01 fevereiro 2008

O que é tráfico de seres humanos?

É importante que tenhamos consciência de que existe tráfico em Moçambique, tráfico do qual, em 2006, dei conta em livro. Mas o que é que o tráfico compreende? "De acordo com o Protocolo da ONU de 2000 destinado a prevenir, a combater e a punir o tráfico de pessoas, especialmente mulheres e crianças, o tráfico de seres humanos compreende "o recrutamento, transporte, transferência, amparando ou recepcionando pessoas, através do medo ou uso da força ou outras formas de coação, de sequestro, de fraude, de abuso de poder ou de posição de vulnerabilidade ou para oferta ou recebimento de pagamentos ou benefícios para obter consentimento de pessoa que tem controle sobre outra pessoa, para fins de exploração. Exploração inclui, no mínimo, a exploração para prostituição ou outras formas de exploração sexual, trabalhos ou serviços forçados, escravidão ou práticas similares, servidão ou remoção de órgãos".
In Serra, Carlos, Tatá Papá, Tatá Mamã (Tráfico de menores em Moçambique). Maputo: Centro de Estudos Africanos/Imprensa Universitária, 2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião, o problema do tráfico de pessoas tem merecido ou melhor não tem merecido a devida atenção.Não se afigura uma questão recente, mesmo porque há anos registaram-se muitos casos disso mesmo.É bom que com este caso recente se tome verdadeira conciencia da coisa. Lembremo-nos que não é direito nem dever de homem nenhum fazer uso de outro homem(por diversas vias ilicitas) para obter ganhos.