26 novembro 2008

Segundo BPPM: podem ser verdadeiras algumas histórias da Renamo

Há coisas a ler no mais recente Boletim sobre o processo político em Moçambique. Por exemplo, sobre o obscuro GDB da Beira, de repente colocado na ribalta política. Ou sobre histórias da Renamo que podem ser verdadeiras, através destes exemplos:
"Em conversas pós-eleitorais, militantes da Felimo em comemoração, confirmaram pelo menos algumas das histórias macabras da Renamo acerca das eleições. Num caso, um jovem da Frelimo disse ter votado 4 vezes. Questionado como o teria feito, disse que quando chegou à mesa de voto da assembleia, foi reconhecido pelo presidente da assembleia que lhe deu 4 boletins de voto, em vez de apenas um. Em Gaza, militantes Frelimo num município cidade admitiram ter efectuado pagamentos de 500 Mt ($ 20) a delegados do partido Renamo, para que eles ficassem ficar longe das urnas, e o nosso correspondente relata que, na verdade, havia poucos delegados Renamo em assembleias de voto. A Frelimo fez também pequenas doações de 100-200 Mt ($ 4-8) à Igreja e a líderes tradicionais que trouxessem suas congregações em grupos de voto. E, num comício no último dia de campanha, um funcionário da Frelimo disse à sua audiência que os computadores usados nas eleições iriam registar todos os que não votassem a favor da Frelimo."

16 comentários:

Martin de Sousa disse...

E o ilustre Prof. Serra é capaz de confirmar se toda a gente da tal congregação religiosa votou na Frelimo? Havia alguém na urna a confirmar em quem se votava (se sim é grave). O tal jovem era mesmo da Frelimo? O tal jovem votou mesmo 4 vezes e as 4 na Frelimo?

Que a Renamo tenha levado sova é um facto, mas querermos dar um cunho "científico" as lamúrias dlhakamianas também é demais.

Anónimo disse...

"Pensamos que os académicos moçambicanos e as organizações não-governamentais devem acordar do seu já longo sono político e questionar os factos políticos à sua volta, sob pena de serem constantemente instrumentalizados para a legitimação de processos maliciosamente gizados para garantir a prossecução de determinadas agendas políticas ocultas", escreveu o Sr. director do Magazine independente, Sr.Salomão Moyana.

Xiluva/SARA disse...

Faltou ao Moyana dizer que é preciso ainda estudar a arrogância dos que gostam de sovar.

Unknown disse...

S. Moyane, Não descordo, mas aminha preocupação é a FRELIMO sempre ganhar por vias faudolentas com conhecimento do RENAMO mas este último só se limita a reclamar no fim, porque não mudam de estratégia? passam a apresentar provas, flagrarem, pararem de falar e fazerem mais!... meus irmão a derrota redonda da RENAMO explica-se pela sua falta de coesão e arrogância do Dlakama que tornou esta formação política numa propriedade pessoal chega de enganar o povo você RENAMO.
quanto a gaza, os militantes "confessos" só podem ter recebido essas moedas para afirmarem tais mentiras porque em Gaza a RENAMO não faz nada é por isso que nem na assembleia esta provícia não tem nenhuma representatividade por parte deste, ficando condenado a acções do belo prazer dos seus adversários! reconheçam duma vez...

Aos sovadores, ah!.. esses sim devem ser estudados talvez o façam com ideia de depois serem promovidos já que sabem que o oposto é sempre perdedor. como é que se explica que nos Municípios sobre sua governação venham a perderem cilindradamente? porque é que não usaram o herário público ja que é tão fácil assim para fazerem o que a Frelimo fez? irmão, porque é que tudo isso não aconteceu para com o D. Simango na Beira? há muitas perguntas que podemos formular. a verdade é que a as justificações da RENAMO esão sempre relacionadas com as derrotas nunca com uma vitória se quer!... infelizmente é lamentável o Dlakamismo a que está sujeita a RENAMO........... eu chamo um estudo ciêtífico sim, à RENAMO e Dlakama

Anónimo disse...

Ha coisas interesantes nestas costatacoes...se o voto e secreto como pode se afirmar k as ditas pessoas votaram na frelimo e nos seus candidatos quem viu as tais pessoas...,seguramente a fonte k traz isso a ribalta é capaz de trazer os nomes e todos os dados para k a justica seja feita e seja reposta a verdade eleitoral para o bem da nossa democracia...se nao for possivel fazer isso vamos evitar lancar fofocas porque a fofoca em nada ajuda para o desenvolvimento de uma nacao

Afonso Dlhakama é uma pessoa que merece uma atencao muito especial deste os sociologos,psicologos,psiquiatras...se calhar ate procuradores porque o k ele anda a dizer toda a sociedade deve ajudar o nosso palhacao eleitoral o grande palhaco...,a politica e feita dia pos dia a frelimo sta bem estruturada celulas comites d zona distritais,cidades,central,comisao politica e todos estes orgaos tem tido encontros regulare estao update ao contrario de afonso dlhakam k fica a brincar com seus miudos a cabra cega e a frelimo passa sempre a frente porque esta com os olhos bem abertos e com alto sentido de responsabilidade politica.

Julio Mutisse disse...

São estas coisas que muitas vezes me preocupam. É ter o blog de um respeitadíssimo sociólogo cá do burgo a dar eco a certas coisas que deviam antes ser estudadas.

Concordo com o Martin e com todos que questionam se trazer pessoas de Massingir em camiões garante a quem os traz votos para si e seus candidatos. O voto é secreto. Se admitimos isso, temos que admitir que, por exemplo, eventualmente o Daviz tenha ganho na Beira com o apoio dessas massas trazidas de não sei onde por outros acreditando que votariam em si.

É uma tolice auténtica.

Anónimo disse...

A coisas são assim meus ilustres irmaos: há muitos e comprovados casos de fraude desde as eleicoes de 1994. Muitos foram gritantes. Mas a Renamo abusa da teoria e toca a ver fraude em todo o lado. Mas depois os camaradas esticam ao máximo o abuso das perdizes com a maxima satisfacao. Eles querem que o discurso cole para sempre para que as fraudes sejam consideradas apenas coisas das perdizes. Entao o que parece defintivamente nao é. Os camaradas sempre sabem o que fazem e por isso morrem de riso ao ver certas perdizes a embarcar no seu discurso interesseiro.E depois eles os camaradas bem que queriam ver silenciadas todas as vozes discordantes. É a história do único macaco que tinha um olho no reino dos macadoscegos.
(Observador atento)

Anónimo disse...

Para grandes analistas o problema agora não é de ganhar eleições,mas sim o nível de desorganização do processo por parte do STAE e CNE o que vai acontecer em que nos proximos tempos todos partidos vão querendo viciar esses orgãos eleitorais para ganhar e isso é triste para o futuro da democracia em nosso país.

Eu e mais outros intelectuais acreditámos que se o processo eleitoral em moçambique funcionasse como processo normal com pessoas comprometidas com a defesa do povo e o futuro da democracia em moçambique os partidos estariam batendo em pé de igualidade. Agora o cenário actual da Frelimo é acabar com a oposição para garantir a corrupção instalada ha anos de governação máfiada.

Reflectindo disse...

Caros Martin, Sitói e Júlio, uma coisa é desorganizacão da Renamo e outra é fraude. Uma coisa não tem nada a ver com outra e acho que é isso mesmo juridicamente.

Os donos dos votos são os partidos e muito menos a Frelimo e Renamo, e, muito menos se realizam eleicões intencionalmente para se votar na Frelimo ou Renamo.

Houve fraudes nestas eleicões? Parece que sim e pouco a pouco estamos sabendo de casos gritantes, isto a partir de observadores. Os senhor acima devem saber disso. Sim há gente a exibir isso e eis: "Some Renamo stories may be true


In post-election discussions, celebrating Frelimo militants have confirmed at least a few of Renamo’s horror stories about the election. In one case, a young man in Frelimo said he had voted four times. When asked how, he said when he reached the polling station table he was recognised by the president of the polling station and given four ballot papers instead of one.


In Gaza, Frelimo militants in one town admitted paying 500 Mt ($20) to Renamo party delegates to stay away from the polls, and our correspondent reported that indeed, there were few Renamo delegates in the polling stations. Frelimo also gave small gifts of 100-200 Mt ($4-8) to church and traditional leaders who brought their congregations in groups to vote.


And in a rally on the last day of campaigning, a Frelimo official told his audience that the election computers would record anyone who did not vote for Frelimo." AWEPA, Boletim n0 16 de 26 de Novembro.


Dizer que é dando lista dos infractores ao meu caro Sitói que eles serão responsabilizados pelo crime eleitoral é quer nos enganar. Será que o Sitói nunca ouviu do Albuquerque da Beira? Alguma vez o Sitói foi a Pereira dos Lagos para dizer que deixar livre um criminoso do tamanho é um escândalo para o partidão?

Meu caro irmão Chacate

Quanto a questão de desorganizacão nao vejo que seja motivo para fraude. Eleicões nao podiam precisar de delegados partidários para se evitar fraudes. Todas as fraudes são da responsabilidade da CNE e STAE que deviam responder judicialmente. Gostaria de discutir muito sobre isto.

