* Deviz liderava confortavelmente na Beira, o padre Latino da Renamo também no Gurué.
* Em Gondola havia equilíbrio entre os candidatos da Frelimo e da Renamo.
* Moreno em Cuamba e o edil da Renamo em Angoche devem perder para os candidatos da Frelimo.
* Em Maputo, Namburete da Renamo tem 25% do eleitorado.
* A associação JPC, que só concorre para a Assembleia Municipal de Maputo, tem uma votação assinalável na cidade de cimento, roubando votos à Frelimo e à Renamo.
* Não há oposição nos subúrbios de Maputo.
* Na Matola houve fraca afluência às urnas, Nhancale da Frelimo lidera.
* A abstenção nacional é menor do que em 2003, mas deverá situar-se entre os 45-50%.
Adenda 1 às 7:25: em despacho de Arune Vali da Rádio Moçambique, há momentos: de 41 mesas das 260 da cidade da Beira, em resultados parciais, Deviz Simango tinha 11.846 votos, Lourenço Bulha 7016 e Manuel Pereira 301. Para a Assembleia Municipal, a Frelimo lidera com 5611, a Renamo tem 2708 (não estou certo de ter ouvido bem este dado). O jornalista afirmou que nasceu uma nova força política, o Grupo para a Democracia da Beira, com 1420 votos.
Adenda 2 às 7:32: fiquei com a sensação de que alguns locutores da Rádio Moçambique estavam esta manhã menos isentos, com uma certa e sistemática pressa em dizerem que a Frelimo está em vantagem "em quase todas as autarquias". Em relação à Beira, por exemplo, um locutor falou em "ligeira vantagem" de Simango em relação a Lourenço Bulha da Frelimo, o que não é verdade.
Adenda 3 às 7:41: Renamo muito próxima da Frelimo na contagem dos votos parciais em Mocímboa da Praia (Rádio Moçambique).
Adenda 4 às 7:54: nenhuma referência está a ser feita à abstenção.
Adenda 5 às 7:55: a luta parece renhida entre a Frelimo e a Renamo em Quelimane.
Adenda 6 às 9:12: dois milhões e setecentos mil eleitores estavam inscritos. Falta conhecer a taxa de abstenção. Províncias com maior número de autarquias (5): Nampula, Zambézia e Gaza.
Adenda 7 às 9:13: grande abstenção na Matola.
2 comentários:
Matola dos pobres fortes enchentes todo o dia ate as 18.00 pessoas queriam votar impedidas por serem ja 18.00h.
Isto é resultado do fraco candidato que a Frelimo apresentou e a inexistência de alternativa por parte de toda a oposição. Já era de esperar. h
Enviar um comentário