27 novembro 2008

Edson Macuácua, Renamo e Deviz

O "Notícias" de hoje tem uma bem interessante e longa intervenção de Edson Macuácua (na imagem), secretário do Comité Central da Frelimo para Mobilização e Propaganda, a propósito da Renamo e de Deviz Simango. Decidi escolher duas passagens do trabalho, com entretítulos da minha responsabilidade:
A Frelimo como professora da Renamo
“O maior problema da Renamo é que não sabe aprender a aprender. Mas nós temos feito o que nos é possível para trazê-la ao bom caminho, e não nos podem acusar de sermos contra a oposição, porque fomos nós que abrimos as portas para o multipartidarismo, quando, como partido no poder, aprovámos a constituição de 1990 que introduziu o pluralismo político em Moçambique. Caso seja convidada a ensinar a Renamo fazer política, a Frelimo poderá considerar esse pedido, sendo muito provável a sua aceitação, porque segundo Macuácua, é do interesse do seu partido ter “uma oposição forte, patriota e responsável”.
Por que os beirenses votaram em Deviz Simango
(...) É a Renamo que votou nele, porque os membros da Renamo na Beira quiseram vingar-se do seu líder, Afonso Dhlakama. Quiseram-se impor e reduzir o Dhlakama à sua própria insignificância. Eles quiseram mostrar que não estão reféns de Afonso Dhlakama”, explicou (...) Os beirenses acabaram por demonstrar que as verdadeiras bases da Renamo estão na Beira e que merecem o devido respeito, disse Macuácua."

12 comentários:

(Paulo Granjo) disse...

É caso para dizer que Dhlakama e esta figura (e outras) da Frelimo estão bem uns para ou outros...

Entretanto (como apresento no meu blog), Simango teve votantes de todos os partidos e do GDB.
É verdade que acumulou mais de 90% dos eleitores que votaram na Renamo ou no GDB para a AM; mas também recebeu o voto de 17% dos que votaram Frelimo.
E, se 58,5% dos que votaram Simango também votaram Renamo para a AM, 12,1% dos que votaram Simango também votaram Frelimo.

Isto, usando os dados oficiais da CNE. Com os outros dados que foram sendo apresentados, a entrada de Simango no eleitorado "da Frelimo" ainda é mais marcada.
Puz aspas porque, de forma evidente, deixou de ser pertinente olhar para os eleitores como sendo propriedade dos partidos - pelo menos em situações tensas como esta da Beira 2008.

Mas suponho que isso serão minudências demasiado complicadas para esse senhor...

Carlos Serra disse...

Paulo, abri postagem especial por causa do seu trabalho.

Nelson disse...

Edson Macuacua ainda nao percebeu que a mensagem que os eleitores beirenses mandaram para Renamo e Dlakhama serve tambem para a Frelimo. Alguem por favor lhe explique que os beirenses votaram em desenvolvimento claro visivel. Votaram em simplissidade, honestidade. Alguem por favor lhe avise que na Beira nao bastam palavras. Queremos servicos. Servico bem feito e Deviz conseguiu mostrar isso.

Anónimo disse...

ANa minha modéstia opinião como beirense a vitória de Deviz Simango é a vitoria daqueles que querem repor a dignidade dos beirenses e salvar o seu próprio desenvolvimento, pois ganharam consciência da apressão e atrofiamento levado a cabo pela Frelimo no periodo pós-Francisco Masquil. Depois das eleições de 1994 apercebeu-se que Sofala no geral e Beira em particular tinha fortes simpatias pela Renamo devido a origem dos dirigentes deste partido, daí a perseguição desenfreada levada a cabo pela Frelimo para estancar o desenvolvimento no Chiveve, procurando retirar a até o estatuto de 2a maior cidade capital passando para Nampula,onde conheceu, no igual periodo um forte desenvolvimento. Portanto, Deviz surgiu para os beirenses não só como um melhor gestor público, mas também como um "Messias", o salvador. Por isso, a figura do Deviz tem sido comparada a de Obama, símbolo da mudança para o melhor. Quanto a Renamo, não acredito nesta ideia de "bases", os beirenses votaram não na filiação étnica, regional ou tribal, - se não a Renamo como partido teria ganho - mas no desempenho, no mérito, o que não existe em nenhuma parte deste pais. Só para avançar algumas hipotéses sobre orientação do voto nas outras regiões: os naturais do sul votam na Frelimo de forma inconsciente porque vê a Frelimo como parte “deles” e a Renamo como os “outros”, os do centro-norte, excepto Beira, votam na Frelimo devido capacidade da Frelimo em usar estratégias latentes de ameaças e perseguição. Digo latente no setido delas não serem apercebidas pelos visados, como diria Bourdieu.

Para finalizar diria mesmo que se a Frelimo tivesse mostrado trabalho como demonstrou no município do Dondo, os beirenses votariam no seu candidato sem olhar nas suas supostas bases.

Parabéns aos beirenses pelo elevado grau de consciência cívica e cidadania!

Anónimo disse...