Quanto ao voto de Gaza ir mais que 90 % para a Frelimo, precisa duma boa análise. Nao acredito que seja porque a Renamo nao faz nada em Gaza. Como essa Renamo faria? Será que é porque a Frelimo faz muito em Gaza que noutros noutras províncias? Vamos reflectir juntos!

Volto e nem tempo para rever o texto

Nelson disse...

caros Martin Sousa e Jorge S. e todos outros que compartilham a mesma visao, me chamem acolito do Dr Serra se quiserem que nao me importo com isso. No "head" do DIARIO DE UM SOCIOLOGO, se algum de vcs ja o leu, entre outras coisa vem escrito que " Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão"
UM POUCO DE TUDO CAMARADAS!!!! PLEASE!!!
Detesto a mania de que tudo tem que vir estudado, analisado ao mais rigoroso rigor academico( Sorry pela redudancia). Aqui vem um pouco de tudo. Vem oque a nossa impressa oficial nos nega e por ai em diante.
Cabe a quem poder e quiser estudar, estudar ao que lhe interessar. Nao acho justo "apedrejarem" o diario por ecoar alguma informacao. Se reparardes e com atencao, essas "fofocas" que carecem de analise, estudo academicamente profundos sao apresentados se mencionando as fontes. Please nos deixem ouvir oque se fala por ai.

Anónimo disse...

Volto aqui: esses srs como o de Martins, sabem bem o que dizem: peões menores dos camaradas, sua função é apenas essa, afzer barulho do aprtidão, pregar o conformismo e afugentar o pensamento contrário com a história da prova científica. Por isso o pai de Simango (e outros) pagou bem cara a diferença nas balas dos camaradas que hoje querem que o pessoal veja nos seus espelhos a cara inocente da pureza e da democracia.Olho neles, irmãos.
(Observador atento)

Nelson disse...

Ok voltei. Aos senhores Martin e companhia o titulo do post diz: Segundo BPPM: podem ser verdadeiras algumas histórias da Renamo. Oque o "coitado" do Dr Serra(a quem procurais calar)faz 'e "citar" o Boletim. Nos convida a ler o boletim e posso apostar que nenhum de vcs se deu a massada de ir ler o boletim antes de vir ca com essa historia de que "certas coisas que deviam antes ser estudadas"
As perguntas que fazeis "se trazer pessoas de Massingir em camiões garante a quem os traz votos para si e seus candidatos" "se toda a gente da tal congregação religiosa votou na Frelimo?" "se havia alguém na urna a confirmar em quem se votava" "se o tal jovem era mesmo da Frelimo" "Se o tal jovem votou mesmo 4 vezes e as 4 na Frelimo"...etc..sao perguntas pertinentes e elas so surgem porque "um respeitadíssimo sociólogo cá do burgo" tem um blog onde sem cencura nos tras um pouco de tudo. "Come on" ilustres analistas. Vamos ser um poukinho tolerantes. As vezes da vontade de vos aranjar uns nomes feios do tipo "peões menores dos camaradas" que so a boa educacao me proibe

Anónimo disse...

Vamos rogar a suas excelências não as provas científicas do que Azagaia canta mas as do assassinato de Uria Simango, irão ver. Fica tudo no burgo.

Nelson disse...

"E o ilustre Prof. Serra é capaz de confirmar..."
Tem o "ilustre professor" obrigacao de confirmar oque ele cita?
Quem o diz 'e o boletim e nao o Dr. Serra. Custa perceber isso? Se alguem tem que confirmar seja la oque for 'e o boletim, isso dependendo da forma com apresenta a informacao.

Xiluva/SARA disse...

Nelson, Julio S e Martins são uma mesma pessoa que pode aparecer ainda com outros nomes. A gente precisa desses bons compinchas lol, só não gostam quando a gente lhes dá na mesma moeda. São como os votos que somem ou mudam de forma: irrefutaveis. Cá estaremos camaradas a luta continua.

Nelson disse...

Oh Sara, para mim nao me interessa que eles sejam a mesma pessoa ou duas diferentes. Isso nao esta em causa alias nem posso provar que sejam a mesma pessoa. Apenas exijo que esses camaradas sejam coerentes. Antes de exigirem analises, estudos deviam estudar suas posicoes. Aposto que nem leram o Boletim que o Dr. Serra cita. Nem perceberam que nao 'e o Dr. Serra que o diz. Exigem que se estude, analise antes de se citar seja la oque for. Deve ser por isso que a RM andou e anda falando muito pouco sobre as eleicoes em alguns pontos do Pais. Devem estar a Analisar, estudar.