02 fevereiro 2008

40 crianças num camião: polícia de CB fala em "rapto consentido"

A propósito das 40 crianças transportadas em condições desumanas num camião (leia ou recorde aqui, aqui e aqui), reparem bem nesta notícia de hoje da "Rádio Moçambique" (RM): "Em Cabo Delgado, a Polícia considera rapto consentido pelos pais, o caso das quarenta crianças encontradas num camião em Manica, a caminho de Tete e Maputo, onde supostamente iriam cursar o islão. Notícias de Pemba indicam que quatro pais que entregaram seus filhos menores contactaram a polícia, manifestando inquietação face à situação. Os pais contaram terem sido contactados por um desconhecido em finais do ano passado, para entrega de crianças para estudarem o islão. Como meio de garantia, houve apenas troca de números de telefone. Contaram ter pago três mil e cinquenta meticais, para as despesas com transporte aéreo e alimentação, até ao destino. Um dos país disse à polícia em Pemba, ter entregue três, dos seus filhos menores. A PRM em Cabo Delgado apela a todos os pais que tenham entregue seus filhos, a contactarem autoridades policias, administrativas e locais."
Enquanto isso, a RM também produziu este outro despacho, também de hoje: "A Associação dos defensores dos direitos da Criança e a Rede da Criança, repudiam o transporte de menores em condições impróprias, detectada em Inchope, distrito de Gondola, em Manica. Num comunicado enviado à nossa redacção, aquelas instituições apelam as autoridades de direito que esclareçam o sucedido e tomem medias contra os autores morais da ocorrência."
Comentário: este é, indiscutivelmente, um fenómeno cuja amplitude merece uma profunda investigação. Essa amplitude não pode, de forma alguma, em meu entender, ficar circunscrita às condições desumanas em que viajavam as crianças. Outros aspectos deverão ser investigados.

Sem comentários: