29 novembro 2008

Os académicos de Mazanga (3)

Prossigamos mais um pouco mais esta série.
Escrevi, no número anterior, que Mazanga (na imagem) percebeu que estava em jogo, também, uma porta inteligentemente aberta pelo adversário: a porta da paralização da Renamo, da sua fragmentação antes das eleições legislativas e presidenciais de 2009.
Vamos lá desenvolver o argumento, com pequenas hipóteses.
É de todo o interesse da Frelimo ao mesmo tempo desunir e decapitar a Renamo. Desunir no sentido de as contradições surgirem e agudizarem-se naturalmente no seio deste último partido; decapitar no sentido de arruinar politicamente o seu líder, Afonso Dhlakama. Por hipótese, o sonho final, o fecho da abóboda, é uma espécie de Unita moçambicana barata, sem recurso a muitos expedientes custosos, uma Renamo/Unita que se esboroe interiormente feita metástase. A Frelimo sabe muito bem que Dhlakama é um adversário de respeito, um adversário que tem apoio popular. Tenho uma fórmula perversa: Dhlakama é a Renamo, sem Dhlakama a Renamo eclipsa-se. É esse, algumas vezes na história, o destino dos percursos cesaristas e dos partidos cesarizados.
Ora, os resultados das eleições autárquicas e, em particular, o fenómeno Deviz Simango na Beira, trouxeram à tona um problema aparente: não há diálogo dentro da Renamo, o seu presidente é autista, os outros não podem falar salvo para dizerem sim, Senhor Presidente. Perder eleições é sempre um problema, especialmente quando perdemos a possibilidade de acesso a recursos de poder vitais (municípios têem muitos recursos de poder).
Os manifestos dos intelectuais condenados por Mazanga - dados a conhecer na imprensa - são, creio, um exemplo da dificuldade de diálogo dentro da Renamo. Não podendo falar dentro, falam fora, colocam na praça as contradições. Mais: um deles discute mesmo com uma colega sua na blogosfera. E alguém que julgo ser da Renamo colocou neste diário, em comentário anónimo, a indicação de que Mazanga tem uma barraca.
Discutir publicamente os problemas de um partido - como o ANC fez durante algum tempo e acho que continua a fazer - é salutar, é um indicador claro de democracia, de liberdade.
Mas é, também, um exemplo claro de fragmentação, de ruína, de corpo à deriva, facilmente aproveitável pelos adversários. E tão mais quão a Frelimo surge publicamente monolítica, sem fissuras, unida quase sempre na voz do rival retórico de Mazanga: Edson Macuácua.
Ora, o que fez Mazanga, que, por hipótese, não desdenharia ser um dia o sucessor de Dhlakama? Deu uma chapada castrense nos colegas do triângulo das Bermudas e pôs-se do lado da ala fundadora, dura, da Renamo, protegendo Dhlakama contra o que considera serem os vírus oportunistas do partido. Melhor: os hackers.
A cúpula da Frelimo passa a vida no terreno. A cúpula da Renamo passa a vida no desterreno desta Maputo sedutora, cheia de escritórios ar-condicionados, de cosmopolitismo, de jornais, de tvs, de preguiça proteica.
(continua)

14 comentários:

Anónimo disse...

Coloco uma pergunta: há reuniões regulares no partido Renamo? Alguém da Renamo sabe responder?

Anónimo disse...

Professor relativamente a barraca de Mazanga é verdade ele tem uma barraca na Zona de Urbanização, entrada da paragem de Xilepfane, um dado curioso, um amigo meu recebeu uma chamada de um vizinho de Mazanga dizendo para ele ir até la (Barraca de Mazanga)testemunhar com seus proprios olhos Dhlakama bebendo e pagando vinho a quem aparecesse por lá. Achei rediculo que uma figura pública tenha se exposto até esse ponto.

Anónimo disse...

Na renamo nao há reunioes nenhumas.
As reunioes que se fazem é apenas entre o Dlakhama e os capangas do gabinete.
Ivone Soares, Mazanga Gania entre outros fofoqueiros!
na renamo nao ha nada!

é verdade sim o que o anonimo diz.
Ele tem bebido la até as tantas da madrugada.
Ele ja nao é lider, é um alcoolico desesperado.
Dlakhama ja era!

Mazanga nao lhe pode abandonar, pois quem financiou a barraca dele foi dlakhama com dinheiro do partido.
triste situaçao dentro da renamo

Ivone Soares disse...

Ilustre anónimo, respeito o seu desapontamento, mas agradecia que não me rotulasse com termos como esse que usou. Obrigada

Xiluva/SARA disse...

Estou incondicionalmente ao lado da Ivone. O que se está a escrever é grosseiro e cobarde, os autores ficam no anonimato. Não haverá Professor uma maneira de evitar este tipo de comentários feios e repelentes?

Anónimo disse...

Cara Ivone com todo o respeito ponha a mão na consciência e faça um review a todas as baboseiras que a sra já veio a público dizer, acha que não está susceptível de ser rotulada de todas as maneiras enm termos muito feios?, terá a sra bases para afirmar tudo o que diz ou só diz tamanha estupudez pq política faz-se assim do seu ponto de vista?
ser porta voz ou propagandista requer muito cuidado sobre o que vamos trazer a público, portanto minha cara se não estudou vá a escola que ainda é muito nova, se foi a escola então está na altura de ir fazer um mestrado ou doutoramento tire o seu pé da lama por favor minha cara.

Abraço

Anónimo disse...

O anonimato é um direito dentro de um estado de direito!
Penso que todos que por aqui passam, apenas comentam deixam as suas pistas, que servirao de certa forma para uma analise.

Nao é mentira, tudo que se escreve!
Vergonha é o que essas mesmas pessoas como a Ivone, Mazanga,entre outros actores passivos activos e ate na clandestinidade estao a causar ao partido renamo!

Essa é que é a grande verdade!
Acredito que se estivessem a fazer o bem para a maioria, a sociedade, lhes ficaria grata! como assistimos em todos os blogs.

Deixem as pessoas expressarem-se!
A censura! era no tempo do monopartidarismo, hoje somos livres de expor as nossas ideias e pensamentos, desde que nao ultrapassemos dos limites da boa educaçao.

As verdades sao para ser ditas!
Doa a quem doer, dizia Emilio Quebuza.

É NA VERDADE O QUE ELES REPRESENTAM NA RENAMO

ANONIMO CONSCIENTE!
COM O DIREITO DE SER ANONIMO!

Anónimo disse...

Ser porta voz, nao é fazer transparecer aquilo que Ivone e Mazanga fazem.
Transmitem insegurança. odio, rancor e até algumas vezes ma educaçao!

A Ivone, gosta de SHOW OFF, disso tos nos sabemos.

É nesse tipo de criaturas - porta vozes que a soeciedade vai confiar?
Ou ter confiança?
Ora vejamos!

-primeiro diziam que Davis nao era da Renamo. ERA DO PCN.
- Depois, Davis ja era da renamo, segundo ele propio o disse, (tenho as minhas quotas em dia e sou portador do cartao).

- Era candidato da renamo
-depois nao era
depois era
-depois nao era e ate que foi expulso. isto é:
Atençao! a maneira do dlakhama dos capangas e dos lambotas do conselho Nacional da Renamo´.
Contrariando os estatutos do partido, por isso, os verdadeiros membros responsaveis do C.N, nao se fizeram presente nesta cabala macabra!

Afonso Dlkahma, por insegurança, medo da sombra do Davis, Ivone Soares Mazanga, foram as pessoas mais hosties ao Eng Davis, Ivone versus Mazanga, participaram em reuniao de conspiraçao contra o Eng Davis.
Bateram palmas, dançaram...querem saber onde?

Durante a campanha, Dlakhama, telefonou a Davis para conversarem, mas este, diplomaticamente, mandou-lhe fumar, falava ate em negociaçoes! Veijam so!

A palhaçada nao para por aqui.
Depois desta marcante derrota e vitoria do Eng. Davis,

Mazanga vem dizer a STV que Davis nao foi expulso da Renamo.

Ivone esta no grupo de preparaçao que vai pedir desculpas ao Eng Davis.
é isto normal?
é isto correcto?

Nao sei em que faculdade ela passou!
segundo se ouve! ela quase que nunca frequentou as aulas...
Vamos investigar!

QUEM COM FERRO MATA! COM FERRO MORE!

Reflectindo disse...

Eu só recomendo ao Sr. Fernando Mazanga a deixar de insultar a quem por amor à pátria, amor à democracia multipartdária, amor
à liberdade de expressão, sugere bons caminhos para restaurar a Renamo para salvar o país do regresso ao monopartidarismo. Isso já se mostrou na Beira.

Mazanga tem que ler os estatutos do partido para que lhes sirvam de bases nos seus ataques aos seus e outros membros do partido.

Fernando Mazanga e os outros devem saber que o partido é de todos os membros desse mesmo e, sobretudo, a Renamo é uma pertenca da Nacão Mocambicana e não ao contrário.

A realizacão de um congresso extraordinário é IMPERATIVO.

Prof. Serra, o problema na Renamo não é não se poder falar dentro, pois todos os que falam publicamente hoje já desde há muito tentaram apresentar os seus pontos de vista doutra forma. O problema é que não há resposta.

Anónimo disse...

Se nao ha resposta!
Vamos ao ataque!
Vamos ao cumprimento da leis
vamos restaurar a renamo com o poder das Massas.

Mas nunca voltarmos ao monopartidarismo por causa de meia duzia de sangue sugas, parasitas, incompetentes, traidores!
é a Naçao que esta em causa, é os eleitores que estam em casa.
Causa! que eles nao tem!
Como nao tem! nao sabem avaliar.
Muitos perderam a vida por causa deste partido e do multipartidarismo.

Os guerreiros! vao em frente!
Nao recuamos!

Anónimo disse...

Analisemos o mazanga. Por vezes tem tido um discurso coeerente . Nos ultimos tempos meteu o pé na poça, no caso simango e depois no caso dos intelectuais da Renamo. Acredito que a sua missão não seja fácil: coser as pontas em publico de um partido desorganizado e fragmentado das bases. Ele nada mais é do que o espelho em que a liderança da Renamo caiu. é espantoso como desde 1992, ao inves de crescerem politicamente estão a retroceder. Concordo com o bloguista anterior. Os que têm o poder de mudar as coisas que o façam. O pais não pode ficar refem de um unico partido. A Frelimo esta determinada a acabar com a Renamo por razoes historicas. Ligaçao ao Apartheid, guerra de desestabilização, etc, etc. São dois partidos que se odeiam, pelo menos com as actuais lideranças.
Voltando ao mazanga, embora discorde de alguns dos seus pronunciamentos publicos não vejo mal nenhum em ter uma barraca. Ha muitos " finórios " cá da terra donos de muita coisa, algumas até pouco dignas , mas que nunca dão a cara- têm sempre testas de ferro.

Anónimo disse...

da última postagem tenho a discordar da teoria de que a FRELIMO e a RENAMO odeiam-se ainda mais na actual liderança, para a FRELIMO não seria nada viável o desaparecimento da actual RENAMO pois teria que enfrentar uma RENAMO mais organizada e mais intelectual, para a FRELIMO não interessa ter outros Daviz espalhados pelo país portanto não existe nenhum ódio meus senhores a FRELIMO está financiando cada burrice que se vê por aí por parte da RENAMO, daí a concorrencia de quem faz mais burrada (vejamos as jogadas contra Comiche e Daviz um foi logo tentar fazer pior que outro)
a RENAMO não ganhou em nenhum município pq essa não era a sua intenção, que candidato da RENAMO apresentou um manifesto eleitoral com sentido? qualquer miúdo do secundário era capaz de produzir um manifesto eleitoral com sentido
O povo clama por uma alternativa de governo que traga crescimento, união, vida melhor, temos tudo para crescer mas não vamos lá pq não temos liderança, se fosse futebol contratava-mos um de fora, mas aqui é mais difícil que nos EUA, Obama nunca seria líder em África

Anónimo disse...

...Com as nossas atitudes egoístas, caprichosas e sem horizonte colectivo cada vez mais alimentamos a teoria dos Europeus que os pretos não sabem governar-se, ou que a melhor governação para áfrica é na base do chibalo (vejamos o que está a ser da RDC sem Mobotu, todos se matam)

com relação a barraca do Mazanga, pela lata que o indivíduo tem acho que deveria ser mais empreendedor, uma barraca é o que indivíduos como eu abrem na esperança de conseguir o sustento diário lá para casa,
Mazanga deveria ter um escritório de consultoria multisectorial já que é um indivíduo letrado e com muito saber (lembram-se da sua fórmula para baixar os preços dos combustíveis?) a não ser que a barraca seja uma camuflagem
do autor da postagem anterior

umBhalane disse...

"...cada vez mais alimentamos a teoria dos Europeus que os pretos não sabem governar-se..."

É bom mesmo haver sempre os Europeus, os molungos...

mesmo que eles, cada vez mais, nem saibam onde fica África, quem são os Africanos...

Afrocentrismo.