29 novembro 2007

BCI: 130º lugar entre 200 bancos africanos

A revista "Jeune Afrique" (Paris) publicou recentemente um número especial com o tema "Les 200 premières banques africaines (classement 2007)" = Os 200 primeiros bancos africanos (classificação 2007). Escreveu o meu leitor Ricardo de Paris por email: "O TOP 10 é dominado pelos bancos sul-africanos. Entre os 200 só há um banco de Moçambique, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em 130° lugar. O director é Abdul Magid Osman. Angola tem quatro bancos no TOP 200 e Cabo Verde dois."
Adenda: se quer ler o trabalho e conhecer os critérios usados na classificação, abra uma conta e importe o trabalho aqui. Depois, use um tradutor online de francês/português.

6 comentários:

Bayano Valy disse...

Interessante. Quer dizer que o BCI está à frente do BIM? Que critérios foram utilizados para avaliar os bancos? Quando é que a pesquisa foi efectuada? Por quem? Seria importante sabermos isso.

Carlos Serra disse...

Infelizmente até agora ainda não pude acessar ao trabalho, creio que teria de ser assinante da revista.

Anónimo disse...

Esta a virar habito! Doutra vez saiu uma informacao referindo que determinada Universidade era a melhor do pais, mesmo sem que as outras soubessem de estudo, criterios usados para a classificacao, nem nada.

Carlos Serra disse...

Bayano: julgo ter podido finalmente acessar o trabalho da Jeune Afrique através de um programa especial. Conto poder divulgá-lo dentro de algum tempo. Abraço.

Anónimo disse...

> Provavelmente o BIM não respondeu ao inquérito e, como é norma, não entrou na amostragem.
> Florêncio

Carlos Serra disse...

Deligencio obter o comentário de um funcionário bancário sénior.