12 novembro 2008

Diário de campanha das eleições autárquicas em Moçambique (17)

1. A Frelimo parece concentrar na Beira uma parte importante dos seus esforços políticos, para aí deslocando importantes figuras do partido. Com efeito, depois de Edson Macuácua, secretário para a Mobilização e Propaganda, é a agora a vez de Filipe Paúnde, secretário-geral, trabalhar naquela cidade. Entre os seus planos, figura um encontro com régulos.
2. Enquanto isso, Daviz Simango, candidato independente, alvo permanente das críticas da Frelimo e da Renamo - alvo da Frelamo ou Frenamo, como se tornou corrente dizer -, prometeu processar todos os que o têm acusado de desvio de fundos, de nepotismo e de regionalismo.
3. A Renamo foi acusada de agredir crianças em Lichinga. Quem fez a acusação? Um porta-voz da Frelimo. Qual o resultado disso? Este: o tema serviu para criar um título vistoso no "Notícias".

5 comentários:

Anónimo disse...

Prof.
A campanha está ao rubro mas, acredito que o DLAKAMA deve estar a esfregar as mãos pois está mais que visto que ele foi comprado para colocar MANUEL PERREIRA naquele lugar.
O Homem não arrasta multidões (veja o JORNAL "MAHALA" A Verdade.O homem vai ser trucidado e cairá na desgraça que pena!!!!!

Anónimo disse...

Pena não estar perto para ver o que de fato está acontecendo. Eu ainda não consegui entender as razões que levam a Frelimo a retomar a Beira? Apenas por orgulho? Governar, de fato, duvido bastante, porque a Beira, para o partidão, é um "antro de Xiconhocas", de "reacionários", de "inmigos do povo". Com base nessa concepção, o partidão marginalizou a cidade. Agora, penso que quer retomá-la para se vingar dos próprios beirenses pela "ousadia" de terem votado na "oposição" em 2003. A prova disto está o (des)manifesto eleitoral do Bulha: não diz nada com nada!

Anónimo disse...

O Daviz devia-se candidatar as eleições Presidenciais, mas antes devia procurar parceiros internos e externos para o financiarem, pelo menos uma certeza tenho a de que venceria o lider da Renamo.

Que tal a sugestão?

Anónimo disse...

Estava ontem a assistir à RTP África em Tete quando de repente (19:35) irrompeu (pirateamento?*) a programação de uma tal SIRT (?), uma longa conferência de imprensa sobre a violência sofrida pelos militantes do Partido/Estado às mãos da Renamo, seguido de uma longa reportagem sobre a inauguração da fibra óptica da TDM em Tete (financiamento dinamarquês) e depois duas reportagens sobre as actividades dos candidatos do dito partido em Tete e Moatize. às 20:20 a RTP África voltou...

* pirateamento digo eu..não sei os acordos para a transmissão da RTP e da tal SIRT..

Anónimo disse...

Olha, eu teimo em afirmar que o dito líder da Renamo temia exatamente que qualquer dia Deviz se candidatasse à presidência da República, caso fossem respeitadas as normas da "democracia" interna do Partido. Alguns intelectuais dentro do mesmo, provavelmente, já admitiam essa possibilidade.
Acredito que era uma ameaça tanto para o partidão quanto para o partidinho. Ambos embarcaram na pregação do Urbano II da Beira (esse tal de delegado político) para a cruzada contra o Deviz, formando uma "nova aliança", como aquela entre o PSDB e o PT aqui na cidade brasileira de Belo Horizonte, para as eleições municipais.