Não é apenas ao nível das bandeiras de partidos políticos que a guerra das trincheiras dos ícones identitários existe.
Ao nível das operadoras de telefonia móvel a guerra das cores é bem mais intensa. As nossas cidades estão literalmente inundadas pelo azul da Vodacon e pelo amarelo/verde da Mcel. A Beira, por exemplo, está densamente azul/amarelo/verde. Em Maputo, é imponente a guerra logo à saída da cidade, palmo a palmo. Certamente também o nada e o vazio estão pejados das duas cores rivais.
Há tempos, uma leitora de um dos meus blogues escreveu o seguinte em relação à Beira:
"(...) um estranho fenómeno tem vindo a acontecer, para atrapalhar essa rotina tão minha, no trajecto entre o trabalho e a casa, noto este colorido sumir a cada dia que passa, os rosas, vermelhos, lilases, laranjas e outras cores desaparecem dando lugar a um duelo de apenas três cores que se sobrepõem a todas as outras que se deixam anular. O “azul vodacom” e o “amarelo e verde Mcel” tomam conta de tudo...Os logistas já não pintam as suas lojas nas cores habituais... Tudo está azul, amarelo e verde. Os painéis publicitários já não apresentam novidades coloridas e bem dispostas... Tudo está amarelo, verde e azul. Lojas, barracas, muros das praias, a muralha, as pensões... Tudo azul, amarelo e verde. O que foi feito do arco-íris anterior? Valerá a pena sair de casa e saber que mesmo de olhos fechados a Beira agora tem cor determinada?"
2 comentários:
o azul, esta a virar cada vez mais pra o made in mozambique, tal como e concebido pelos donos das cores de Mocambique. depois da saida do Eng, Rui Fernadnes fica cada vez mais impresso preto no branco a ideia de que o azul, e que vai servir o interesse do arco iris, e so ver Golo, saiu, do amarelinho( como diz o povo de desespero), Fernando Couto bateu a porta ao amarelinho, maior parte dos Mnisterios vem aderindo ao azulinho... As vezes e melhor ser daltonico mesmo, rpa nao reparar nas cores... abraco PSSE
prof. sobre a guerra das telefonias prefiro deixar de lado o aspecto paisagístico-estético da questão (não obstante me repugne ver as nossas cidades praticamente pinchadas de algo que certamente faria o próprio Andy Warhol subir da sua tumba e "descriar" a pop-arte. Detenho-me em alguns movimentos interessantíssimos no "business" cuja compreensão ainda não achei...por isso peço que veja o meu comentário ao meu post no meu próprio blog (Estado da Media: http://fanaticodemedia.blogspot.com). Preciso de sua luz e de outros bloguistas para perceber o que se passa. WHAT'S UP DOC?
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