08 novembro 2007

Xiconhoca

Para os que ainda se recordam do xiconhoca dos tempos da revolução, aqui fica um exemplar que o jornalista Luis Nhachote me enviou:

15 comentários:

AGRY disse...

Conheci o original
Agry

Carlos Serra disse...

Alguém anda ou andou a fazer um estudo do xiconhoca. Infelizmente não sei se o estudo já está disponível. Tentarei saber.

chapa100 disse...

os mocambicanos nao sao preguicosos, so sao independentes, assim se pronunciou um velho na ilha do Ibo ironizando o discurso do PR sobre a preguica dos mocambicanos. como diz o ditado popular, o mundo da muitas voltas.

Carlos Serra disse...

Sim, uma independência que alguns tentam não ver ou escamotear.

AGRY disse...

Tenho muitos amigos que conheceram o Xico Feio em circunstâncias muito penosas. Foi morto antes de ter vomitado toda a sua experiência macabra ao serviço da PIDE

Carlos Serra disse...

Uma vez vi-o em Tete, era um tipo enorme, transformado em torturador.

AGRY disse...

Quando da libertação dos seus comparsas teve a ousadia de, embrulhado numa bandeira portuguesa ameaçar as populações em Benfica.O seu fim, tornou-se inevitável

Carlos Serra disse...

Autêntico cipaio tornado mau e massacrador, muita gente da Frelimo foi massacrada por ele. Mas não só da Frelimo: qualquer suspeito de pensar livremente.

mãos disse...

Fala-se que o Xico Feio morreu na casa de banho...Tristeza quando se fala das actividades desse homem da PIDE DGS.

Se o estudo estiver disponivel, coloque no blog se faz favor.

Anónimo disse...

http://bolognanihil.blogspot.com/2003/12/xiconhoca-s-cria-confusao.html

Anónimo disse...

O Departamento de Informaçao e Propaganda achou necessário criar uma figura que representasse o nosso inimigo interno. Essa figura é o Xiconhoca.

Assim o Xiconhoca representa tudo aquilo que nós combatemos. Podemos dizer que ele tem uma boca de bêbado, uma orelha de boateiro, maos de açambarcador e de especulador, olhos de racista, nariz de tribalista, dentes de regionalista, pés de confusionista. O Xiconhoca é uma figura que representa todos estes males deixados pelo colonialismo, e que o Povo moçambicano está a combater.

ALGUEM ME EXPLICA PORQUE O XICONHOCA DESAPARECEU? OU SERA QUE A LUTA PARA QUAL LUTAVAMOS FOI VENCIDA? OU SERA QUE XICONHOCA VENCEU?

Nando

Anónimo disse...

A populaçao deve estar consciente que o Xiconhoca é um inimigo do Povo, é um indivíduo que tem o mesmo modo de vida do inimigo, do reaccionário, do inimigo da independência e soberania moçambicanas, é todo o indisciplinado, o corrupto, os bandidos, assassinos, ladr?es, divisionistas, regionalistas, racistas, etc.

ISTO FAZ-ME RIR!!! e chorar tambem!!

Carlos Serra disse...

Bem, há o filho do Nhoca no "Savana"...

Tomás Queface disse...

Quando as televisoes do pais irao fazer documentarios, mostrando nos o que 'e realmente xiconhoca. Acredito que ha muitos jovens que nao tem a ideia do que seja xiconhoca, eu sou um deles.

Anónimo disse...

Welcome to www.powerleveling-wowgold.com . We are a world class wow power leveling store online. We supply cheap wow powerleveling to our loyal and reliable customers. you wow gold can buy really cheapwow gold here. We have mass available stock of gold wow on most of the servers, so that we can do a really instant way of wow gold delivery. We can deliver your gold wow on power leveling the order in a short while. We are hoping to serve you and