30 novembro 2007

Maputo: generaliza-se geofagia?

Comer areia parece generalizar-se na cidade de Maputo: "Não raras vezes encontramos, sobretudo mulheres, a recolherem areia para posteriormente “cozinharem” e fazerem os acertos necessários para que se atinja o ponto de satisfação do consumidor. (...) Nos últimos tempos, jovens, adolescentes e até crianças têm consumido com frequência areia que, provavelmente, deve fazer mal à saúde, particularmente da mulher. Fala-se de perturbações com o estômago, útero, bexiga, enfim são dados não confirmados que julgo serem de utilidade pública, ou seja, alguém ligada à saúde devia vir a público comentar esta situação. Outros ainda vão mais longe ao afirmarem que pode estar na origem desta situação a insuficiência de ferro no organismo que, logo à priori, indica que é um problema de saúde."
Comer bolos de areia é uma prática na cidade de Maputo e já me referi a isso neste diário. No Xipamanine, por exemplo, eles estão à venda. Falta, agora, encontrar as causas.
Adenda, 17:30: um dos meus pesquisadores vai estudar o fenómeno nos próximos dias e, logo que for possível, os resultados serão divulgados aqui. Entretanto, existe uma visão médica do chamado pica, a qual pode não ter relação com a geofagia local. Confira aqui (obrigado ao Ricardo de Paris pelo envio da referência).

11 comentários:

Bayano Valy disse...

Hmmmm. este assunto dá mesmo para pensar e muito (hoje, estou com a cabeça a doer e, como pensar doi, não quero pensar muito). Recordo-me de quando era miúdo minha mãe costumava mandar-me buscar areia, mas a vermelha. E a prática era muito comum entre as mulheres grávidas, principalmente no subúrbio (onde cresci). O que hoje acontece é que houve quem viu um nicho e fez negócio.
Os meus parcos conhecimentos de biologia levam-me a crer que na composição química da areia existem alguns traços de ferro (Fe), e quero crer que o ferro é bom e saudável para o Homem.
Se a areia aparecer associada à várias doenças, bem ... isso é mesmo assunto para biólogos e quiça, agrónomos, explicarem. Posso talvez especular que com tanto bicho (micróbios, bactérias, vírus, entre outros) muitos dos solos andem contaminados (grande salto de fé, não é?

Carlos Serra disse...

Sim, tem razão quanto à areia vermelha, conheço a prática. Sim, o ferro pode ser a razão básica da procura feminina. Salvo mais abalizada opinião, estamos confrontados com a "fome específica". Agora, o fundamental é analisar a aparente generalização do fenómeno.

Bayano Valy disse...

Penso que há um fio reductor na aparente generalização do fenómeno, mas enquanto não se fizer estudos reservo o meu julgamento. no entanto posso fazer alguns questionamentos: de onde sãos as pessoas que vendem a areia? o que as motiva a fazer este tipo de negócio? quem consome essa areia? estaria o fenómeno associado à prática de vende-se tudo usual no país desde a introdução das regras do neo-liberalismo? a pobreza terá alguma coisa a ver com a proliferação desta prática?

Carlos Serra disse...

Toda uma gama de questões fundamentais. Julgo que irei estudar o fenómeno.

Anónimo disse...

Recordo-me de ter lido algures que o solo de Maputo (vermelho) é rico em ferro (Fe). Ora, as mulheres em geral e as grávidas em especial necessitam de tomar quantidades significantes deste mineral. Logo...
Aliás, quando grávida foi me dito que o corpo dá sinais sobre os elementos importantes de que necessita para o bom desenvolvimento do bebé. Assim, os "desejos" da mulher grávida teem uma razão de ser. (No meu caso foi piri-piri, que se diz conter muita vitamina A; mais tarde leite, que é rico em calcio; no entanto, eu tomava suplemento de ferro desde antes de ficar grávida).

No entanto, esse fenômeno de venda de areia é mesmo interessante. Apoio o desejo do prof Serra de fazer um estudo sobre o caso.

Carlos Serra disse...

Sim, vejam a adenda colocada há momentos. A partir de segunda-feira começa a pesquisa e espero dar conta breve dos resultados.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Já que não dá notícias, eu comento: Depois de ler a "Pica", acho melhor ver esse problema da perspectiva sociológica (crenças e práticas ancestrais, sobredeterminada por factores económicos, sociais e culturais)e não da perspectiva psiquiátrica ou médica. Além disso, certos tratamentos ligados à gravidez podem calcificar a placenta e, se isso não for detectado a tempo, a criancinha morre. Abraço

Carlos Serra disse...

Um forte abraço, Saraiva! E muito obrigado!

Anónimo disse...

Generaliza-se? Como se apurou isso?

Anónimo disse...

Estou aprocura da resposta deste fenomeno a muito tempo pois nao so as mulheres mocambicanas tem este desejo mais as sul africanas tambem,digo isto pois vivi muito tempo na Africa do sul,eu tambem comi bastante area e pedra vermelha . Gostaria muito de saber se faz mal a saude? e porque deste desejo.

Anónimo disse...

é mesmo um facto interessante e preocupante que se deve estudar pois hoje em dia aqui na cidade de maputo, esse acto de comer areia virou hábito e normal para algumas pessoas, seria bom saber se faz bem ou se realmente faz mal uma vez que a própria areia contém ferro que é necessário no organismo mas tambem as bactérias que nao ficam atraz e vi aki na net k alguma delas sao benéficas e que comer areia é saudável, isto é nao faz mal a saúde, mas penso que nao é algo confirmado, pois se realmente faz mal seria necessário divulgar isso pois a cada dia que passa as mulheres consomem mais e mais area.poque será hemmm?????????