28 novembro 2007

Moçambique: baixo índice de desenvolvimento humano

"Moçambique situa-se ainda na lista dos países do mundo que registam baixos índices de desenvolvimento humano, revela um relatório ontem divulgado pelas Nações Unidas."

9 comentários:

Anónimo disse...

Em postagens anteriores chamei atencao ao Matsinhe para ter cautela sobre a sua visao de desenvolvimento do pais. E sugiria a necessidade de uma analise de outros indicadores (de bem estar) para se chegar a uma conclusao mais abrangente sobre aspectos de desenvolvimento em Mocambique.

Nao e do Matsinhe que quero falar, mas sim reagir o relatorio. Pela sua extensao a relatorio sugere-nos uma profunda analise. Porem ha dados que nos levam a comentar logo a primeira vista. Mocambique cedeu quatro lugares, isto e, baixou de posicao, agravando a sua posicao na tabela. Segundo a Lusa,
"Moçambique no posto 172 (desceu quatro lugares)" no universo de 177 paises.

Esta descida significa muita coisa. As taxas de escolaridade, os indicadores de saude e a esperanca de vida agravaram-se.

Certas questoes se podem levantar: Que beneficios reais o pais ganha com o tal propalado crescimento de 7 ou 8 porcento/ano (muito maior que o da Arica do Sul, que e de 4 porcento)? Que impactos socios economicos os mega-projectos trazem na sociedade?

Estranhamente existe o habito de pintar o pais falando de crescer, crescer, crescer. Mas pouco se fala de bem estar. Estamos a morrer de SIDA (as taxas aumentam diariamente), a Colera eclode a olhos passivos das autoridades, o acessso a habitacao condigna e quase proibitivo, o acesso a saude continua dificil.

Embora reconheca algum esforco no sentido de melhorar certos indicadores de bem estar, o pais continua a ser infeliz quando relatorios desta natureza, do (PNUD) e da Amnistia Internacional (sobre corrupcao) posiciona-nos nestas posicoes.

Mas isto tambem serve de licao para os que se encarregam na distribuicao da Economia nacional. Enquanto um polo cresce, o outro reduz a sua esperanca de vida; as taxas de escolaridade nao progridem. E que nem ser um pai com bens e ver o filho a passar fome, sem tecto para se abergar.

Espero que os economistas de mais reacoes ao relatorio.

Tavares

Anónimo disse...

> Crescemos com grandes projectos; marcamos passo sem eles.
> Outro problema: crescemos, mas não utilizarmos o rendimento adicional em melhor consumo, o tal que melhora os índices de desenvolvimento humano... para isso temos que concentrar acções no desenvolvimento do Homem globalmente.
> É tremendamente agressivo - na rádio, na televisão, nos outdoors, nos muros - o apelo ao consumismo (alcool, tabaco, telemoveis, moda).
> Infelizmente, se persistirmos em consumir mal, continuaremos a descer.
FM

Anónimo disse...

FM..voce deve ser amigo de Xaquatica!! to vendo.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Em relação à sida, não são feitas campanhas de prevenção, em particular via TV? E os tratamentos? Nada de nada?
Em relação a um post anterior: não sou contra o desenvolvimento de Moçambique. Muito pelo contrário: desejo que Moçambique saia depressa desses últimos lugares. E, para o conseguir, deve reforçar o seu Estado de Direito, de modo a que os capitais estrangeiros não explorem. A acumulação do capital é um processo longo e doloroso. Por isso, acho a nacionalidade do capital irrelevante.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Quanto à emigração africana na Europa, não se trata de tráfego humano, mas de emigração clandestina, de pessoas sem qualificações que não podem ser absorvidas pelo mercado de trabalho. Daí a reacção da Comissão Europeia...

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Peço desculpa pelo lapso: tráfico humano é mais aplicado a outras situações e geralmente existem interessados nos próprios paises europeus. Negócios escuros.

Helena Antunes disse...

É uma situação deveras lamentável. E infelizmente mais países africanos se encontram com baixo IDH.

Lancei-lhe um desafio no meu blog. Passe lá.

Abraço.

Anónimo disse...

qual nada pa!! sao so estatisticas..por aki tamos vivendo bem.

Temos muitas empresas, muita gente enriquecendo...isso de baixo indice de desenvolvimento humano so pode ser para denigri a nossa imagem, a imagem da FRELIMO o partido de VANGUARDA.

Abaixo o socialismo e viva o capitalismo.

lucas o ladrao

Anónimo disse...

Original Lucas, costuma preparar comunicados para outros lerem, quero ter um partido e tem um tom forte para produzir discursos! Economistas, como calcular crescimento sem mencionar os decrescimos resultantes do desemprego, quantos perderam os empregos nos ultimos meses por causa de incendios em Maputo, e as fabricas que pararam de produzir? Investimento directo estrangeiro, controlado, mas deve ser controlada tambem a forma como o dinheiro e usado.