14 novembro 2007

Direitos humanos em Moçambique não melhoraram em 2005/2006 segundo LDH

Não houve melhoria dos direitos humanos em Moçambique no período 2005/2006, o que "contrasta com o discurso de combate à pobreza e de promoção do bem estar social propalado pelo Governo e que é desiderato da Constituição da República" (p. 137) - esta uma das conclusões do mais recente relatório da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos. A primeira parte do relatório é dedicada à administração da justiça em Moçambique e contém numerosas referências a "execuções sumárias, torturas e tratamento desumano", referindo explicitamente o que chamou "esquadrões da morte". Possui um anexo com muitos estudos de casos de pessoas que sofreram sevícias e cujos depoimentos foram recolhidos pela Liga. O meu obrigado à presidente da LDH, Alice Mabota, pelo envio do relatório.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se melhorasse a Liga dos Direitos Humanos ficava irrelevante. Ou não? É preciso que os direitos humanos continuem a piorar se não a boa vida de alguns acabava.

Salvador Langa disse...

Pois é mano seu desejo era acabar mesmo com a liga para gente ficar sem saber nada.

Anónimo disse...

Diga-me Esfinge, qual deveria ser o criterio de sucesso de uma organizacao que se propos lutar, ha mais de 15 anos, pelos direitos humanos? Nao deveria ser a sua capacidade de influenciar os poderes estabelecidos na senda da melhoria desses direitos? Nao seriã, tambem, o sucesso das suas accoes de advocacia?

A USAID estaa a apoiar creio que 4 municipios no paiis. Uma forma de avaliar o sucesso desse apoio, ee mostrar como esses municipios que sao apoiados evoluiram em relacao a outros que nao sao apoiados. A USAID seleccionou um conjunto de indicadores e mede-os periodicamente e compara-os com os de outros municipios que nao sao apoiados. Se os municipios apoiados pela USAID tiverem desempenho pior, entao o apoio deve ser reavaliado, incluindo a possibilidade dos seu termino.

A nossa LDH sente-se orgulhosa de propalar todos os anos que ela ee ineficaz. Que ela ee incapaz de influenciar o Governo no sentido da melhoria dos Direitos Humanos no paiis. Afinal o que anda a fazer com os vultuosos apoios que recebe? Deve ser porque tem lideres vitalicios (Se esses lideres vitalicios estivessem em outras organizacoes teriamos os nossos DEMOCRATAS a fazer barulho neste momento.

Atente-se que este Governo que a LDH nao consegue influenciar positivamente, reage favoravelmente aa influencia de outros parceiros. Por exemplo (i) abracou a democracia multipartidaria, (ii) caminhou em direccao aa liberdade de imprensa, (iii) estaa a fazer ousadas reformas economicas, (iv) estaa a melhorar o ambiente de negocios...

Porque ee ineficaz a LDH? Porque se revela tao inapta?

Ou nao ee tao inapta assim? Ou as melhorias existem mas os acordos de financiamento que tem lhe impede de referi-los?

Os preguicosos mentais nao vao gostar destas perguntas.

Gabriel Matsinhe

SAM disse...

Caro colega bloguer,

O dia 10 de Dezembro é o Dia Internacional dedicado ao tema dos Direitos Humanos.

Depois de uma pequena procura no google, encontrei o seu blog e gostaria de lhe convidar a ser uma parte central desse empreendimento, para que todos possamos deixar a nossa marca nesse dia e, juntos, demonstrar a todos que somos Um mundo, Uma vida.

Acredito que cada um de nós, seres humanos conscientes, teremos as nossas preocupações, mais ou menos específicas, e, por isso mesmo, deveremos tentar, juntos, deixar uma marca.

Por isso, convido-lhe a ir a www.fenixadeternum.blogspot.com e ver como poderá participar dessa rede cujo que se mantém por uma única causa: a causa do Género Humano, a causa dos Direitos Humanos.

Obrigado,
Sam