Macuacua é propagandista! mesmo ele sabe que o que fala é só para agradar os cotas da Frel que têm a mente obstruída por palavras de ordem e canções revolucionárias (qual revolução? hoje são todos capitalistas) e assim vai mantendo o seu posto, abusa das regalias, trabalha num local onde nunca põe os pés e tem a sua vidinha arrumada portanto paremos de comentar, analisar, ou criticar coisas banais como estas afirmações pq o miúdo de política não sabe nada, não goza de simpatias mesmo dentro da FRELIMO, ele pediu oposição e vai te-las daqui a pouco pq o que aconteceu na Beira é só a ponta do iceberg, a revolução de verdade vem aí se não os maputenses egoístas correm o risco de daqui a quinze anos verem uma Beira com nível Europeu, sem problemas de lixo, transporte público, erosão, drenagem, estradas etc. Os maputenses se continuam a ficar na sombra e sem reagir ainda vão pôr a Beira como destino turístico preferencial para passar ferias.

Enquanto a caravana passa os cães ladram diz o ditado

Zeca M.

umBhalane disse...

Reportando-me a estes 2 últimos comentários, que tal:

Nampula, capital administrativa do País;

Quelimane, capital da amizade;

Beira, capital do trabalho e do desenvolvimento

Maputo, capital de férias,ócio, lazer.

Anónimo disse...

Caro Dr. Serra.
felizmente acho que o jovem Edson Macucua é dos poucos que dignificam a juventude Moçambicana.
Dizer que os membros da Renamo votaram no Deviz e na frelimo como vingança a Renamo é um discurso barato.
Marx já dizia que ter consciência de classe era saber que se estava em oposição a uma determinada classe social…jamais se vislumbraria que o proletariado votasse na Burguesia e vice e versa.
Por pouco que conheço do orgulho Beirense, acho que eles jamais votariam na Frelimo por mera oposição a Renamo. No máximo, acharia justo dizer que os votos dos membros da Renamo foram depositados no GDB.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno amorim

Anónimo disse...

Esse dito jovem tem de parar de ser empregadinho do seu partido ecomportar-se como politico, mas o problema é que nem isso ele é portanto acho que o lugar de lambe botas e empregadinho ficam-lhe bem...tsc jovens como Edson Macuacua fazem-nos perder a esperança.

Cumprimentos e bom trabalho Dr. Serra

Anónimo disse...

Sociedade civil, erga-se para salvar o país da ditadura que se aproxima. Com a actual oposição é certo que a Frelimo nas eleições gerais vai obter mais de dois terços de deputados na assembleia da republica. Com individuos da jaez do Edson que de democraticos nda têm, que usam jogo sujo e antecipado para angariar membros e votantes, o futuro do p+ais é sombrio. Eles querem de facto jogar sozinhos, sem nenhuma voz critica, ao estilo da China e Cuba.

Anónimo disse...

Caro anónimo, que já são muitos,
"Sociedade civil, erga-se para salvar o país da ditadura que se aproxima"
Como diriam os sociólogos a sério, não incorramos no erro de achar que aquilo que nos queremos para a sociedade é o melhor para ela. Se a nossa opção é inferior a vontade de mais de 50 por cento da população, então nos somos marginais a mesma sociedade. O Hitler também achava que a sua raça era superior a todas e que se deveria extinguir aos judeus.
Meu caro, o povo moçambicano decidiu escolher a Frelimo para gerir as suas autarquias, não podes achar que eles estão errados só porque você tem outras opções políticas.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim

Nelson disse...

"or pouco que conheço do orgulho Beirense, acho que eles jamais votariam na Frelimo por mera oposição a Renamo. No máximo, acharia justo dizer que os votos dos membros da Renamo foram depositados no GDB"

Caro Nuno, eu nao acho que a Frelimo teria chances algumas na Beira se Deviz concoresse como candidato da Renamo. Tenho certeza que quase todos que votaram em Deviz votariam igualmente na Renamo e a Frelimo sairia copiosamente derotada como saiu Lourenco Bulha seu candidato.

Anónimo disse...

" Caro Nuno, eu nao acho que a Frelimo teria chances algumas na Beira se Deviz concoresse como candidato da Renamo. TENHO CERTEZA QUE QUASE TODOS QUE VOTARAM EM DEVIZ VOTARIAM IGUALMENTE NA RENAMO E A FRELIMO sairia copiosamente derotada como saiu Lourenco Bulha seu candidato."

Caro Nelson, provavelmente sejas discípulo do Positivismo do Augusto Comte. Os positivistas ortodoxos defendem a idéia de que tanto os fenómenos da natureza como os da sociedade são regidos por leis invariáveis. Positivismo significa aquilo que é provado cientificamente, mensurável e comprovado em laboratório.
O positivismo não é mau, no entanto é preciso associa-lo a certas teorias e compreender que o comportamento social não tem a lógica de acção reacção. Na sociedade há uma multiplicidade de factores que contribuem para determinados comportamentos sociais.
Afirmar categoricamente que se o Deviz concorresse pela Renamo, todos que votaram nele votariam na Renamo é afirmar que o comportamento do povo Beirense é mecânico.
Ora meu caro, os comportamentos sociais não são tão lineares quanto os fenómenos laboratoriais. Há um conjunto de variantes que surgiram após a expulsão do Deviz, que provavelmente ajudaram a aglutinar o povo Beirense em torno dele. A história já nos provou que os povos adoram os mártires. O Deviz foi visto como um mártir, o que provavelmente não teria acontecido se fosse candidato pela Renamo.
Meu caro, eu defendo o objectivismo holista.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim