04 janeiro 2008

Deixa-falar: Sónia entrou no debate

Acabo de verificar que Sónia Ribeiro, professora de biologia, entrou no debate sobre democracia aqui no deixa-falar.

5 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Textos curiosos! Apontam uma dificuldade básica: a origem grega da democracia, em associação com a cidade e a filosofia. Esta é a marca da democracia, recuperada pela burguesia e, posteriormente, alargada aos trabalhadores e às mulheres. A democracia grega exige participação: os cidadãos devem dialogar na esfera pública. A ideia de representação é mais recente e, como confiscação da liberdade dos homens, origina abuso de poder, aquilo que observamos actualmente no Ocidente, infelizmente.
A conquista da democracia é um processo longo e sempre em curso: a democracia nunca está garantida; conquista-se todos os dias, e o esclarecimento (formação cultural) é fundamental nessa luta permanente, muitas vezes envenenada pelo capitalismo, com o qual somos obrigados a coexistir.
Àfrica só tem essa saída: seguir o Ocidente. Outra via seria a regressão e o tempo é irreversível. O regresso ao passado africano (não ao grego clássico) pode ser uma oportunidade perdida.
Abraço

Carlos Serra disse...

Obrigado, Saraiva! Vamos a ver a continuidade do debate lá, no deixa-falar.

Anónimo disse...

Professor, Feliz 2008!

Achomos que altura de agir contra os ataques que o nosse querido professor está a receber no Blog do Dr. Patrício Langa. Ele e o seu clube deveme estar "comprados" ou estâo a tentar se vender aos que dia e noite vão desgrançando este belo e rico Moçambique. Além de insultarem ao professor, estão a insultar com filosofias a milheres de moçambicanos que clamam por habitação, comida, saúde e educação. Basta!!!

Carlos Serra disse...

Obrigado, com retribuição, pelos votos-2008!

Anónimo disse...

tou com dificuldades de perceber onde e que se passa o debate sobre o deixa andar.......

psse