19 novembro 2007

Segredo de Estado

O Sr. Mini Macatal Mathendja (aqui várias vezes falado) propôs a formação de um grupo de nacionalistas, de pensadores portadores de "imparcialidade política", apostados em servir, com as suas ideias, a visão estratégica de desenvolvimento do presidente Guebuza. Vários respeitáveis académicos integram a sua lista. Mas também propôs um júri, igualmente composto por vários académicos, especialistas e políticos. Para esse júri sugeriu mais três pessoas, estas problemáticas, "sob risco próprio (as convicções intelectuais desses pensadores)" (sic) do presidente, entre as quais eu. Finalmente, "num prazo razoável, em nome do país" (sic), o trabalho nacionalista da visão estratégica devia ser cumprido e, "para garantir segurança aos pensadores" (sic), as suas propostas deveriam ser consideradas "segredo de Estado" (sic), podendo "ser analisadas, a título exclusivo e secreto, pela Comissão Política do Partido Frelimo" (sic) (semanário "domingo" de 19/11/07, p. 9).

1 comentário:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar parabenisar o propietario do diario, por ter sido um dos poucos escolhidos, segundo os criterios subjectivaemnte objectivados do colunista do Domingo( desconhecemos os criterios).
A ideia ate e boa, porque estamos num Estado de governacao em que o improviso, o irracional, "e que dirige a accao de governacao.
Porem, o colunista assume uma atitude altamente excluidora na formacao desse grupo de nacionalistas, e que pode colidir exactaemnte com a ideia do nacionalismo, pois este por natureza e incllusivo.
Sobre a imparcialidade politica, se entedrmos que Mocambique subssume-se na comissap politica da Frelimo, concordo com o articulista, mas se por acaso concluirmos que imparcialidade politica e mais do que a comissao e ao desenvolvimento na perspectiva do presidenete guebuza, convenhamos, que, toda a teorizacao e conceptualismo do articulista representa uma grosseira contradicao consigo mesmo e que nao pode ser digna de ser atendida, senao respeitar o gesto, pelo mero esforco de ter gasto tempo a escrever ..
As vezes quando vejo este tipo de artigos, colunas nos jornais, pergunto-me se sao meras ideias absurdas ou antes traduzem uma forma de muitos pensaremmmmm..