22 novembro 2007

Gama: já não há fome em Moçambique

Eis uma passagem da notícia dada pelo "Magazine Independente" da visita do presidente da Assembleia da República de Portugal, Jaime Gama, ao recém-inaugurado e gigantesco Maputo Shopping Centre: "Acompanhado pelo empresário Momade Bachir Sulemane, dono do grupo MBS, Gama ficou bastante sensibilizado com o hipermercado, tendo comentado, surpreendido, que é um dado adquirido que já não há fome em Moçambique" (edição de de 21/11/07, p. 23).

15 comentários:

Anónimo disse...

Devia ter passado de Chicualacuala, Massangena, Funhalouro, Govuro etc,e depois tirar conclusões. Abraço. Jorge saiete

Carlos Serra disse...

O hipermercado é mais fresco...

Anónimo disse...

Perdoem o homem, ele esperava encontrar outra "Africa", no entanto viu tanto luxo, e pensou se na "capital" e assim entao ta redistribuido pelo resto do pais, nao importa se foi ou nao ao Xipamanine ou Maxazine, ele esteve na capital!

Anónimo disse...

Dizer babuzeiras eh um direito que assiste a qualquer um. Seja Mocambicano ou nao!

Eu tenho dito tantas..e os governantes deste pais tambem.Por isso, Gama tas perdoado...porque talvez quises-te ser simpatico!! So me resta saber se quando dizes as babuzeiras la na tuga alguem te escuta.

Abracos

Anónimo disse...

Talvez eh do camarao que este senhor comeu.Deve ter-lhe caido muito bem pa!

Oh Gama, tens razao num ha fome sim...mas na Sommershield apenas!!

Anónimo disse...

Talvez eh do camarao que este senhor comeu.Deve ter-lhe caido muito bem pa!

Oh Gama, tens razao num ha fome sim...mas na Sommershield apenas!!

Anónimo disse...

O Jaime Gama, na senda do que os seus pares políticos, aqui na Tugolândia fazem, usa palas nos olhos para só ver para um lado. O lado que lhe interessa em cada instante. Fossem eles mais lúcidos, e veriam que não era preciso ir a Maputo constatar que HÀ. fome. Bastava dar um voltinha em Lisboa e arredores para ver que na Tuga há fome. Só que dos gabinetes da Assembleia da República não se vê.
O homem imbecilizou-se tal como o seu chefe de partido.
Aliás, quem é o Gama para se pronunciar sobre o que há ou não em Moçambique? Como político e como estadista, só se devia pronunciar quando solicitado.
Abre os olhos ó GAMA!

Anónimo disse...

Vamos fazer estas contas: 1. deduzir do salário mínimo para a indústria, comércio e serviços (1.700,00 Mt, isto é, 47 euros) as despesas de chapa mensais mínimas de um trabalhador que precise de usar um transporte público para chegar ao seu local de trabalho (aproximadamente 300,00 meticais); 2. dividir o resultado (1.400,00 MZM) por 4 membros do agregado familiar, estimando por baixo. Esse é o valor (350,00 meticais, isto é, 10,00 euros) que corresponde a cada pessoa no agregado se o salário do trabalhador em casa for a única fonte de receitas do lar, devendo cobrir despesas de alimentação, saúde, educação e habitação.
Quantos trabalhadores na cidade de Maputo não estarão nessas condições? Não será fome viver a pão/farinha e água/chá?
Fátima Ribeiro

Dambas disse...

O Jaime Gama, foi tão patetico que chegou a dizer na mesma visita que nem em Lisboa havia um centro comercial com a dimensão do Maputo Shopping Center.
Haja limites para tamanha hipocrisia e vassalagem.

Anónimo disse...

"Dum homem espera-se tudo" frase um filósofo que a ignorância já não me ajuda a lembrar de nome...
"Dum politico espera-se tudo" essa já é minha...seja lá donde o político for... Gama sendo político não me suprende...eesa raça ai diz tudo para ser simpático...estamos ou não habituados com os nossos que fecham os olhos para a corrupção, criminalidade e outros males que enfermam moçambique...eu tive um breakfast e ainda terei um almoço mas moçambique tem fome sim...porque a dona Julieta ´so tem um refeição por dia... Vou até misturar as coisas porque sou um só...Quem disse que Azagaia não tem razão quando diz ou contradiz que Moçambique não é Maputo, como me parece que Gama acha...
Vou com os que acham que deve ser perdoado... pois senão teríamos que começar por crucificar os nosso que usam o mesmo vocabulário político... o vocabulário da conveniência...

nelsonleve@hotmail.com

AGRY disse...

Estive ausente, no abrigo antivírus. Em 15 dias, estranhamente, não fui socorrido ,por duas vezes do escudo que seria suposto proteger o PC
Qualquer cidadão politicamente responsável ( não confundir com responsável politico), já teria apresentado um formal pedido de desculpas ao povo moçambicano
Gama integra aquela fatia mais retrógada do País político. Ele representará um edifício, receio bem. Não imagino ,apesar de tudo, que os deputados ( à esquerda e à direita) se revejam no disparate cometido por Jaime Gama.
A sua ocacidade intelectual e politica envergonhará, porventura, quem estará próximo dele.
Num país desenvolvido, esta declaração desastrosa provocaria a imediata demissão de quem a produziu.
Num Estado faz-de-conta tudo é permitido.Até o insulto aos povos.
Gama é, sem dúvida, o paradigma acabado do mau politico que devia aproveitar a onda, e reformar-se.
Abraço
Agry

Anónimo disse...

Era importante averiguar-se se o jornalista não terá deturpado nada. É muito séria a afirmação atribuída a Jaime Gama, pois não é nada solidária para com o povo moçambicano. Dados oficiais recentes dizem que 58,5% das crianças e 49,4% dos adultos moçambicanos viviam "abaixo da linha de pobreza" em 2002/2003 (Unicef, A Pobreza na Infância em Moçambique, Uma Análise da Situação e das Tendências, Maputo, Moçambique, p. 50, citando o Inquérito aos Agregados Familiares 2002/2003)
Talvez não exista fome como "crise humanitária" tal como ela é definida, mas que muitos moçambicanos passam muita fome, nunguém pode negar.
Fátima Ribeiro

Anónimo disse...

> Jaime Gama não reparou que tinha saído de Moçambique e ... aterrado num enclave,o Oásis do DUBAI.
FM.

Anónimo disse...

Seis milhões de pessoas sofrem privação alimentar - segundo dados divulgados, ontem, pelo INE

E aquele Tuga ainda nos veio informar que ja nao ha fome. Eu ja disse para nao darem camarao a esta gente, porque no final em vez de agradecerem so dizem babuzeiras.

Anónimo disse...

Penso que Gama pode ter razão... essas coisas de relatividade...
Oque é fome para ele? Oque é fome para nós? Será que estamos a falar da mesma coisa? Me parece que não...
Oque me deixa mais irritado é oque inspirou Gama a afirmar oque afirmou....