24 novembro 2008

Beira: AM sem maioria segundo OE

Resultados de uma contagem paralela efectuada pelo Observatório Eleitoral confirmam que nenhum partido conseguiu a maioria na Assembleia Municipal da Beira. Eis os resultados: 19 mandatos para a Frelimo, 17 para a Renamo, 7 para o GDB, 1 para o PDD e 1 para o PIMO. Com base em 125 mesas de voto das 260 existentes, a contagem do Observatório deu os seguinte resultados: Deviz Simango 76086 votos, Lourenço Bulha 41386, Manuel Pereira 2863. Para a Assembleia Municipal: Frelimo 49280 votos, Renamo 45822, GDB 18207, PIMO 4108, PDD 2725 - Mozambique Political Process Bulletin 2008, Local Election Issue 15-2 November 2008. Logo que tiver acesso à versão portuguesa, aviso.
Adenda: ainda de acordo com o Observatório Eleitoral, jovens situados nas mesas de voto na Beira e em Gondola no dia 19 de Novembro, com a aparente finalidade de organizarem as bichas dos votantes, foram descobertos a enviar eleitores para outras mesas muitos quilómetros distantes, quando, de facto, estavam nas bichas certas. Chegados às outras mesas, naturalmente que lhes foi dito para regressarem para donde tinham vindo. Pessoas mais idosas decidiram não regressar às mesas de origem. Este processo parece ter sido organizado, mas não está claro por quem e com que propósito (mesma fonte).

10 comentários:

Anónimo disse...

deviz simango pode vir a perder o mandato, se, o orçamento por chumbado pela renamo e frelimo.
ouvi ontem um porta-voz da frelimo na stv a dizer que a lei e´clara.
mas nao tou a ver os beirenses a sair a rua para votar de novo,

Xiluva/SARA disse...

Campanha típica dos frelos para despistar.

Carlos Serra disse...

Falso, caro anónimo. Pode é acontecer serem necessárias eleições antecipadas.

Salvador Langa disse...

Xamuáli, sempre tem gente que vive no tapete e só sabe pensar aquilo que chefe pensa no primeiro andar.

Reflectindo disse...

Alguém sabe como encontrar a lei de que o frelimiano se referiu?

Anónimo disse...

Se a assembleia for dissolvida as eleicoes repetem-se apenas para a assembleia de acordo com a Lei revista em 2007, na anterior sim, dissolvia-se presidencia e assembleia, assim nao passa be bluff porque uma nava eleicao pode ser prejudicial a FRENAMO uma vez novas aliancas podem concorrer e ganhar essa dupla.

Carlos Serra disse...

Confirmo aquilo que diz em relação à lei.

megat disse...

your blog very beautiful and more info ,make me excited. Congratulation!!

Reflectindo disse...

Muito obrigado anónimo pela explicacão. Beira torna-se cada vez mais interessante na história política de Mocambique

Anónimo disse...

Se algum distraído da FRENAMO cometer tal desgraça seria um suicídio político para os dois ou ainda não perceberam que Beirense não leva desaforro para casa e não dá segunda chance.
Confiaram muito na suposta fragilidade de Deviz e deu no que deu, agora terão a ousadia de inviabilizar a sua governação?
A melhor estrategia para ambos seria:
FRELIMO tentar puxar Deviz para suas fileiras prometendo e dando apoio incondicional a sua governação
RENAMO realizar o tal congresso que o Quelhas solicita, escorraçar o líder injectar sangue novo e resgatar a figura de Deviz de volta ao partido
senão temos uma assenbleia com maioria do GDB como já disse Beirense não permite que se brinque com a sua alma

Zeca M.