24 novembro 2007

Cabo Delgado: Estado contra curandeiros?

Lendo o Pedro Nacuo, parece que na província de Cabo Delgado o Estado persegue os curandeiros por os considerar agitadores sociais, curandeiros chamados pelas comunidades para limpar os males sociais que reinam localmente.
E tudo leva a crer que a perseguição tem um cunho político. Escreveu o Pedro: "O que está a ser mesmo difícil de compreender é que tais rusgas contra curandeiros ou feiticeiros apareçam normalmente em momentos pré-eleitorais ou politicamente quentes e sempre um pouco por todo o lado. Resta saber quem manda a quem, precisamente para fazer o quê? E parece que a perseguição tem uma conotação imediatamente política."
Infelizmente este é um tema que não está a ser abordado em profundidade na nossa imprensa. E, tanto quanto julgo saber, apenas foi referido pelo editorial do "Savana" da semana passada (p. 6) e, agora, pelo Pedro Nacuo. Será que o partido no poder, a Frelimo, entende que os curandeiros de Cabo Delgado (ou vindos do exterior) estão ao serviço da oposição? Os indicadores de Pedro respondem sim nas entrelinhas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oque é que não se politiza nesse país??? oque é que não se partidariza????