entradas neste diário sobre a crise política no Quénia. Confira, por exemplo, aqui, aqui e aqui.
Há dias, um dirigente religioso moçambicano advertiu os partidos políticos do país para o risco de uma situação como a vivida no Quénia.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home